Questões emergentes em educação

Vivemos em tempos de intensas e repentinas mudanças tecnológicas, econômicas e sociais. Desse modo, este dinamismo cria um cenário de incertezas, pois, não é possível saber quais impactos essas mudanças terão em nossas vidas. Assim, acompanhar, entender e colaborar para que as pessoas se insiram nesse mundo novo, que muda a cada minuto, faz parte dos grandes desafios que a Educação Formal precisa enfrentar. Inegavelmente, é fato que o mundo do trabalho também é fortemente impactado por essas mudanças. Todavia, as necessidades e demandas que surgem a partir dos cenários disruptivos exigem novas habilidades e competências das pessoas.

Nesse contexto, a Educação Formal assume um papel protagonista como via transformadora, mas para tanto é preciso se pensar e estabelecer outras formas de se educar, diferentes das que estão postas, uma Educação por meio de práticas colaborativas e participativas. A fim de que, estas novas formas de ensinar e aprender perpassem pelo uso das tecnologias digitais de comunicação e informação (TDIC), que nunca foram tão acessíveis como atualmente elas são. Entretanto, é preciso que estas tecnologias sejam entendidas e utilizadas como ferramentas imprescindíveis na mediação dos processos de ensino e aprendizagem dentro e fora da escola.

Novas formas de ensinar e aprender

Para que o indivíduo desenvolva as competências essenciais para ser produtivo e participativo, nesse mundo em constante transformações, se faz necessário pensar e construir uma nova escola. Da mesma forma, os professores precisam estar preparados para mediarem de uma maneira diferente daquela com que eles aprenderam. Contudo, é preciso considerar que o acesso, fácil e rápido, a informação por parte dos alunos, é uma realidade e que não cabe mais ao professor a tarefa de meramente apresentar e cobrar conteúdos antes pré-estabelecidos.

Desse modo, os desafios postos a Educação requerem novos processos de ensino que promovam, ao aluno, o desenvolvimento de habilidades e competências que deem conta das demandas de um mundo em que as pessoas estão cada vez mais conectadas digitalmente. Em que as relações sociais se configuram de diferentes maneiras e as TDICs fazem parte do nosso cotidiano. A relação professor e aluno não pode mais ser a mesma de tempos atrás. E como ensinar nossos alunos a desenvolverem competências fundamentais para serem autônomos? Esse tipo de ensino é realmente possível?

Formação continuada é a base

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) surge como uma das respostas para essas e outras questões acerca de como e quais competências essenciais precisam ser trabalhadas pelas escolas brasileiras, públicas e privadas, de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio para garantir o direito, de nossas crianças e adolescentes, a aprendizagem e o seu desenvolvimento pleno e integral. É preciso que professores, coordenadores, diretores, gestores educacionais e todos os profissionais da educação estejam capacitados para enfrentar a difícil tarefa de se estabelecer uma nova Educação.

O Workshop Ensinar por Competência, promovido pela Faculdade Sensu, tem o objetivo de fomentar esse debate a partir de reflexões, diálogos e do compartilhar de experiências práticas de como a escola pode atender as reais demandas dos nossos alunos, e dessa forma assumir o protagonismo das mudanças transformadoras e estruturais que todos almejam em nossa sociedade.  

Convidamos todos os profissionais da Educação, estudantes de Pedagogia e demais Licenciaturas, para participarem desse momento de formação, que certamente irá contribuir com experiências e conhecimentos relevantes para o exercício profissional do Educador do século XXI. Os participantes receberão certificado acerca dessa formação.

Data do Evento

25/01/2020

Local

Auditório da Faculdade Sensu

Endereço

Rua Três – Número: 860 – Centro – Goiânia/GO

Programação

13h – 13h30 – Recepção dos participantes

13h45 – 15h – Mesa redonda

Ensino por competências, Educação positiva nas unidades escolares e presença pedagógica e cooperação em sala de aula

Mediadora

Prof.ª Dr.ª Elisabeth Lemes de Sousa Martins

Participantes

Prof.ª  Dr.ª Maria Teresa Tomé de Godoy

Prof.ª Ma. Priscilla Dias

Prof.ª  Esp. Eliane Silva

15h30 – 16h30 – Mesa Redonda

Educar na modernidade, competências tecnológicas e metodologias ativas e Educação sistêmica e ensino/aprendizagem por competências 

Mediadora

Dr.ª Maria Teresa Tomé de Godoy

Participantes

Prof.ª Ma. Rose Hellen Shimabuku

Prof.ª Ma. Ariana Fideles

Prof.º Me. Leonardo Dantas

Prof.ª Dr.ª Elisabeth Lemes de Sousa Martins

Clique aqui e faça sua inscrição

Categorias: Notícias

Leonildo Marques Silva

Diretor Geral da Faculdade Sensu - Diretor de Comunicação e Marketing do Instituto Lato Sensu – Sócio Proprietário da ALTI Serviços em Tecnologia da Informação - Professor da Educação Básica na Rede Pública do Estado de Goiás Licenciado em Ciências Biológicas pela UFG. Especialista em Análise Ambiental e Geoprocessamento pela UFG. Especialista em Perícia Ambiental pela PUC/GO. É aluno especial do programa de pós-graduação stricto sensu em Educação, Linguagem e Tecnologia – IELT/UEG. É membro do grupo de pesquisa em Didática (DIDATKÉ) na Faculdade de Educação da UFG.

11 comentários

Gianfranco Paiva Dos Santos · 16/01/2020 às 11:02

Gostaria de saber se está prevista alguma pos graduação na área da educação ?!

Kilzis Novais · 11/01/2020 às 13:24

Que oportunidade boa! O assunto é muito atual e de total importância para nós professores e coordenadores.

iara Dark de Afonso · 09/01/2020 às 00:25

Quero me aperfeiçoar minha didática como professora

iara Dark de Afonso · 09/01/2020 às 00:23

Quero me aperfeiçoar na minha área de trabalho

    Leonildo Marques Silva · 10/01/2020 às 13:45

    Olá Iara!

    Precisamos cuidar mesmo da nossa carreira profissional e buscar mais conhecimento sempre foi a melhor estratégia para isso. Conte sempre com nosso apoio nesse processo de formação continuada. Esperamos você no evento, até lá!

      Maria José da Silva · 11/01/2020 às 23:33

      Ótima oportunidade de novos aprendizados. Obrigada.

    Leonildo Marques Silva · 13/01/2020 às 16:42

    Iara,
    Nosso objetivo é colaborar com sua formação a partir do compartilhar de experiências e conhecimentos.Esperamos Você no Workshop.

Ariane · 08/01/2020 às 00:16

Grande oportunidade de aprendizado

    Leonildo Marques Silva · 10/01/2020 às 13:38

    Olá Ariane!

    Compartilhar experiências e promover discussões propositivas é o nosso grande objetivo. Não temos dúvidas que esse evento irá somar e nos motivar a buscar mais conhecimento. Esperamos você, até lá!

      Vinícius · 16/01/2020 às 15:20

      Que pena! Gostaria de ir, porém neste dia começarei uma Pós graduação sobre DIY universo makers. Haverá outro dia ou essa reunião será gravada para que podemos assistir posteriormente?

    Leonildo Marques Silva · 13/01/2020 às 18:02

    Ariane,
    Estamos preparando, de forma especial, esse momento de formação para vocês.

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *