Tecnólogo

Você conhece as  vantagens e diferenças da graduação tecnólogo

Tecnólogo são cursos de nível superior, assim como a graduação bacharel ou licenciatura, porém com término mais rápido, com duração de 2 ou 3 anos. Tem como principal diferença um recorte temático com objetivo de formar especialistas em determinadas áreas.

É normal as pessoas confundirem essa graduação com os cursos técnicos e profissionalizantes, isso acontece porque eles tem nome e propostas parecidas. Ambos são objetivos e tem uma formação direta, prática e focada em qualificações especificas do mercado de trabalho. 

O principal fator que difere eles é o nível, onde os cursos técnicos e profissionalizantes são de nível médio, e o Tecnólogo de nível superior com diploma ao final do curso.

Tempo de duração do curso

Em média os tecnólogos te duração de 2 a 3 anos, sendo essa uma das principais vantagens da graduação tecnológica em relação às graduações tradicionais é o menor tempo para sua conclusão.

Enquanto os cursos de Bacharelado e Licenciatura duram, em média, 4 anos. Isso acontece, pois, o tecnológico tem uma abordagem mais objetiva, sendo possível realizá-lo no modelo presencial, semipresencial ou, até mesmo, 100% online.

Graduação Tecnológica

Assim como nos cursos de graduação (bacharelado e licenciatura), os alunos que concluem uma graduação tecnológica do Ensino Superior também recebem um diploma de faculdade, formando-se Tecnólogos.

Assim como a graduação tradicional (bacharelado e licenciatura), a graduação tecnológica também forma alunos qualificados a cursarem, posteriormente, pós-graduação e MBA. 

As graduações tecnológicas são igualmente reconhecidas pelo MEC, tanto na modalidade presencial quanto a distância (EaD).

Foco na atuação prática na área do tecnólogo

O curso Tecnólogo tem um conteúdo mais dinâmico e específico para a respectiva área de atuação, sendo a vivência em sala de aula, online ou presencial, bastante prática.

Assim, você sai da faculdade pronto para colocar em prática o que aprendeu, sem ter que fazer estágios, já que no caso de cursos de Tecnólogo eles não são exigidos por lei.

As disciplinas de um curso de graduação convencional são abrangentes e consideram, por exemplo, a possibilidade do aluno querer atuar na área acadêmica, focando na Licenciatura ou pesquisa. Já nos cursos Tecnólogos, o objetivo é apresentar as práticas e as ferramentas específicas para a atuação no mercado de trabalho.

Alta empregabilidade

Normalmente esses cursos são criados a partir de demandas bem específicas do mercado, o que sugere haver uma procura por profissionais com essas qualificações, aumentando as chances de conseguir um emprego na área após formado. 

É muito importante lembrar que o curso Tecnólogo é considerado de nível superior, o que é uma exigência para vagas estratégicas e com melhores salários. 

Se você quer saber mais sobre cursos tecnólogos, ensino superior e ver conteúdos e dicas de estudo acesse o #blogsensu e conheça também nosso #site e veja todas as nossas opções de graduações e pós-graduações!!

Categorias: Diversos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *