Em geral, não basta tirar boas notas na faculdade, se relacionar bem com professores, colegas e trabalhar ao mesmo tempo, é necessário saber aproveitar cada segundo na faculdade. Isso para que você possa tirar o máximo proveito das oportunidades oferecidas e ampliar os seus horizontes.

Se antes ter uma graduação no currículo era um quesito crucial para obter uma excelente posição no mercado, hoje não é só isso o que conta. Estreitar laços com a faculdade é tão crucial quanto buscar processos e bater pontos no currículo.

Quer saber como ir além da sala de aula? Então, confira o nosso post até o final e saiba como se servir das chances oferecidas no meio acadêmico.

1. Coloque as famosas festinhas universitárias no currículo

Antes de tudo, nem só de estudos vive um universitário. Por isso, a dica número um para ampliar seus horizontes é ir às festas de outros alunos. A ideia, no entanto, não é só se divertir e aliviar o estresse dos estudos — o que já é de suma importância — mas a de fazer networking e, assim, ampliar a sua gama de possibilidades profissionais.

É sempre bom ter um contato acadêmico, em caso de procura de estágio, empregos formais, por exemplo. Em festas universitárias, há todo o tipo de pessoa com diferentes posições de mercado, e isso pode ser útil para você em um futuro próximo.

2. Frequente as palestras oferecidas pela faculdade

Não menos importante do que frequentar as famosas festas de faculdade é investir nas chances do meio acadêmico, como é o caso das palestras. Em geral, já nos primeiros dias de estudo, as faculdades já fazem palestras, oficinas e outros eventos de boas-vindas, a fim de que o calouro se adapte à nova rotina de estudos.

Contudo, ao longo dos semestres, percebe-se que outros eventos surgem no cronograma acadêmico. Com eles, você tem chance para adquirir saberes extras, bem como de ficar por dentro dos depoimentos dos palestrantes sobre suas carreiras.

Além disso, professores e diretores também oferecem congressos e seminários para que os estudantes consigam estreitar laços. O objetivo disso é conhecer um pouco mais sobre o tipo de aprendizagem de cada um deles.

3. Currículo e intercâmbio

Caso você decida sugar ao máximo as chances que a faculdade oferece, pode ser interessante pensar na possibilidade de realizar um intercâmbio. Essa, definitivamente, é uma das maneiras mais eficientes e divertidas de aproveitar o período acadêmico por meio de novas experiências pessoais e profissionais.

Afinal, quando há a disposição para ir a outro país, há um mergulho em uma cultura e visão de mundo diferente, o que acaba interferindo de forma positiva em nossa individualidade e em nossos objetivos.

4. Faça iniciação científica

Em suma, a famosa iniciação científica pode ser uma ótima alternativa para que você possa aproveitar a faculdade ao máximo. O objetivo aqui é se preparar para a vida profissional acadêmica.

Caso você pense em atuar na área acadêmica, este é o melhor caminho a pegar. Sobretudo, por ser a iniciação científica uma ótima chance para publicar artigos e dar entrada em um mestrado.

Além disso, os diversos estudos oferecidos podem contribuir de modo eficiente para o seu currículo universitário. A ideia é que você consiga se aprofundar ainda mais em temas específicos da sua área. Aqui você também cria laços estreitos com o corpo docente para futuras indicações de trabalho.

5. Estude um novo idioma

Muito mais do que fazer um intercâmbio é, antes de tudo, ter a chance de aprender um novo idioma. Isso porque não é muito bom viajar para um país onde você não consiga se comunicar de maneira eficiente. Isso vale tanto para a absorção da cultura local quanto para fazer uma especialização.

Por esse motivo, busque por um curso de idioma na própria faculdade, já que os valores da mensalidade tendem a ser muito mais acessíveis para os próprios alunos. O domínio de uma língua no mercado é de suma importância e, dependendo da empresa que deseja trabalhar, acaba sendo uma prioridade nos processos seletivos internos.

6. Ofereça monitorias

Na faculdade, existem também as monitorias, e você vai conhecê-las, mesmo que ainda esteja nos primeiros períodos do curso. Ser monitor nada mais é do que estar com os professores em certas disciplinas e ajudando os alunos durante as matérias do curso.

Na maioria das vezes, os estudantes que acabam se tornando monitores são aqueles que se destacaram na disciplina. E, assim, esses alunos oferecem o seu potencial para ensinar aos demais colegas o que aprenderam.

De forma prática, as faculdades iniciam o processo de monitoria por meio de editais. Assim, a seleção dos monitores pode ser feita sob total responsabilidade do professor da matéria escolhida.

Desse modo, a monitoria oferece horas extracurriculares para os alunos e, dependendo do caso, pode haver até remuneração. Tudo irá depender do regulamento e das diretrizes da própria faculdade.

Contudo, remunerada ou não, a prática da monitoria pode ser um excelente incremento ao seu currículo. A prática da monitoria demonstra que você investe em saber e que tem facilidade para aprender e ensinar aos demais.

7. Invista na leitura de outros textos

É muito difícil acompanhar todas as leituras para participar, de modo ativo, das aulas. Contudo, sempre que for necessário, busque ir além dos textos orientados na grade e invista também em textos complementares.

Uma ótima dica para saber por onde começar é investir em leituras ligadas às disciplinas que você mais gosta ou possui afinidade. O objetivo é que você busque se familiarizar com o assunto e que, no futuro, possa se especializar na área, se for o caso.

Existem inúmeras formas de ir além da sala de aula e da grade curricular da faculdade para se aprimorar ainda mais nos estudos. Invista nas dicas citadas acima e amplie cada vez mais as suas chances profissionais no mercado.

Agora que você já sabe como aproveitar ao máximo os seus estudos, que tal investir em novos saberes? Acesse agora mesmo o nosso site e confira os nossos cursos de graduação, pós-graduação e extensão acadêmica. Para mais curiosidades, continue em nosso blog.

Categorias: Diversos

2 comentários

Joel Pereira · 06/05/2021 às 22:07

A ideia e exelente mais estamos vivendo em um tempo desagradável por conta da COVID o mas tudo vai passar e vamos ter mais contato com a turma da faculdade.

Clodoaldo Neto · 06/05/2021 às 21:25

Adorei esse leque de explicações, foi muito útil até para mais interesse da minha parte em me dedicar mais aos conteúdos programáticos mesmo com o tempo curto que possuo no dia a dia.

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *