Um bom professor é aquele que inspira os alunos a buscarem a melhoria necessária para o seu desenvolvimento. Dentro da sala de aula, seja de modo presencial ou por meio do ensino à distância, o professor é visto como um líder que estimula e incentiva a transformação dos alunos.

De forma ética, o professor deve reconhecer as características de cada estudante. E, assim, o professor deve contribuir para que ocorra uma troca positiva de aprendizado, ideias inovadoras e visão ampla de futuro com esses alunos.

Desse modo, a experiência vai muito além da relação aluno e professor. E é por meio dela que há a chance de que todos possam ter um excelente desempenho pessoal e acadêmico.

Neste artigo, vamos falar sobre as atitudes de um professor transformacional. Acompanhe!

O que significa liderança transformacional?

A palavra transformacional vem de “transformar”. Dentro das instituições de ensino, um professor é visto como um líder. Para que possamos entender melhor esse conceito, recorremos ao especialista em liderança James MacGregor Burns.

Foi ele que trouxe esse conceito de liderança transformacional, que significa inspirar pessoas para que elas possam trabalhar objetivos em comum, seja dentro de empresas ou em grupos de trabalho, como é o que costuma ocorrer em sala de aula.

Todo ambiente educacional tem como base a ideia transformadora de pessoas para que elas, no caso dos alunos, possam ter sucesso e êxito durante o aprendizado, assim como na escolha dos caminhos que irão traçar depois da universidade.

Por conta disso, as atitudes de um professor transformacional sempre devem levar em consideração o aluno enquanto indivíduo, que irá aprender em sala de aula e se aperfeiçoar no mercado de trabalho.

Diante desses aspectos, vamos falar a seguir quais são as atitudes de um professor transformacional.

As atitudes de um professor transformacional

A seguir, vamos detalhar algumas das atitudes, comportamento e mentalidade de um professor que adota as práticas de liderança transformacional.

1 – Desperta a curiosidade

Um professor transformacional não apenas transmite o conhecimento, mas sabe muito bem como despertar a curiosidade dos alunos. Ele atua dentro de sala de aula sem usar como método a recompensas e atitudes de obediência, e sim através de estímulos e inspiração.

Sempre carismático, um professor transformacional tem uma relação muito respeitosa e simpática, fazendo assim com que os alunos criem uma conexão de troca muito produtiva.

2 – Identifica pontos fortes e pontos a melhorar

Entre as atitudes de um professor transformacional, outra muito importante é saber identificar pontos fortes e pontos a melhorar dos alunos. Ele faz isso sempre com respeito e empatia, estabelecendo acima de tudo uma confiança genuína.

Ele sabe como mostrar caminhos para que os alunos se transformem e, acima de todos, se tornem pessoas inspiradoras e criativas.

3 – Estimula a alta performance dos alunos

A partir do momento que ele conquista a confiança dos alunos e se mostra um parceiro de jornada, acaba tendo mais facilidade em sala de aula para ensinar e estimular para que os alunos aproveitem o melhor de si mesmo.

4 – Tem preparo

Uma das características do professor transformacional é o preparo. Ele respeita a grade de ensino e as disciplinas que devem ser ministradas. Além disso, costuma preparar previamente a aula ilustrando exemplos que permitem o fácil entendimento dos alunos. Mais do que simplesmente falar a teoria, ele mostra, interage e costuma fazer aulas mais dinâmicas.

5 – Tem atenção aos objetivos de seus alunos

Nem sempre é fácil decorar o nome de todos os alunos, mas uma das atitudes do professor transformacional é se esforçar ao máximo para conhecer cada um de seus estudantes, sempre se dirigindo a eles pelo nome.

Por conta desse comportamento que demonstra respeito, ele consegue dar mais atenção aos objetivos de seus alunos, que assim se sentem mais à vontade para compartilhar suas dúvidas, ideias e projetos.

6 – Sabe se adaptar

Até por conta das novas necessidades em relação ao uso da tecnologia, os professores precisaram se adaptar e conseguem fazer isso sem qualquer tipo de apego ao passado. Eles têm consciência que precisam se adaptar a uma nova realidade, portanto utilizam ferramentas para tornar o aprendizado dos alunos mais proveitoso, através de dinâmicas, vídeos, testes e criações em conjunto.

7 – É comprometido com o todo

Por conta da sua excelente capacidade de percepção e empatia, um professor com perfil transformacional sabe que dependendo do tipo de aula, algumas atividades podem dificultar a participação dos alunos mais introvertidos.

Nem todos estão aptos para fazer apresentações, participar de debates e falar em seminários, por isso, eles são comprometidos de modo que todos possam usar as suas habilidades, cada um a seu modo e sem gerar constrangimento.

O comprometimento dos professos vai além da instituição porque eles sabem trazer cada aluno para participar da forma que lhe cabe, pois todos são capazes de contribuir e aprender a seu modo.

8 – Reconhece motivações individuais

Outra atitude que o professor transformacional costuma ter em sala de aula é se esforçar para conhecer quais são as motivações individuais de seus alunos. Assim, ele consegue orientar e designar estudos e atividades que permitam um melhor desenvolvimento de cada um.

Através dessa troca de ideias, ele consegue apresentar aos alunos novos caminhos para que eles saiam da universidade mais preparados para encarar o mercado.

9 – Tem paixão por ensinar

Não poderíamos deixar de mencionar o entusiasmo e paixão que os professores com características transformadora têm. É aquele tipo de professor que ministra aula de um jeito tão diferente e apaixonada, que facilmente os alunos sentem uma empatia genuína por eles. Por isso frequentemente serão lembrados pelos alunos, mesmo após o término do curso.

10 – São pacientes

Bons professores são pacientes e sabem aguardar o desempenho de cada aluno, pois eles compreendem que cada um deles tem um perfil e, por isso, precisam de tempo para amadurecer e compreender os processos de aprendizados.

Por meio de uma comunicação versátil e em busca de inovação, eles são flexíveis, sabem lidar com situações adversas e o mais importante: encaram cada aluno como um ser único e que merece respeito.

Quer ficar por dentro de outros conteúdos relacionados? Acompanhe o nosso blog! Somos uma Instituição de Ensino Superior possuímos cursos de Graduação, Pós-Graduação, Extensão Acadêmica e Treinamentos Corporativos. Para saber mais, acesse o nosso site e blog

Categorias: Educação

1 comentário

Maristela Marzochio Sousa · 09/02/2021 às 18:16

Interessante conteúdo! Um perfil mais desafiador considerando que o professor não está, atualmente, visto que não está mais fisicamente na sala de aula, está no meio virtual e, isso requer que se reinvente .

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.