A logística é uma área de atuação que teve bastante crescimento nos últimos anos, esse ramo da Administração é muito diverso e envolve disciplinas múltiplas. Dessa forma, o curso de Tecnologia em Logística forma profissionais com habilidades específicas, além de oferecer variados campos de trabalho.

Se você está querendo se aventurar no mundo da logística e deseja saber como ser um profissional capacitado, responsável e eficiente, continue lendo o nosso artigo.

O que faz um Tecnólogo em Logística?

O Tecnólogo em Logística é aquele profissional que desempenha as suas atividades em setores voltados para o armazenamento, controle e movimentação de materiais dentro de uma organização. Desse modo, essas atividades envolvem compra, armazenagem, transporte e embalagem de produtos e/ou erviços.

Assim, o profissional pode trabalhar na gestão e na execução do setor logístico, com atividades específicas essenciais para o aumento da produtividade e competitividade da organização. Portanto, a Logística é uma profissão de extrema importância dentro das empresas.

Habilidades e Competências exigidas

De forma prática, o Tecnólogo em Logística trabalha no processo de compra, identifica e entra em contato com fornecedores. Atua também, no recebimento e checagem do material, estoque, bem como, na movimentação de mercadorias, bens e serviços.

Para ser um profissional realmente eficiente naquilo que faz, o Tecnólogo em Logística precisa ter ou desenvolver algumas competências e habilidades. Por exemplo, proatividade, flexibilidade de horário para trabalhar, rapidez na execução de tarefas e na tomada de decisões.

Também é recomendado que ele saiba trabalhar em equipe, tenha domínio de programas de informática, mais especificamente o Excel e demais planilhas eletrônicas. Igualmente, é necessário o conhecimentos em sistemas de Gestão Empresarial (SAP e ERP), além de saber se comunicar em outro idioma, desse modo, a presença de mais ou menos exigências vai depender da empresa, que oferta a vaga, e seu ramo de atuação.

Onde buscar capacitação?

A procura pelo curso de Tecnólogo em Logística tem crescido em todo Brasil. Com efeito, muitas instituições de ensino passaram a oferecer mais essa opção de profissionalização para os interessados.

O curso de Logística da Faculdade Sensu tem duração de dois anos. E dessa forma, ao final de cada período o aluno produz um trabalho integrador que tem o objetivo de conectar todos os conteúdos das disciplinas estudadas. Por conseguinte, a partir do segundo período o aluno fará jus a certificação parcial do seu curso.

Também existe a necessidade de se cumprir atividades práticas como visitas técnicas e aulas de campo. Sendo que, as aulas podem ser ministradas de forma presencial ou à distância (EAD), por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

O curto tempo de duração do curso tem uma razão, os cursos Tecnológicos são graduações mais voltadas para a prática profissional,portanto, são cursos planejados para quem deseja entrar no mercado de trabalho rapidamente e com uma boa bagagem de conhecimento.

Quais matérias fazem parte do curso?

As matérias básicas do curso estão relacionadas com:

  • Gestão de suprimentos;
  • Introdução e conceitos diversos de Logística;
  • Matemática Aplicada;
  • Contabilidade;
  • Logística Reversa ;
  • Informática;
  • Segurança do trabalho dentre outras.

É imprescindível encontrar uma instituição de ensino que ofereça um excelente curso de Tecnologia em Logística, bem como, outros diferencias como a Faculdade Sensu oferece, tais como: localização privilegiada, ensino hibrido (presencial e a distância), mensalidades acessíveis, professores especialistas e atuantes no mercado. Afinal, dali deve sair um profissional capaz de solucionar problemas, com ideias criativas, consciente da responsabilidade que terá que exercer e capacitado para todas as exigências do mercado de trabalho.

Como deve ser a escolha da Faculdade?

Antes de optar por uma faculdade, realize pesquisas de forma detalhada sobre o histórico da instituição, sua nota junto ao MEC. Igualmente, analise o perfil dos professores, sua formação e atuação na área. Ao mesmo tempo, peça a opinião de atuais e ex-alunos, pois, quem está dentro do ambiente tem mais conhecimento para falar sobre o ensino da faculdade.

Confira também o conteúdo programático oferecido pelo curso, observando a abrangência e qualidade das matérias, a metodologia de ensino, a biblioteca e demais estruturas para o estudo, bem como a localização e atendimento são pontos importantes para se considerar. Em conclusão, compare todas as informações coletadas e escolha aquela que lhe parecer ideal para a sua formação.

Além de plena dedicação ao curso de logística, o futuro profissional deverá buscar de forma paralela outros cursos, mais aprofundados, que preencham toda e qualquer lacuna que surgir durante o desenvolvimento do curso de graduação.

Quais cursos complementares fazer para ser um bom Tecnólogo em Logística?

O profissional de logística também deve se aperfeiçoar em programas como o Excel já que terá que lidar com planilhas todos os dias. E para isso, existem diversas opções de cursos presenciais e também online.

Os cursos de idiomas também são muito importantes e para aqueles que já possuem um conhecimento básico, estes podem se aperfeiçoar com aplicativos e aulas de videos disponíveis na internet. Do mesmo modo, para quem está começando, a sugestão é a mesma, mas fazer um curso completo em uma escola de idiomas é o mais recomendado.

Formações e desenvolvimento de competências

Com toda certeza, uma outra opção de graduação ainda mais aprofundada para quem deseja se capacitar é o curso de Administração. Sendo assim, essa graduação também está em ascensão e muito procurada por estudantes e empresas que precisam de profissionais formados na área.

Outros cursos de pequena duração são importantes para a qualificação do recém-formado em Logística. Desse modo, cursos como o de operação de máquinas pesadas, ferramentas de almoxarifado, normas de segurança do trabalho e planejamento e controle da produção são bons exemplos de formações adicionais.

Competências sócio emocionais e práticas profissionais

Por fim, busque desenvolver suas habilidades pessoais como o bom relacionamento com a equipe, produtividade e proatividade e o que mais for necessário para que o seu trabalho seja completo e não se prenda apenas aos conhecimentos técnicos da profissão.

No curso de Logística o estágio não é obrigatório para a liberação do diploma. Todavia, o aluno deve sempre buscar experiências profissionais que agreguem a sua formação acadêmica. Portanto, desde o primeiro semestre é importante buscar vagas de estágio de acordo com o seu nível de conhecimento e conferir na prática tudo o que é ensinado na faculdade.

Logística e Gestão Pública

Não é só no setor privado que o Tecnólogo em Logística encontra oportunidades de trabalho. Do mesmo modo, na gestão pública um bom profissional também é de extrema importância já que a população em geral também possui demandas que envolvem solicitação e entrega de material em tempo hábil, contato com fornecedores, bom uso dos materiais e serviços utilizados, gestão de estoque entre outros.

Devido ao processo licitatório, obrigatório na contratação de empresas para a oferta de serviços, as transações realizadas são mais lentas do que no setor privado, de tal sorte que, o setor logístico precisa aplicar meios adequados para garantir uma gestão eficaz de suprimentos e materiais a fim de atender a todas as demandas dentro do tempo necessário.

Formação Acadêmica e Profissional

Como você viu, para se tornar um Tecnólogo em Logística bem preparado é preciso, antes de tudo, saber se você tem o perfil para esse tipo de trabalho. Da mesma maneira, é preciso escolher uma Faculdade que ofereça um curso de qualidade reconhecida no mercado.

Por fim, o aluno precisa complementar o aprendizado realizando cursos da área e também desenvolver as habilidades pessoais, essenciais para a execução de um bom trabalho em qualquer empresa, seja ela do setor público ou privado.

Ficou interessado e quer saber mais sobre os cursos oferecidos pela nossa instituição? Entre em nosso site e saiba mais. http://faculdadesensu.com.br/graduacoes/logistica

Categorias: Educação

Leonildo Marques Silva

Diretor Geral da Faculdade Sensu - Diretor de Comunicação e Marketing do Instituto Lato Sensu – Sócio Proprietário da ALTI Serviços em Tecnologia da Informação - Professor da Educação Básica na Rede Pública do Estado de Goiás Licenciado em Ciências Biológicas pela UFG. Especialista em Análise Ambiental e Geoprocessamento pela UFG. Especialista em Perícia Ambiental pela PUC/GO. É aluno especial do programa de pós-graduação stricto sensu em Educação, Linguagem e Tecnologia – IELT/UEG. É membro do grupo de pesquisa em Didática (DIDATKÉ) na Faculdade de Educação da UFG.

4 comentários

Maylton janay pessoa da silva · 27/09/2019 às 21:32

Tenho vontade de estuda esse curso

    Leonildo Marques Silva · 28/09/2019 às 15:11

    Olá! Vontade é o primeiro passo, agora basta você ousar e se matricular no curso. Estamos a sua disposição. Fale conosco por meio dos telefones (62) 3933-4450 e (62) 99815-7300

Natália · 27/09/2019 às 20:29

Na região que nós estamos, ter conhecimentos de distribuição, cadeia de suprimentos e logística é um diferencial, visto que temos muitas indústrias que realizam distribuição de mercadorias a todo país, além do Porto Seco de Anápolis.

    Leonildo Marques Silva · 28/09/2019 às 15:15

    Ótima observação Natália.

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.