Conforme a tecnologia e a sociedade avançam, também evoluem as relações de trabalho. Certas carreiras passam a ser mais valiosas, enquanto outras perdem um pouco o propósito. Então, se você está pronto para entrar ou se realocar no mercado de trabalho, confira 13 profissões que serão mais bem pagas em 2020.

1 – Gestores de RH

RH está passando por uma grande revolução. A Indústria 4.0 traz mudanças nos métodos de produção e também na forma como os profissionais se relacionam. Por isso, os conceitos praticados pelo RH atual buscam trazer muito mais conforto e qualidade de vida para os profissionais.

Além disso, existem mudanças grandes também nos métodos de contratação. As habilidades técnicas não são mais a única preocupação, com uma busca bem forte por profissionais que se encaixem na cultura da organização. Isso significa um novo desafio para os profissionais de RH e aqueles que dominarem essas técnicas e demandas tem muito mais chance de sucesso no mercado.

2 – Desenvolvedores de softwares

Programadores, desenvolvedores de softwares, analistas de sistemas, engenheiros da computação. Basicamente, todas as profissões que conhecem bem as formas como a programação funciona, tem um potencial de ser muito bem paga em 2020 e além.

Ideias como a Inteligência Artificial, o Big Data e a Internet das Coisas, estão saindo do papel, o que significa que é preciso de cada vez mais profissionais que entendem e sabem trabalhar com essa tecnologia. Dada toda a dependência e demanda por softwares, aplicativos, sites e diversos outros recursos, existe uma garantia enorme de trabalho e de remuneração.

3 – Business Intelligence

Uma profissão com uma boa relação com a tecnologia é o analista de BI. Este conceito visa trazer as informações, coletando e as analisando, de modo a promover insights que possam ajudar a empresa a crescer ou a ter uma rotina mais eficiente. É um profissional com enorme potencial, especialmente por conta do alto volume de dados que deve surgir nos próximos anos.

4 – Especialista em energias alternativas

Seja energia solar ou eólica, a busca por fontes alternativas está cada vez maior. Por conta da preocupação com a sustentabilidade, estas fontes de energia renováveis e sustentáveis estão com uma altíssima demanda e um enorme potencial, assim como os profissionais que tem conhecimento para trabalhar com elas.

Já existem muitas empresas de energia tradicional que apostam nessa solução para se manter relevante. O mesmo se aplica ao mercado de trabalho.

5 – Profissionais de UX

User Experience ou a Experiência do Usuário, é uma forma de criar uma situação que garanta ao cliente toda a assessoria para o serviço ou produto contratado. É uma disciplina que se subdivide em diversas carreiras, como UX Designer, UX Writer e outros.

6 – Gestor de inovação e criatividade

A mudança destacada pela Indústria 4.0 também traz alternativas na forma como o trabalho é executado. Por isso, empresas apostam em gestores de inovação e criatividade não somente para criar produtos novos, mas implementar novas formas de trabalhar.

Conceitos como design thinking e as metodologias ágeis são habilidades fortes para este tipo de profissional e as empresas sempre buscam aqueles conseguem dar uma “agitada” na forma como as coisas são feitas.

7 – Enfermeiros e cuidadores em domicílio

Um grande mercado que ainda não é totalmente explorado é o da terceira idade. Com o envelhecimento da população, a pirâmide de idade está aos poucos se invertendo, fazendo com que tenhamos mais idosos do que nunca. Com isso, profissões para cuidado com os idosos passam a ser ainda mais valiosas.

Esse tipo de público demanda cuidados, que dificilmente podem ser atendidos pelo sistema de saúde e os modelos tradicionais. Enfermeiros e cuidados a domicílio podem encontrar um grande mercado para ajudar a cuidar dos idosos.

8 – Médicos

O mesmo se aplica a médicos. Uma profissão que paga tradicionalmente bem, tende a se tornar ainda mais importante por conta dos fatores descritos acima. Porém, como a medicina evolui cada vez mais rápido e a tecnologia permite tratamentos ainda melhores, é importante se especializar em conhecê-las e apostar em um atendimento próximo e personalizado.

9 – Advogados

Outra profissão que paga tradicionalmente bem, os advogados também devem passar por grandes mudanças no mercado de trabalho. A LGPD, por exemplo, é a Lei Geral de Proteção aos Dados Pessoais, que dita como estas informações são trabalhadas na internet. Profissionais com o conhecimento sobre estas leis e todo um novo prisma legal digital, podem ter uma demanda enorme.

Além disso, a tecnologia pode representar mudanças na forma como este ramo trabalha. A inteligência artificial e conceitos como o blockchain mudam a própria forma como os profissionais do direito trabalham, o que significa que é importante conhecer a tecnologia tanto quanto as leis.

10 – Engenheiro ambiental

A preocupação com o meio ambiente já foi mencionada, o que significa que o engenheiro ambiental irá ter um papel fundamental de tentar reparar ou mitigar os danos que o meio ambiente vem sofrendo.

É uma profissão que também pode ter enorme peso urbano, já que as cidades precisam ser cada vez mais autossuficientes e encontrar soluções de produção internas, de modo a permitir que o campo se desenvolva como um local de proteção ambiental.

11 – Engenheiros mecânicos e eletrônicos

Os engenheiros, especialmente os mecânicos e eletrônicos, tem um enorme desafio. Encontrar formas de potencializar a casar toda a tecnologia com formas eficientes de fazê-la funcionar. Mudanças estão ocorrendo desde o chão de fábrica até as nossas próprias casas, o que significa que esse profissional deve ter uma alta demanda.

12 – Compliance e segurança

Seja em relação a dados ou às normas de uma empresa, especialistas em compliance e segurança já são muito procurados, devendo apenas crescer no futuro próximo. Este conceito visa agir em conformidade com as Leis, regras da empresa e melhores práticas de segurança, e cada vez mais são exigidos profissionais que conheçam essas normas, além de formas inteligentes de implementá-las. A Graduação em Segurança Pública é uma excelente opção de formação para atuar nessa área.

13 – Geneticista

Os geneticistas irão atuar em conjunto com o médico para detectar doenças antes mesmo que os sintomas apareçam, agindo de maneira preventiva e trazendo ainda mais qualidade de vida para a população. Por conta do alto fator de prevenção, é um profissional que deve ser altamente procurado.

Estes são alguns exemplos de profissões que terão altíssima demanda no futuro próximo e, por isso, devem pagar muito bem. O que você acha? Se interessou por alguma delas? Então confira os nossos cursos e comece a se preparar!

Categorias: Educação

Leonildo Marques Silva

Diretor Geral da Faculdade Sensu - Diretor de Comunicação e Marketing do Instituto Lato Sensu – Sócio Proprietário da ALTI Serviços em Tecnologia da Informação - Professor da Educação Básica na Rede Pública do Estado de Goiás Licenciado em Ciências Biológicas pela UFG. Especialista em Análise Ambiental e Geoprocessamento pela UFG. Especialista em Perícia Ambiental pela PUC/GO. É aluno especial do programa de pós-graduação stricto sensu em Educação, Linguagem e Tecnologia – IELT/UEG. É membro do grupo de pesquisa em Didática (DIDATKÉ) na Faculdade de Educação da UFG.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *