Já se perguntou alguma vez o quão interativas são as suas aulas? A nota dos seus alunos vem caindo?
Os métodos de ensino que você usa não estão tendo efeito tão bom quanto antes?

Com as muitas mudanças tecnológicas e também aquelas criadas pela precisão do trabalho remoto. Cada vez mais, planejar as atividades interativas pode mudar a maneira como se aprende.

Cumprir com a lista da disciplina, ao mesmo tempo em que se prende a atenção dos alunos e cria-se um local que incentive a participação e o pensamento crítico é um desafio constante para os professores. Pois, muitas vezes, esse desafio tem a ver com a dificuldade em se adaptar ao ponto de vista do aluno.

Os jovens estão lidando com uma quantidade cada vez maior de informações. Que aparecem de forma intensiva e dinâmica em feeds de redes sociais, blogs e outras fontes.

Está nova geração de alunos está adaptada a acessos rápidos, o que faz com que percam o interesse logo. Eles funcionam e aprendem melhor quando o processo de aprender tem várias fontes de informação ao mesmo tempo.

A atenção dispersa cria uma barreira para os professores. Que por sua vez, têm uma visão diferente do dever e obrigação de ser um aluno. Mas uma solução possível, portanto, é permitir que eles interajam com o conteúdo das aulas.

Sabendo disso, separamos algumas sugestões de aulas interativas que podem quebrar esse gelo e criar uma experiência positiva em sala de aula.

Vantagens do ensino interativo

Aulas interativas instruem os alunos para que eles estejam a todo o momento em atividade, envolvidos no processo de aprender. Pois isso significa criar um local que incentiva as interações tanto entre o professor e os alunos e entre os alunos.

Para tal, é possível utilizar recursos de áudio, visual e vídeo, bem como demonstrações práticas e exercícios que fazem com que o aluno esteja imerso na atividade.

Ou seja, esse formato permite que os alunos se tornem membros mais ativos do corpo discente, expondo as suas ideias e exercitando a crítica. Com o resultado, não só os alunos têm maior retenção do saber, como também o aumento do interesse, o espírito de equipe e a liberdade de expressão.

Estratégias de ensino interativo para estimular a participação dos alunos

Alguma vez ocorreu da aula ficar parada porque os alunos não estavam participando, falando e trazendo opiniões e dúvidas? Essas táticas podem ajudar a provocar essas participações:

  • Pensar, parear e expor: incentivar que cada aluno compartilhe as suas conclusões em voz alta e debatam ativamente os assuntos.
  • Brainstorming: em especial em sessões em grupo, o brainstormings podem ajudar a gerar ideias e os pensamentos criativos.
  • Sessões focadas em um único tópico: escolher palavras-chave ou um único tópico pode incentivar que os alunos compartilhem opiniões e experiências sobre ele.
  • Aulas interativas não estão restritas a trabalhos em grupo. Também é possível realizá-las em atividades individuais, desde que o resultado seja debatido com a turma.
  • O objetivo é evitar o conhecido cenário em que a sala de aula se torna silenciosa e o professor fica falando o tempo inteiro.

5 sugestões de aulas interativas para utilizar em sala de aula

Como foi dito antes, prender a atenção dos alunos é cada vez mais difícil. Mas uma forma de driblar esse problema é através de conteúdos interativos. Veja a seguir algumas opções.

1. Traga blogs, vídeos e artigos online

Hoje em dia fazemos tudo pelo celular e computador: pagar conta, fazer compras, assistir filmes…

Os alunos com certeza já consomem o conteúdo em blogs, vídeos e redes sociais. Por isso utilizar esses recursos como uma ferramenta de aprendizado mostra como essas fontes podem ser usadas para a pesquisa.

Porém, não basta apresentá-los à turma. Mas é preciso exigir algum tipo de elaboração sobre o conteúdo. O professor pode pensar em propor resenhas, debates ou outras atividades a partir desse material.

2. Visitas virtuais a museus e outras instituições

Visitas a exposições de arte, cinemas e museus não são algo novo para os professores, sendo em si mesma, uma forma de aprendizado interativo.

Com a tecnologia disponível hoje, entretanto, é possível ir além das barreiras geográficas e fazer esses passeios e visitas através da internet.

Pedir que os alunos façam um trabalho citando as partes que mais gostaram e o que aprenderam com a experiência é portanto uma forma de estimular que elaborem sobre a atividade.

3. Notícias de jornal

Uma das formas de tornar as aulas interativas, atuais e descrever o contexto é com notícias de jornal. Essa é uma forma de trabalhar os conteúdos e estabelecer uma relação com o que está acontecendo aqui e agora no mundo. Mas para mostrar como a teoria dada em sala de aula toma forma no mundo.

4. Organize seminários

Uma forma de fazer com que os alunos compartilhem suas opiniões é organizando seminários. Pois as aulas interativas criam engajamento e interesse. E que forma melhor de fazer isso do que fazendo com que os alunos ensinem uns aos outros?

O professor pode listar uma bibliografia e deixar que os alunos fiquem responsáveis pela exposição de assuntos. Sugerir que relacionem as sugestões a seus conhecimentos que já tenham. Indo além dos textos propostos.

Esse é um estímulo para que aluno traga para o debate aquilo que realmente os interessa.

5. Torne os seus alunos produtores de conteúdo

Além dos seminários, outra forma de incentivar os alunos a compartilhar o conhecimento construído é transformá-los em produtores.

Uma proposta para colocar essa ideia em prática é dividir a turma em grupos e pedir que cada grupo inicie um blog, página em rede social ou canal de vídeo sobre o conteúdo da disciplina. O resultado deve ser apresentado para a turma.

Aulas interativas, alunos mais interessados

Como vimos até aqui, as aulas interativas abrem espaço para que os alunos se sintam mais livres para falar o que pensam e trabalhar juntos. Essa escolha metodológica ajuda a despertar o interesse.

A colaboração dos alunos pode trazer resultados incríveis até mesmo para o professor, resultando em uma sala mais criativa, participativa e estimulante.

Quer aprender em uma instituição que privilegia a interatividade? Então não deixe de conferir os nossos cursos de Graduação, Pós-Graduação, Extensão Acadêmica e Treinamentos Corporativos.
E, caso deseje encontrar mais informações como essa, acompanhe o nosso blog para mais conteúdo.

Categorias: Diversos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *