Domingo é dia de irmos as urnas e exercermos o poder do voto, ou seja, expressarmos nossos desejos de mudança. Mas, para que elas sejam, de fato, efetivas é importante que escolhamos bem entre os candidatos. Afinal de contas, vivemos em uma democracia representativa, o que significa que o candidato escolhido por nós vai representar a nós e a nossa comunidade.

Então, como escolher um candidato? Aqui, vão alguns passos básicos para você votar bem, como ter instrumentos para decidir qual é o seu candidato.

Informe-se, sempre!

A informação, no sentido do conhecimento que é comunicado, é um tema cada vez mais em voga, tendo ganhado destaque na sociedade desde a disseminação dos usos das redes de computadores, na Segunda Grande Guerra. Lidar com a informação é organizar um conjunto de dados, que formam uma mensagem sobre um fato ou um agente social, que estão disponíveis em um determinado lugar.

Então, atente-se para a organização desses dados e elabore a sua própria análise sobre o que você consome. Para isso, pergunte-se: quem é esse agente social? Esse determinado evento serve a quem? Atente-se também à fonte que disponibiliza essas informações. Que veículo de comunicação é esse? O que esse veículo acha desse agente social e do evento em questão?

Portanto, não acredite em tudo, tenha um crivo crítico. Não é porque está escrito em algum lugar que está de acordo com os fatos. E, por favor, jamais acredite em Fake News, que desvirtuam todo o saber social, científico, utilizando-se de técnicas de sugestão para isso. Inclusive, não seja manipulado pelos agrados de candidatos, não deixe ninguém comprar o seu voto ou te ameaçar por ele.

Candidatos na internet

A importância dos currículos e da postura ética dos candidatos às eleições.

O brasileiro tem gastado muito do seu tempo navegando na internet. O que torna a internet, cada vez mais, um dos grandes meios para que os candidatos apresentem suas propostas e, até mesmo, para que façam da internet seu palanque para, assim, conseguir o seu voto.

Apesar de muita militância, a internet é um lugar fundamental para que você possa acessar as ideias dos candidatos. Muitos as compartilham em seus perfis nas redes sociais, assim como em seus canais no Youtube ou em seus blogs. Assim, com crivo crítico, você pode descobrir o que esses candidatos pensam sobre determinados assuntos e até mesmo lançar-lhes perguntas, e refletir se eles entendem das necessidades de sua cidade e comunidade.

 As funções de cada cargo

Muito importante é entender as funções de cada cargo e, assim, poder apreender melhor se o plano político dos candidatos tem a ver com a função do cargo pretendido ou se deve somente a obtenção de votos. O candidato tem conhecimento do cargo que pretende ocupar ou ele está prometendo mais do que pode cumprir?

Histórico pessoal e político

Outro tópico fundamental. Conhecer um tanto significativo da história de um candidato que será seu representante. Você pode começar com algumas perguntas, por exemplo: como ele se porta perante a sociedade? Como é sua postura ética? O discurso do candidato tem a ver com o percurso dele? Em suma, deve-se levar em conta sua história fora de toda essa campanha por votos. Existe algum processo contra ele?

Propostas e Valores

Se você vai escolher alguém para votar, para te representar, é importante que a sua escolha examine os valores e os princípios éticos dos candidatos. Afinal, vocês devem compartilhar de valores similares, do que ideologicamente, para você, seja essencial para a comunidade. Então, quais as causas que você defende? Essa é uma questão de prioridade no mundo político.

O partido do candidato e quem o financia

Como está o gasto das campanhas políticas?

Conhecer os partidos políticos aos quais os candidatos são filiados é tão, ou mais, importante quanto conhecer o próprio candidato. Um partido político se forma por um grupo organizado que visa influenciar e ocupar o poder político. Como um grupo, há uma doutrina política que estruturará as propostas do grupo para a sociedade, ou seja, que estruturará as propostas e ações do seu candidato. Assim, antes de votar naquele candidato, pesquise quais as ideias que o partido em questão tem para a sua cidade, seu estado e para o seu país. Além disso, pesquise sobre o histórico do partido, se há algum antecedente de corrupção.

Ainda por cima, é importante ressaltar que as campanhas políticas sobrevivem do Fundo Partidário e das doações de pessoas físicas. Assim, uma pergunta de muita relevância é: quem está pagando as campanhas do seu candidato? Além de lidar com a questão capital, a base da nossa política, ela pode te apontar aqueles que têm interesses que seu candidato ganhe uma eleição. E esse pode ser um fator decisivo na sua escolha.

Gastos de campanha

Como houve o fim das doações empresariais às campanhas, a verba para a realização de uma diminuiu bastante. Assim, é importante observar o dinheiro que é gasto. Se houver indícios de que a campanha é cara, pode haver o uso de dinheiro escuso e participações duvidosas. Atente-se!

Depois do voto

Observe seu candidato após o voto.

Essa dica já diz tudo. Você elegeu alguém, agora é observar se essa pessoa manterá seu plano eleitoral ou não.

Aproveite para conferir outros conteúdos do nosso blog e conheça também nossos cursos!

Categorias: Diversos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.