O curso de tecnologia em Segurança Pública é um dos mais procurados por quem deseja trabalhar dentro da área de segurança, com foco em situações de conflito, se baseando na ética, direitos humanos e cidadania.

Se você tem boa comunicação, gosta de promover a paz solucionando problemas e sabe o quanto é importante conviver bem em sociedade, este curso pode ser o que você espera para se profissionalizar. Saiba mais sobre o curso de tecnologia em Segurança Pública e veja se você se identifica.

Como funciona o curso de tecnologia em Segurança Pública

O curso de tecnologia em Segurança Pública tem a duração de dois anos. O objetivo principal deste curso é formar profissionais aptos a prevenir e solucionar conflitos dentro da área da segurança em ambiente local ou internacional.

Durante os dois anos de estudo, o aluno se debruça sobre matérias como:

  • Filosofia
  • Sociologia
  • Direitos humanos, ética e cidadania
  • Responsabilidade social e ambiental
  • Direito
  • Gestão
  • Gerenciamento de crises
  • Inteligência aplicada
  • Técnicas de negociação e outras

O aluno tem aulas práticas e teóricas e o curso é oferecido no modo presencial ou à distância, de acordo com a instituição de ensino responsável. O curso é reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação) e o diploma do curso online tem a mesma validade do diploma do curso presencial.

Quem deseja trabalhar na área de Segurança Pública precisa cultivar um bom relacionamento com as pessoas, já que faz parte do seu trabalho interagir com elas, principalmente em momentos de tensão.

7 sinais que mostram que você deve fazer o curso de tecnologia em Segurança Pública

O curso de tecnologia em Segurança Pública exige que seus estudantes possuam características específicas para que eles se tornem profissionais realmente competentes. Sabendo qual é o perfil do profissional da área, é mais fácil para você decidir se essa é a profissão que você deseja exercer no futuro. Confira!

1. Você tem facilidade em se comunicar

Se você tem um ótimo relacionamento com diferentes tipos de pessoas, gosta de se comunicar, falar e ouvir o que as pessoas têm a dizer, é um indício de que será um bom profissional da área da Segurança Pública.

A comunicação é essencial para a solução de problemas. Através dela é possível ver uma situação por diferentes ângulos, entender a posição do outro e tomar atitudes mais coerentes, sensatas e boas para todos.

2. Gosta de resolver conflitos

Se você é daqueles que faz tudo para evitar brigas, solucionar problemas e acredita que tudo está melhor quando há paz e tranquilidade, você também é um ótimo candidato para se tornar um tecnólogo em Segurança Pública.

A busca por soluções diversas é uma atividade diária do trabalho do profissional. Por isso, é importante que ele goste daquilo que faz.

3. Acredita que pode ser um bom líder

Você tem perfil de liderança? No trabalho é sempre aquele que orienta a equipe na busca por soluções? Sabe se colocar no lugar do outro, tem empatia, é proativo, gosta de trabalhar com pessoas de perfis diferentes e sempre vai além do trabalho que já exerce?

Se você disse sim para essas perguntas, então você possui características essenciais para ser um bom líder. É de pessoas com esse perfil que o sistema de segurança pública precisa para promover um atendimento humanizado e eficiente.

4. Sabe trabalhar em equipe

Você se sente bem trabalhando sozinho ou com a ajuda e a presença de outras pessoas? O trabalho em equipe é essencial em todas as áreas de atuação, não só na área de segurança. Afinal, os problemas são sempre muito complexos e exigem opiniões diversas e muitas frentes de ação. Poder e saber contar com a ajuda do outro é fundamental.

5. É ético e sabe da responsabilidade social que possui

Não é a toa que a grade curricular do curso de tecnologia em Segurança Pública aborda temas como cidadania, ética, direitos humanos, filosofia e sociologia. São disciplinas que estudam a fundo o ser humano e a sociedade na qual ele está inserido.

Todos nós temos responsabilidades sociais de acordo com as atividades que desempenhamos no mundo em que vivemos. O profissional de segurança pública deve saber que tem um propósito de promover o bem, a paz, a segurança e o equilíbrio entre todas as pessoas.

6. Tem iniciativa

Você é o primeiro a propor uma inovação, a solução de um problema, a conversar com o seu chefe para buscar melhorias para a equipe? Se você gosta de dar o primeiro passo em direção ao que deseja é um sinal de que o curso de tecnologia em Segurança Pública é para você.

O nível de complexidade das ações, os muitos e repetidos conflitos, a busca intensa por respostas, tudo isso exige que o profissional não tenha medo de propor ideias, de se antecipar aos problemas. Ao contrário, ele deve sim estar sempre um passo a frente e não ter medo de sugerir aquilo que ele acha que é o melhor para a sociedade.

7. Tem controle emocional

Outra característica primordial para quem deseja ingressar no ramo da segurança é saber controlar as emoções e, por consequência, as ações. Ele não tomar medidas bruscas, que possam prejudicar de forma severa e definitiva outra pessoa.

O tecnólogo dessa área estará envolvido frequentemente com situações de risco, de extrema tensão, deverá dar o melhor de si para solucionar os embates e não pode deixar que os sentimentos aflorassem mais do que o necessário.

Não quer dizer que você deva ser frio. Humanização e empatia são fundamentais dentro da área. O que não pode é deixar o emocional se sobressair ao racional. A sua função será prevenir e gerenciar crises e conflitos e não torná-los ainda pior, não é verdade?

Então, quais dessas habilidades fazem parte da sua personalidade? Se você possui uma boa quantidade delas e já se imaginou trabalhando na área com prazer e satisfação, então que tal começar a investir na sua carreira com o curso de tecnologia de segurança pública?

Quer saber mais sobre os cursos oferecidos pela nossa instituição? Entre no nosso site e tire todas as suas dúvidas.

Categorias: Educação

Leonildo Marques Silva

Diretor Geral da Faculdade Sensu - Diretor de Comunicação e Marketing do Instituto Lato Sensu – Sócio Proprietário da ALTI Serviços em Tecnologia da Informação - Professor da Educação Básica na Rede Pública do Estado de Goiás Licenciado em Ciências Biológicas pela UFG. Especialista em Análise Ambiental e Geoprocessamento pela UFG. Especialista em Perícia Ambiental pela PUC/GO. É aluno especial do programa de pós-graduação stricto sensu em Educação, Linguagem e Tecnologia – IELT/UEG. É membro do grupo de pesquisa em Didática (DIDATKÉ) na Faculdade de Educação da UFG.

2 comentários

Adriana · 18/09/2019 às 13:11

Olá boa tarde! Precisava saber mais sobre esse curso
Como por exemplo
Duração,
Valor ?

    Leonildo Marques Silva · 19/09/2019 às 18:40

    Olá!

    Prezada Adriana,

    Entre em contato conosco por meio do nosso telefone (62) 3933-4450. Nossos consultores educacionais terão o maior prazer em lhe apresentar os nossos cursos ou se preferir acesse: http://www.faculdadesensu.com.br

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.