O curso de pedagogia abre grande leque de atuação no mercado de trabalho para os alunos formados. Essa gama de opções é essencial para que o pedagogo tenha abertura de escolher o que mais lhe agrada para trabalhar.

Entretanto, tantas opções também podem causar certa indecisão para quem tem aptidão em diversas áreas. Vale lembrar que é possível transitar entre elas, fugindo da ideia de que toda escolha é eterna.

O mercado de trabalho valoriza muito profissionais com o perfil multidisciplinar, como o do pedagogo. O ecletismo que esse profissional adquire em sua formação é, assim, a chave para conseguir colaborar desde a educação infantil até em ambientes acadêmicos.

Vamos conhecer melhor as áreas em que o pedagogo pode trabalhar, mas, antes, é importante conhecermos um pouco sobre como é esse curso.

Como o curso se organiza?

A graduação em Pedagogia, na maioria das vezes, tem a duração regular de quatro anos. Em geral, a habilitação do curso é a licenciatura, dado o viés educacional da formação. Entretanto, também é possível encontrar instituições que oferecem o bacharelado na área.

A grade curricular, de modo geral, perpassa todas as disciplinas de humanidades. História, Sociologia, Filosofia e Psicologia, por exemplo, são áreas exploradas durante o curso.

Agora sim, vamos apresentar as diversas opções de atuação do pedagogo no mercado de trabalho. Se você já é estudante do curso ou pretende se tornar, certamente, algumas dessas opções vão te agradar. Acompanhe:

Dentro da sala de aula

Esse talvez seja o local de trabalho mais conhecido para os pedagogos, justamente pela capacitação que recebem para atuar no processo de aprendizagem. É importante ressaltar, portanto, o papel ativo que o profissional de Pedagogia tem em qualquer uma das etapas da formação humana.

A atuação do pedagogo o capacita a atuar desde a educação infantil, na qual a lida é com crianças menores e o profissional têm importância fundamental nas estratégias de desenvolvimento dos pequenos, até a educação de jovens e adultos, em que as dinâmicas adotadas precisam ser específicas. Além disso, é claro, das séries iniciais do processo de alfabetização.

Hospitais

Você sabia que existe uma boa demanda por pedagogos em hospitais? As pessoas não costumam pensar nisso, mas existem crianças e jovens internados em hospitais que não podem frequentar o ambiente escolar regular por motivos de saúde. Aí entra o papel do pedagogo.

Esse profissional atua traçando estratégias. Essas dizem respeito a programas educacionais para que, dessa forma, não ocorra prejuízo no aprendizado dos jovens em situação hospitalar.

Administração escolar

Dentro do ambiente escolar, o pedagogo pode desenvolver suas atividades nos cargos de direção, coordenação e supervisão. Ele tem a formação apta para trabalhar junto com o corpo docente, a fim de traçar metas e estratégias educacionais para a instituição.

Esse setor é o que absorve a maior parte dos formados em pedagogia. É uma área em que o profissional é essencial, visto que suas aptidões são muito necessárias.

Mundo acadêmico

Para os pedagogos que gostam de pesquisar e estudar sobre os temas da Pedagogia, a academia é mais um possibilidade de atuação. Portanto, o caminho é buscar cursos de mestrado, doutorado e desenvolver pesquisas no escopo da disciplina.

O profissional pesquisador da Pedagogia tem diversas opções a explorar dentro da área. Desde estratégias de novas aprendizagens, avaliação de métodos, análise de contextos sociais na educação, até questões raciais envolvidas na formação educacional, por exemplo. Os temas de pesquisa são inúmeros.

Nesse contexto, o pedagogo poderá se dedicar a estudar a atuação da profissão em todos os ambientes de trabalho que ela possui. Poderá estudar as estratégias de atuação em hospitais, por exemplo. Logo, a pesquisa científica será a melhor área para quem é curioso e com muitos interesses.

Psicologia e Pedagogia

O profissional em Pedagogia pode explorar a área Psicopedagogia. Nela, os chamados psicopedagogos se voltam para questões sobre o processo de aprendizado, tanto de crianças quanto de adultos.

Dificuldades de aprendizado e transtornos que afetam a eficiência do processo educativo são alvos do interesse desse ramo da Pedagogia, bem como a busca pelas melhores maneiras de lidar com essas questões. Entretanto, vale pontuar que a Psicopedagogia somente se atém aos processos específicos da aprendizagem, enquanto a Psicologia analisa todos os aspectos da vida de um ser humano, inclusive os de aprendizagem. Assim, não confundir o lugar de cada profissional é essencial para um trabalho digno e ético.

O local de trabalho em si pode variar. Assim, esse profissional pode trabalhar em hospitais, em Organizações Não-Governamentais (ONGs), em projetos sociais e pode manter, ainda, um consultório próprio para atuação direto com os pacientes interessados.

Mundo corporativo

Muitas empresas buscam o profissional com formação em pedagogia para trabalhar no processo de mudanças de hábitos e formação de espírito cooperativo dentro do ambiente de trabalho, quanto aos processos de aprendizagem. Isso se dá pela formação multidisciplinar e abrangente do pedagogo.

Além de ser colaborador efetivo das empresas, existem também demandas pontuais para cursos de capacitação e atividades, como palestras, treinamentos e dinâmicas contratuais. Desse modo, o pedagogo é contratado para dar determinado curso e não é efetivado como funcionário do contratante.

Educação Especial

Essa área tem uma grande demanda de pedagogos, pois para atingir os objetivos educacionais almejados é preciso se pautar de metodologias e estratégias diferenciadas. O profissional, então, é essencial para traçar formas de educação inclusiva e efetiva.

As escolas regulares possuem essa necessidade pelo caráter plural e diversificado que possuem. Também existem escolas específicas para a educação especial. Assim, toda a estratégia educacional da instituição se volta para a inclusão.

Se forme com a gente

Se você está pensando em cursar Pedagogia e atuar em alguma dessas inúmeras áreas que o curso oferece para a atuação profissional, matricule-se em nossa instituição! Nossa grade curricular se volta para as demandas e necessidades do mercado de trabalho, sempre abrangendo o que o profissional irá precisar na sua atuação.

Temos a melhor localização, que tornará a sua vida de estudante mais prática e com menos tempo de deslocamento. Além disso, nossos cursos possuem valores acessíveis e dentro do seu orçamento, sem abrir mão da qualidade e excelência.

Nossa metodologia de ensino se orienta para a efetividade do aprendizado dos alunos, portanto é a que irá fazer você de fato aprender. Acesse o nosso site e confira os cursos que oferecemos. Investir na sua formação é investir no seu futuro, venha estudar conosco!

E para mais temas interessantes, continue navegando em nosso blog!

Categorias: Educação

1 comentário

Adriana · 07/03/2021 às 01:40

Excelente artigo!
Parabéns!
Eu tinha dúvidas sobre este tema. Fui muito bem informada aqui.
Adriana da Real Gramas

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.