Pedagogas e pedagogos ocupam uma das profissões mais nobres, importantes e básicas da sociedade. Seu papel é insubstituível, e sobre eles está a grande responsabilidade pela educação e pelo futuro do país. Por isso, este artigo é sobre o Pedagogo, como uma homenagem por seu dia.

20 de maio é o Dia do Pedagogo. Conheça mais sobre esta grande profissão! Acompanhe até o fim!

O Dia do Pedagogo

No dia 20 de maio é celebrado o Dia do Pedagogo desde o ano de 2015, quando foi publicada a lei nº 13.083/2015. A data tem a função de dar relevância a estes profissionais que planejam, executam e coordenam as áreas da educação.

Mas o Dia do Pedagogo não é só para estes profissionais tão dedicados, é também para estimular o debate público. Isso quer dizer colocar em voga a educação, que atua com relevância mesmo, às vezes, sendo deixada nos bastidores.

Quando o Ministério da Educação celebrou o Dia do Pedagogo pela primeira vez, por exemplo, buscou-se fortalecer as discussões públicas sobre o papel dos envolvidos na educação. Pais, escolas e família no desenvolvimento humano, técnico, social e educacional dos jovens estudantes brasileiros. Para que, assim, fosse delimitado limites, responsabilidades e planejamento de ações públicas a nível nacional para proporcionar educação cidadã, humana e eficiente para todos.

Desde então, todos os anos, faculdades, instituições de ensino e entes do poder público utilizam o dia 20 de maio. A data virou referência para eventos, debates e campanhas sobre conscientização da importância do pedagogo. Coloca-se em jogo a relevância do papel desse profissional para uma educação mais digna e para o aprimoramento de teorias, procedimentos e técnicas.

Nas maiorias das instituições que oferta o curso de licenciatura em Pedagogia, o mês de maio é utilizado como a semana acadêmica do curso. Desse modo, há eventos que promovem debates, palestras, trocas de experiências e apresentações de trabalhos na área. Tudo isso para promover a discussão para a melhoria da profissão e do ensino.

Profissão de Pedagogia

Como todo profissional, os pedagogos também lidam com desafios. Haja vista que a educação no Brasil ainda precisa avançar muito e é preciso entender que professores devem ser valorizados. Com déficits na educação pública e com dificuldades financeiras na educação privada, por exemplo, estes profissionais discutem chances de evolução da educação mesmo em situações adversas.

Pedagogos e outros profissionais da educação trabalham dia a dia para aprimorar a qualidade do ensino. A intenção é transformar o Brasil em um país mais desenvolvido, mais justo, menos desigual e com mais chances para todos. Para isso, os profissionais fazem constantes debates públicos sobre a profissão e sua importância na formação dos cidadãos.

Quero me tornar pedagogo

Se você tem o interesse de ingressar na nobre profissão da Pedagogia, você terá muitas oportunidades de prosperar na vida e na profissão. Contudo, é sempre importante se informar para saber exatamente se é isso mesmo que você deseja para o seu futuro profissional.

Por isso, vamos falar um pouco mais sobre a profissão, onde trabalhar, quanto você pode receber, os principais desafios e as maiores dificuldades.

O que faz um pedagogo?

O pedagogo é um dos principais profissionais da equipe pedagógica de uma escola, e pode atuar em diversos cargos dentro de uma instituição educacional.

Com vasta preparação em ensino, o pedagogo pode trabalhar como professor da educação infantil ou dos primeiros anos do ensino fundamental. Isso se dá devido sua preparação em alfabetização, socialização dos alunos, ensino de matemática, arte e outros saberes básicos da vida.

Os pedagogos também atuam em cargos de coordenação ou direção de escola. Isso porque, ao longo da faculdade, eles também são preparados para trabalhar diretamente com a gestão educacional. Assim, alocam recursos, pessoal, instrumentos pedagógicos e outras ferramentas, as quais a escola dispõe da melhor maneira possível.

Após especializações, o pedagogo pode atuar como psicopedagogo em órgãos de justiça, por exemplo. Ele pode também realizar uma segunda licenciatura para estar apto a dar aulas ao ensino fundamental II ou ainda para o ensino médio.

Outra saída bastante interessante para a carreira do pedagogo é seguir a carreira acadêmica. Assim, o pedagogo pode atuar como docente do ensino superior, em que estão as maiores oportunidades de retorno financeiro.

Onde trabalhar?

Pedagogos podem trabalhar nas escolas públicas, entrando na carreira pública via concurso. Eles também tem acesso a rede pública pelo cargo de professor temporário/substituto.

Também podem atuar nas escolas privadas, sendo contratado diretamente. Podem trabalhar em órgãos públicos de gestão educacional como concursado ou comissionado, ou ainda entrar para a carreira acadêmica.

Principais oportunidades para o pedagogo

Muitas pessoas têm o “azar” de terem chances limitadas em suas carreiras. Mas, este não é o caso da Pedagogia. Toda cidade precisa de pedagogos, pois toda cidade tem escolas e secretarias de educação que precisam de coordenação.

Por isso, concursos públicos são bastante frequentes, o que permite, assim, uma carreira estável com salário crescente. Há também boas e numerosas chances na educação privada.

O salário inicial do pedagogo no serviço público costuma ser por volta de R $1.500,00. No setor privado o valor é semelhante, e varia de acordo com a quantidade de aulas que o pedagogo dá ou da função que desempenha.

Desafios à carreira

Um dos desafios pode ser a concorrência, pois muitos profissionais se formam nas licenciaturas, todos os anos. Além disso, muitas cidades brasileiras, em especial no interior, possuem uma estrutura muito precária de educação pública. Isso pode tornar o trabalho de um pedagogo, mesmo que concursado, mais difícil.

Deseja ingressar nesta carreira? Então, conheça nosso curso de Pedagogia acessando nosso site!