A leitura é uma habilidade importante, mas o ato de ler e compreender adequadamente um texto não é fácil para todo mundo. Por ser um processo complexo e interativo, a leitura requer que várias funções cerebrais diferentes trabalhem em conjunto e simultaneidade. Desse modo, muitas pessoas têm grande dificuldade em interpretar textos. E esse problema afeta diretamente suas compreensões sobre as coisas do dia a dia.

Exatamente, saber ler e interpretar um texto não ajuda somente com as coisas da escola, mas em qualquer situação da sua vida. E algumas dessas situações podem tornar-se verdadeiros tormentos devido a uma dificuldade na interpretação de texto, como é o caso de resolver uma equação matemática, de ler um mapa ou ler as instruções de um manual de um móvel qualquer.

Deve-se ter em mente que interpretar textos é uma verdadeira arte, mas que esse processo não precisa ser tão dificultoso assim. A interpretação está nos mínimos detalhes, inclusive naqueles posts de redes sociais. Tudo é interpretação.

Não existe bem uma regra sobre como interpretar um texto do melhor jeito. A comunicação por si só já carrega suas falhas. Imagina, a comunicação somada a história de vida de cada um! No entanto, existem algumas dicas que podem ajudar você a se aperfeiçoar ou a criar um bom hábito de leitura e interpretação.

Felizmente, para todos aqueles que lutam nas aulas, nos testes padronizados e na vida cotidiana, a compreensão da leitura pode ser melhorada (e nunca é tarde para começar). Pensando nisso, separamos três tópicos que podem te ajudar. Confira abaixo.

Leitura

A compreensão adequada da leitura pode ser difícil, então, por que se preocupar? Embora aprender a ler e compreender textos adequadamente seja um processo complicado, a comunicação, de forma geral, é uma habilidade necessária para saber manejar tanto no trabalho, quanto no prazer.

É valioso saber como ler e interpretar todos os tipos de textos, tanto no nível básico literal, quanto em um nível mais profundo, metafórico. Se pensarmos em “leitura” apenas como um entendimento literal ou superficial de uma peça e em “compreensão de leitura” como um entendimento completo, uma pessoa só poderá sobreviver no mundo com leitura “pura” por um tanto de tempo.

Assim, para se aperfeiçoar na comunicação, na leitura e na interpretação de texto, leia e releia a mesma frase quantas vezes forem necessárias até você entender o que o autor quer dizer. Além disso, ler é uma das habilidades mais importantes e fundamentais feitas pelo ser humano. Separe um tempo e procure ler gêneros e histórias diferentes. Ler é um hábito, no qual você pode investir ao longo de sua vida. A decisão é sua!

Se você estiver lendo algo que lhe agrada de alguma forma, seja um romance ou um livro técnico, a temática vai capturar sua atenção e a interpretação vai sair sem que você perceba. Desse modo, comece por algo que goste e depois tente ler algo que não lhe agrade tanto, sempre procurando sair da zona de conforto para treinar a interpretação.

Pode ser que a leitura de algo que não lhe agrade tanto seja mais lenta do que seria com algum gênero que você tenha preferência, contudo, vai lhe desafiar a entender algo que você não conhece ou tem costume. Caso precise, procure na internet ou em um dicionário uma palavra ou expressão que não conheça. O que nos leva a nossa próxima dica.

Procure aprender novas palavras

A língua portuguesa é uma língua vasta, complexa e com muitos sinônimos. O que eu quis dizer com isso? É que é humanamente impossível conhecer todas as palavras que temos por aqui, contudo, a internet facilitou aprender o máximo delas e de suas variações, já que muitas pessoas não sabem ou tem preguiça de procurar no dicionário, por exemplo.

E o mesmo acontece quando você está fazendo a leitura de um texto, de uma frase ou qualquer outra coisa, e aparece alguma palavra ou expressão desconhecida. Não tenha medo de perguntar ou procurar sobre ela, isso vai ajudar muito na sua forma de interpretar o que está lendo na próxima vez que se deparar com essa palavra. Compreendendo o significado, talvez torne mais fácil compreender a frase como um todo.

Leitura e compreensão dependem de uma combinação de vocabulário, contexto e interação de palavras. Portanto, você deve entender cada peça em movimento antes de entender o texto como um todo.

Se você se esforça para entender um vocabulário específico, às vezes, é possível captar significado por meio de dicas de contexto, como as palavras são usadas na frase ou na passagem. Mas, é sempre uma boa ideia procurar as definições das palavras com as quais você não está acostumado, que não são familiares.

Ao praticar o hábito da leitura, mantenha uma lista contínua de palavras que você não reconhece prontamente e faça um conjunto de flashcards com essas palavras e suas definições, isso pode ajudá-lo a memorizar o significado delas. Mas lembre-se que o importante é entender o sentido e não, necessariamente, decorar cada palavra. Além disso, fazendo da procura por verbetes um hábito, você aumentará o seu repertório linguístico.

Pare, releia e discuta

Reler faz parte do processo de leitura e, como dito antes, é uma boa ideia para compreender melhor o que aquela frase quer dizer, principalmente, quando se sente desorganizado. Quando a confusão bater, pare, e tente resumir o que acabou de ler. Enquanto lê, deixe-se parar sempre que perder o foco ou se sentir confuso. Simplesmente pare. Assim, sem reler, resuma em voz alta ou em sua mente o que você compreendeu da leitura até o momento.

Percorra o texto e compare o que está escrito na página com como você o resumiu. Você sente que capturou os pontos mais importantes? Você se sente um pouco mais focado no que está acontecendo agora que colocou o material em suas próprias palavras?

Continue lendo com seu resumo em mente e pare e repita o processo sempre que a peça se tornar confusa para você. Quanto mais você recontextualizar o trabalho com suas próprias palavras, melhor será capaz de entendê-lo e, consequentemente, de entender outros variados tipo de leitura.

Às vezes, discutir o que você sabe sobre um texto pode ajudar a esclarecer qualquer confusão. Se você tem um amigo que não leu o texto em questão, explique-o com suas próprias palavras. Aproveite para tentar discutir sobre o que você ainda sente que não entendeu.

A imaginação também é uma ótima forma para reforçar as ideias do texto, sendo um grande componente do hábito da leitura. Se você não quer conversar com um amigo sobre o que está lendo, imagine-se conversando com alguém sobre o assunto. Você pode, inclusive, se imaginar dando uma aula sobre o texto que está lendo. Assim, você descobrirá que provavelmente entendeu muito mais do que pensa sobre determinado assunto.

Somos uma instituição de ensino superior, possuímos cursos de graduação, pós-graduação, extensão acadêmica e treinamentos corporativos. Venha conhecer nossos cursos!

Categorias: Diversos

2 comentários

Genicleia da Silva Souza · 23/04/2024 às 09:37

Eu aprender a ler 😢

Ana Rute · 27/03/2022 às 00:40

Muito boa a dica

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *