Com a vida moderna tão agitada, raramente temos tempo livre para aproveitar. Mas quando ele aparece, muitas vezes não sabemos o que fazer.

Isso é muito comum. Definir como se aproveita o tempo livre é uma arte que poucos conseguem praticar. A vida diária nos consome e o tempo, em que deveríamos nos dedicar ao prazer, fica cada vez mais raro.

Quando se consegue um tempo livre, o ideal é se planejar e ser sensato. É preciso saber manejar as ocupações diárias com uma existência satisfatória. Por isso, vamos dar algumas dicas para que você consiga aproveitar seu tempo livre de forma agradável.

1. Planeje seus horários

Se você puder sentar e planejar suas atividades diárias, com certeza conseguirá aproveitar muito o seu tempo. Uma dica para fazer isso é comprar uma agenda para anotar tudo o que você necessita fazer.

Para melhorar, inclua em suas anotações não só as tarefas de rotina, mas também as horas mal aproveitadas em engarrafamentos e filas. Além disso, contabilize o tempo que perde em deslocamentos sem tráfego intenso.

Assim, você poderá definir suas prioridades e saber quanto tempo tem para realizar coisas ou descansar. Quando alguém se planeja, a produtividade tende a aumentar também.

2. Faça atividades físicas

Uma maneira bastante interessante de aproveitar o seu tempo livre é fazendo exercícios físicos. Seu organismo vai agradecer. Com poucas semanas da prática já é possível notar diferenças em seu corpo. A atividade física é capaz de fazer você ficar com o humor mais agradável, além de te propiciar melhores noites de sono.

Você não precisa ir a uma academia ou passar horas levantando peso. Escolha uma atividade que te faça bem, como musculação, yoga ou pilates por exemplo. Você também pode escolher fazer algum esporte e praticá-lo com frequência. Assim, é possível aproveitar seu tempo livre com saúde.

3. Brinque com seus filhos

É muito comum que os pais tenham pouco ou nenhum tempo para conviver com seus filhos. Se você é mãe ou pai, brincar com as crianças pode ser uma atividade excelente para o seu tempo livre.

Um convívio saudável com seus filhos pode trazer bastante diversão e criatividade para a sua vida. Além de que brincar é uma atividade de suma importância para crianças e ajuda no estreitamento dos laços afetivos.

Você pode reservar alguns momentos em que sabe que estará livre para se dedicar mais aos seus filhos. Podendo, por exemplo, jogar videogame ou assistir filme com eles. Isso fará com que a proximidade entre você e seus filhos aumente, assim como a possibilidade de diálogo.

4. Tempo em curso

Fazer um curso, presencial ou online, é outra forma excelente de aproveitar seu tempo livre. Assim, você mantém sua mente ativa e aprende alguma coisa que deseja.

Você pode aprender o que sempre desejou, mas nunca teve coragem, tempo ou disposição para isso, como fazer tricô, por exemplo. Assim como, aprofundar seus conhecimentos dentro de alguma área de seu conhecimento profissional.

5. Durma mais

Para algumas pessoas, dormir mais pode ser desperdício de tempo. No entanto, este ato melhora sua saúde como um todo. Aproveitar seu tempo livre dormindo aumenta a qualidade de vida e do próprio sono.

Além disso, é comprovado que dormir bem faz com que você se torne mais produtivo. Assim, uma boa noite de sono faz com que sua mente trabalhe muito melhor e que seus resultados sejam muito positivos durante a rotina diária.

Os médicos aconselham a ter um mínimo de oito horas de sono por noite para que o cérebro fique ativo durante o dia e renda melhor. Mas cada organismo funciona de um jeito singular. Um cochilo à tarde, por exemplo, pode fazer milagres e dar uma renovada no dia para algumas pessoas.

6. Tempo para meditar

Aprender a esvaziar a mente dos problemas do dia a dia por meio da meditação é uma forma excelente de aproveitar seu tempo livre. Assim, você consegue relaxar e fica mais focado.

7. Mude um hábito

Se você é um procrastinador, por exemplo, o desejo de mudar esse hábito pode ser muito importante para começar a fazer diferente. Abrir mão de postergar as coisas pode te fazer ganhar tempo e produtividade.

Se sempre que você está com seu tempo livre, você costuma ficar deitado vendo televisão, o que custa tentar experimentar outra coisa?

8. Tempo para si

É muito comum, no meio das atividades rotineiras, esquecermos do auto cuidado. Por isso é fundamental você estabelecer momentos para cuidar de você.

Pinte o cabelo, faça uma massagem, cuide de seu corpo, leia um livro, veja um filme ou uma série, ouça música etc. Tudo isso são formas positivas de dar atenção a si mesmo.

O importante aqui é buscar fugir das obrigações um pouco e proporcionar a si mesmo um momento de alegria. Sua mente e seu corpo ficarão agradecidos.

9. Leia livros

Ler é um hábito que a maioria dos brasileiros não possui, mas que é muito importante. Além de relaxar, você pode viajar para outros mundos, conhecer novas personagens e aumentar sua criatividade por meio da leitura. Ler também traz conhecimento, e como, tanto sobre sua área de atuação quanto sobre outros temas que sejam interessantes para você.

10. Tenha um hobby

Um hobby é uma atividade que você gosta de fazer, mas que não tem a ver necessariamente com o que você escolheu como profissão. É muito bom exercer um hobby em seu tempo livre, pois você o executa sem a pressão dos prazos e de não poder cometer erros. Inclusive, muitas pessoas conseguem até mudar de vida pelo hobby.

Gostou das dicas para aproveitar seu tempo livre da melhor maneira? Qual delas você pretende seguir? Entre em nosso site e venha conhecer todos os nossos cursos. É uma boa dica para você que está com tempo livre e quer estudar e se aprimorar.

Categorias: Diversos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.