Fazer a escolha entre uma graduação em bacharelado ou licenciatura é tão importante quanto definir qual curso estudar, pois esse fator influencia diretamente a área de atuação do futuro profissional no mercado de trabalho.

A primeira coisa a ressaltar é que são ambas as graduações que conferem o título de Ensino Superior, porém são dois cursos diferentes.

Os dois graus possuem a mesma base curricular de conteúdo, mas o foco dos estudos diverge.

Enquanto o bacharelado concentra-se em estudos práticos da profissão, os estudantes de licenciatura são preparados para lecionar e possuem contato com disciplinas de didática e pedagogia. Segundo estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a matrícula em cursos de licenciatura entre 2010 e 2016 diminuiu em 10%, enquanto para o bacharelado houve crescimento.

Para descobrir qual opção se encaixa melhor em seu perfil, vamos explanar sobre as características, diferenças e oportunidades desses dois tipos de graduação.

Terminei o Ensino Médio. E agora?

Um diploma de graduação não é só importante como um diferencial no currículo, mas também para capacitar o aluno e prepará-lo para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

Tanto na docência, quanto no trabalho em campo, é fundamental que o futuro profissional domine os nichos de conhecimento da profissão escolhida, a fim de desenvolver sua função com excelência.

O primeiro passo é selecionar a área de atuação: Direito, Logística, Segurança Pública, Gestão Pública, entre outras. As possibilidades são inúmeras e dependem do perfil e interesse de cada estudante. Falamos um tanto sobre isso em um outro texto. Clique aqui se quiser saber um pouco mais sobre perfil profissional!

Feito isso, chegou o momento de determinar qual grau o aluno universitário deseja receber após sua formação.

Características da Graduação em Bacharelado

O profissional habilitado como bacharel realiza o exercício da profissão escolhida, atuando ativamente na área.

Esse grau confere ao estudante de graduação, amplas opções de atuação dentro do mercado de trabalho. Por exemplo, o bacharel em Direito está habilitado para trabalhar como advogado (desde que seja aprovado no exame da Ordem), como promotor, juiz e outros, conforme seu interesse.

O que essa titulação não permite é que o graduado atue no ramo da educação. Para lecionar é necessário que o bacharel faça algum tipo de especialização que o confira esse direito.

Existem alguns casos em que é possível optar por cursar as duas habilitações ao mesmo tempo. Sendo assim, o estudante terá matérias extras para conciliar em sua formação.

Geralmente, os cursos de bacharelado têm duração mínima de três a seis anos, dependendo de qual a área escolhida. E, em algumas profissões, o diploma é obrigatório para o exercício de determinados ofícios.

Vale ter em mente, então, que o profissional bacharel é generalista, ou seja, possui vários caminhos de atuação dentro do seu campo de formação.

Por isso, para quem ainda está indeciso sobre a carreira que deseja seguir em determinada área, o curso de bacharelado pode ajudar por oferecer o contato com várias opções no decorrer dos anos de estudo.

Características da Graduação em Licenciatura

Enquanto o aluno de bacharelado é preparado para a atividade laboral da profissão escolhida, o grau de licenciatura tem foco em formar educadores, concentrando-se no exercício da docência para o Ensino Fundamental e Médio.

Um profissional formado em licenciatura é, essencialmente, um professor. Por isso, durante o curso, o estudante será habilitado para a atividade de lecionar.

Para isso, as matérias ao longo do curso são focadas no ensino, e, na grade curricular, o aluno terá contato com disciplinas de psicologia e pedagogia, além de outras, voltadas para a técnica de didática.

Em média, um curso de licenciatura dura de quatro a cinco anos. As matérias possuem a característica de serem mais teóricas, voltadas para o desempenho pedagógico do aluno.

Existem graduações que oferecem as duas modalidades, por exemplo, o curso de Educação Física. Enquanto o bacharel deste curso pode atuar em academias, como personal trainer e outros, o licenciado na área trabalha em escolas como professor de Educação Física.

Quanto às oportunidades no mercado de trabalho, a educação básica é uma atividade essencial em qualquer lugar do mundo. Sendo assim, é um mercado que sempre vai precisar de profissionais qualificados.

Se caso o aluno optar pela formação simultânea, ao se formar, ele estará apto para escolher entre todas as opções que o mercado oferece.

É importante ressaltar também que quem espera seguir carreira na docência acadêmica, os títulos de pós-graduação, mestrado e futuramente doutorado são fundamentais.

Tanto o bacharelado, quanto a licenciatura, podem ser encontrados na tradicional modalidade presencial e também de Ensino à Distância, o EAD, que possui a vantagem da facilidade com a localização e mais flexibilidade nos horários.

E os cursos tecnológicos?

Os cursos tecnológicos geralmente possuem uma duração menor, de no máximo três anos, e uma grade curricular rápida e dinâmica, que prepara o estudante para uma rápida inserção no mercado de trabalho.

Essa formação também é considerada de nível superior quando o curso é reconhecido pelo MEC.

Qual é o melhor?

Não existe melhor ou pior no que diz respeito ao grau conferido pelo curso. O que vai determinar essa escolha é puramente o caminho que o futuro universitário quer percorrer.

Se a sua paixão é ensinar, a licenciatura provavelmente será o melhor caminho. Já se o trabalho de campo é o seu maior interesse, procure cursos de bacharelado.

Em relação às oportunidades de ganho, tudo depende, principalmente, de você como profissional. Enquanto o curso de bacharelado oferece diversas opções e oportunidades de crescimento no mercado de trabalho, o grau de licenciatura oferece oportunidades de concursos e estabilidade no setor de educação pública.

A educação continuada e a busca por especializações na área escolhida também vão influenciar em crescimento e mais oportunidades de trabalho.

O caminho que você deve escolher depende exclusivamente do que você espera para o seu futuro. O que te deixaria realizado profissionalmente?

Mas, se você ainda não decidiu, não tem problema. A dica é buscar por mais informações sobre o curso pretendido, mercado de trabalho e oportunidades.

Entender melhor sobre o campo de atuação ajuda a definir o futuro que você deseja.

Em nosso site, há várias informações sobre os cursos que oferecemos em áreas de Graduação e Pós-graduação. Além disso, tem posts de diversos assuntos no blog que podem te auxiliar a escolher sua graduação ideal.

Categorias: Educação

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.