Com um mercado cada vez mais amplo e concorrido, é preciso conseguir meios para se destacar e chamar a atenção de boas empresas para se trabalhar. Nesse quesito, podemos notar como a internet possibilita uma aproximação mais eficiente entre empresas e candidatos, oferecendo meios para que os currículos e perfis profissionais sejam vistos e pesquisados em motores de busca.

Dessa forma, é possível perceber a importância do LinkedIn para os profissionais que ingressam no mercado e buscam uma chance de emprego. Criar um bom currículo/perfil nessa rede social pode elevar ainda mais suas chances de ser contratado, sobretudo por se tratar de uma plataforma exclusiva para assuntos corporativos.

Quer saber como criar um bom perfil no LinkedIn? Então, leia o post até o final e saiba tudo sobre o assunto.

Networking no LinkedIn: por que é tão importante?

Antes de falar sobre a importância da estruturação de um bom currículo no LinkedIn, é preciso entender um ponto muito importante e que aumenta ainda mais as chances de profissionais conseguirem o emprego tão desejado: o networking.

De forma clara, esse conceito nada mais é do que um meio para aumentar a rede de contatos, sobretudo na área profissional. De forma didática, um estagiário ou um profissional recém-formado, por exemplo, podem ser ajudados a conseguir uma vaga no mercado de trabalho, justamente pelos contatos que possuem, se exercerem suas influências e conhecerem uma gama de pessoas e empresas.

É nesse ponto que o LinkedIn atua. Por se tratar de uma rede social voltada para relações e assuntos do meio corporativo, quanto mais amigos você tiver em seu perfil, as chances de conseguir uma contratação é ainda maior.

Como criar um bom currículo no LinkedIn?

Não menos importante do que ter um perfil no LinkedIn, é saber como torná-lo ainda mais profissional, inovador e chamativo para as empresas, certo? Para que você garanta sucesso nas suas contratações e relações profissionais no LinkedIn, fique de olho nas principais dicas para se ter um bom currículo na rede social.

Confira abaixo quais são:

1. Utilize uma excelente foto de perfil

Mesmo que você seja tímido para redes sociais, um perfil sem foto não oferece credibilidade alguma para os contratantes. E isso, com certeza, faz toda diferença no campo de pesquisa da rede social.

Portanto, para ter uma boa foto de perfil, busque por uma imagem nítida em que você esteja mais profissional. Pense em qual impressão quer passar às empresas sobre a sua pessoa e o seu histórico profissional, pois sua foto pode mostrar se a postura está de acordo com as necessidades dos empregadores ou se é apenas um perfil amador.

2. Busque atualizar o seu currículo constantemente

Em suma, criar o perfil profissional no LinkedIn é apenas a primeira etapa do processo. Para que você consiga ser bem-sucedido na rede social, é necessário sempre atualizar o currículo (perfil). Sendo assim, busque integrar novas habilidades conforme elas forem surgindo, bem como cursos, especializações e dentre outras informações que podem agregar de modo positivo no seu currículo.

Além disso, poste fotos dos eventos em que você esteve presente, seja em workshops, palestras, eventos culturais, que tenha relação com sua área, e outros momentos que mostrem ao contratante seu saber e aprendizado.

3. Capriche na descrição da sua experiência profissional

Ao criar todo o seu trajeto e experiência no mercado, se esforce ao máximo para deixá-lo bem completo e atrativo no currículo. Além de atribuir datas específicas aos períodos em que você trabalhou, enumere todas as atividades ao seu cargo.

Para tornar a leitura do seu currículo ainda mais legível e agradável, tente escrever suas atividades em bullet points (tópicos). Será a riqueza de detalhes, a rápida leitura do seu perfil e experiência profissional que farão o avaliador, headhunter, ou qualquer outro profissional recrutador, se interessar por você.

4. Faça um resumo estratégico

Na seção “resumo” do currículo no LinkedIn, você terá a chance de escrever até 2 mil caracteres. Por isso, aproveite esse breve espaço para se apresentar à rede de acordo com o que você espera que os usuários o vejam. Para que seu sucesso seja ainda maior, siga esse roteiro abaixo:

  • Faça uma apresentação;
  • Fale sobre seus interesses profissionais;
  • Ressalte a sua área de atuação;
  • Fale sobre suas motivações;
  • Forneça informações de contato.

5. Busque por recomendações

Um dos benefícios do LinkedIn é ter a opção de incluir recomendações no seu perfil/currículo. Elas nada mais são do que a opinião de pessoas e empresas nos quais você já trabalhou. Isso é muito importante para o processo de recrutamento, pois quando os avaliadores observam esses comentários, percebem que você faz jus ao papel e merece uma chance.

6. Enumere suas principais habilidades

No campo “habilidades” no perfil, use-a de forma estratégica. Liste ao menos 5 delas e deixe as empresas fazerem avaliações sobre você, assim como as recomendações. Essa seção é muito importante, então pense em suas habilidades mais valiosas, não preencha esse espaço só para não deixá-lo vazio.

7. Faça parte de grupos e siga empresas com boa reputação

Além de atualizar o seu currículo como forma de permanecer ativo no LinkedIn, também é crucial fazer parte de grupos que abordem assuntos ligados a sua área de atuação. Em outras palavras, participe de discussões nos quais você tenha domínio e despertem o seu interesse. Suas opiniões vão despertar o interesse de recrutadores, além de oferecer maior visibilidade do seu perfil.

Além disso, siga empresas que você gosta ou que tenha interesse em prestar serviços. Assim, quando elas divulgarem vagas, você receberá notificações e poderá ser um dos primeiros candidatos a entrar no processo seletivo.

E aí, gostou deste artigo? Agora que você já sabe a importância do LinkedIn para suas conquistas profissionais e já conhece o passo a passo para criar um bom perfil na rede social, que tal conhecer os nossos cursos? Acesse agora mesmo o nosso site e aumente suas chances de entrar para o mercado.

Categorias: Diversos

3 comentários

Tawera · 07/07/2022 às 04:37

Olá,
Eu gostei demais das dicas aqui escritas. De fato eu pensava que a plataforma era um mero local de postar o currículo, mas vejo que vai bem mais além disto. Colocarei todas as dicas em prática na elaboração de meu perfil. Grato pela ajuda!

Marcelo da Silva Nunes · 03/07/2022 às 22:30

Boa tarde,
Me chamo Marcelo, eu estou em busca de uma oportunidade de emprego e fui na internet procurar algo que pudesse me ajudar, nossa, eu achei o site de vocês e fiquei muito firme no que vocês puderam me passar, a partir dessas informações irei atualizar o meu currículo e a minha inscrição na plataforma do LinkedIn, esses comentários que vocês lançaram foi de extrema necessidade, eu só tenho agradecer muito obrigado.

JOHN LANDY DESILAS · 21/06/2022 às 03:31

Muitas boas informaçoes

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *