Após o crescimento dos serviços de streaming no Brasil, os seriados de TV se tornaram o passatempo favorito de quem adora relaxar assistindo uma boa trama. Afinal, nada melhor que uma série com enredo envolvente para ajudar a refrescar a cabeça e renovar as energias!

Melhor ainda quando por meio dela é possível unir o útil ao agradável e se manter conectado ao seu objeto de estudo. Infelizmente, nem todo mundo consegue fazer isso, mas, se você é estudante de direito, saiba que é possível.

São várias as séries, por exemplo, que abordam o Direito das mais diversas formas e ponto de vista. Essas são excelentes para quem precisa de um tempo de qualidade, mas sem se desligar dos estudos ou até mesmo do trabalho.

A seguir, confira uma lista com as 6 séries que todo estudante de Direito precisa assistir:

American Crime Story: o Povo Contra O.J. Simpson

1. American Crime Story: o Povo Contra O.J. Simpson

Aclamada pelo público e pela crítica especializada, a primeira temporada da série American Crime Story é baseada no livro de Jeffrey Toobin, The Run of His Life: The People v. O. J. Simpson. A obra, por sua vez, se baseia na história real do promissor jogador de futebol americano O. J. Simpson. Ele foi acusado de assassinar a ex-esposa Nicole Brown, bem como o amigo dela, Ronald Goldman.

A trama acompanha os bastidores do julgamento. Logo, é um prato cheio para um estudante de direito! Nela é possível observar de perto a atuação dos advogados, tanto de defesa quanto de acusação, assim como suas estratégias e manobras para conquistar o júri. Tudo isso, em um caso que influenciou fortemente a opinião pública. Imperdível! Encontre na Netflix!

Making a Murderer

2. Making a Murderer

Making a Murderer, assim como American Crime Story, retrata um crime verídico. Porém, Making a Murderer traz sua narrativa na forma de uma série-documentário, dividida em 10 episódios.

O seriado narra a história do americano Steven Avery, condenado e preso durante 18 anos pelo crime de estupro. Mas, após um exame de DNA feito tardiamente, Steven consegue provar sua inocência e recupera sua liberdade.

Mas, enquanto espera receber uma indenização do estado pelo tempo que passou injustamente na cadeia, em uma reviravolta, ele é acusado de um segundo crime, dessa vez, envolvendo o assassinato e a ocultação do cadáver de uma jovem fotógrafa.

Para os estudantes de direito, a série é uma excelente forma de entender como até mesmo um sistema judiciário competente está sujeito a erros e o quanto eles, assim como uma investigação tendenciosa, pode ter consequências devastadoras na vida das pessoas. Encontre na Netflix!

When They See Us

3. When They See Us

Na mesma linha das anteriores, ou seja, trazendo uma história real, When They See Us (Olhos Que Condenam, no Brasil) nos apresenta aos jovens que ficaram mundialmente conhecidos como “os cinco do Central Park”. A série tem apenas 5 episódios e é facilmente encontrada na Netflix!

Literalmente, no lugar errado e na hora errada, os cinco adolescentes, com idades entre 14 e 16 anos, se tornaram bodes expiatórios na investigação de um crime de estupro extremamente violento. Resultando, portanto, em uma condenação injusta, anos de encarceramento e em uma absolvição que só aconteceu muitos anos depois.

Durante a trama, somos levados a conhecer os esforços dos advogados de defesa para provar a inocência de seus clientes. Além disso, as estratégias da promotoria para confirmar a tese de que os garotos eram realmente culpados também são postas à prova.

Ademais, o seriado aborda temas importantes e bastante discutidos na atualidade como racismo, abuso policial, maioridade penal. Aliás, a série trata também a dificuldade em se restabelecer na sociedade após anos de prisão.

How to Get Away With Murder

4. How to Get Away With Murder

Em tradução literal para o português, o nome do seriado significa “como sair impune de um assassinato”. E é exatamente isso que a professora de Direito Penal e advogada bem-sucedida Annalise Keating ensina a seus alunos durante os episódios da série.

Ao escolher os melhores alunos de sua classe para auxiliá-la em seu trabalho, Annalise os mostra como contornar a lei para garantir o resultado que espera na defesa de seus clientes. Assim, quando o grupo acaba se envolvendo de verdade em um assassinato, cabe a eles utilizarem o que aprenderam para salvar a própria pele.

Para o estudante de direito, assistir a série é uma forma interessante de ver a aplicação, mesmo que fictícia, das teorias ensinadas em sala de aula. Além disso, o estudante pode entender como um advogado se beneficia de brechas na lei sem precisar corrompê-la. Encontre na Netflix!

Suits

5. Suits

Em Suits, Mike Ross, um jovem inteligente que, apesar de ter sido expulso da faculdade de direito, consegue um emprego em um dos escritórios mais conceituados de Manhattan. Ali, ele irá trabalhar com o renomado advogado Harvey Specter.

Assim, Mike e Harvey trabalham juntos e se esforçam para que nenhum outro membro do escritório saiba que Mike foi expulso da Universidade. O pupilo passa, assim, a entender que, para ser bem-sucedido na profissão, é preciso mais que decorar leis. E que, assim, certas coisas só se aprendem na prática.

De forma bem-humorada, a série retrata a rotina de um escritório de advocacia, bem como as diferentes formas de negociações e defesas utilizadas por seus profissionais. Além disso, Suits apresenta um diferencial interessante ao abordar o empreendedorismo jurídico e suas possibilidades. Encontre na Netflix!

Law & Order: Special Victims Unit

6. Law & Order: Special Victims Unit

Uma das séries mais queridas entre os fãs de investigação criminal, Law & Order retrata a rotina de um grupo de investigadores de elite. O grupo trabalha exclusivamente na resolução de crimes sexuais violentos, considerados hediondos pela justiça americana.

A série tem como um dos seus principais diferenciais o fato de a maioria dos casos desenvolvidos em seus episódios serem baseados em um caso real. Caso este que aconteceu na cidade de Nova Iorque (Estados Unidos). Além disso, é uma ótima opção para o estudante que gosta de Direito Penal ou que se interessa por uma carreira na Promotoria. Uma vez que aborda, principalmente, o trabalho da acusação, diferentemente da maioria dos seriados, que se concentra na defesa. Encontre na Globoplay!

E aí, gostou das indicações? Já assistiu alguma? Essas séries são um prato cheio para te lembrar o que te levou a escolher o Direito como profissão. Além disso, podem provar que estudar, nem sempre precisa ser cansativo. Em nossos cursos, você encontra metodologias de ensino diferenciadas e preços acessíveis. Venha conhecer nosso trabalho, acesse o nosso site e blog!


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *