Apesar de não ser uma tarefa fácil, conciliar trabalho e estudos é uma experiência que faz parte da rotina de grande parte dos brasileiros. Seja por opção ou por necessidade, diversos estudantes universitários de todo o país enfrentam essa jornada dupla em busca de um futuro melhor.

Isso acontece, principalmente, por causa da competitividade do mercado, que cresce cada vez mais. A exigência de cursos superiores como um requisito básico já é norma no âmbito profissional, e não mais um grande diferencial.

No entanto, conseguir exercer essa jornada dupla e obter sucesso nas atividades não é tarefa fácil. É necessário criar uma rotina que estimule a motivação e ajude a manter o foco.

Por isso, para te auxiliar no desempenho dessas atividades da melhor maneira possível, vamos apresentar algumas dicas, estratégias e hábitos que você pode incorporar no seu dia a dia para criar uma rotina que permita conciliar o trabalho e o estudo. Confira!

Dicas para uma rotina de trabalho e de estudo

1 – Organização é a base de tudo

O primeiro passo para conseguir conciliar trabalho e estudo é ter organização. São muitas tarefas a serem cumpridas, por isso, caso você não planeje o que fazer em cada horário do seu dia, é muito provável que não consiga resolver o necessário dentro das 24 horas disponíveis.

Uma boa dica é utilizar uma planilha ou uma agenda para anotar suas atividades diárias, semanais e mensais. Isso possibilita que você tenha uma visão mais geral do que é necessário fazer em cada período, o que ajuda tanto na lembrança das responsabilidades e dos prazos, como na manutenção do foco. Para que isso funcione, o melhor é deixar esse material em um local bem visível.

Essas atividades descritas devem ter sempre como base seus objetivos, metas e prazos. Então, antes de colocá-las no papel ou digitá-las no computador, é interessante separar um tempo para definir quais são as suas prioridades. Quanto mais claro o objetivo a ser alcançado, maior é o estímulo para realizar as tarefas.

E não se esqueça de também deixar horários marcados para comer e para dormir. Afinal, ter uma boa alimentação e manter o sono em dia são práticas essenciais para que seu desempenho não seja prejudicado.

2 – Seja fiel ao seu planejamento

De nada adianta fazer um cronograma completo de atividades se você não se esforçar para cumpri-las. Respeite sempre que possível os seus horários, mantendo as tarefas em dia e não permitindo que o trabalho ou o estudo fiquem acumulados.

Sendo pontual nos seus compromissos e iniciando e finalizando as tarefas nos horários planejados, as chances de que você consiga realizar tudo que precisa e alcance seus objetivos se tornam muito maiores.

3 – Potencialize seu tempo

Para aumentar sua produtividade e eficiência, é importante que você aprenda a aproveitar os espaços de tempo disponíveis no seu dia a dia. Por exemplo, se você tem uma consulta com um médico ou um dentista e sabe que ficará um tempo esperando até ser chamado no consultório, pode aproveitar para, na sala de espera, estudar algum conteúdo ou atualizar as leituras das aulas.

O mesmo vale para o tempo perdido no ônibus, no intervalo do almoço. Assim como, em qualquer outro “tempo livre” da sua rotina em que você normalmente não faria nada ou gastaria os minutos checando as suas redes sociais.

Por isso, sempre que possível, carregue seu material de estudo com você. Para quem precisa conciliar trabalho e estudo, cada minuto pode ser melhor aproveitado. Fique atento às oportunidades que você tem e ao tempo que pode ser utilizado de forma útil.

Nos feriados e fins de semana, tente limitar o tempo de lazer e dedicar pelo menos algumas horas para os estudos. Pode ser difícil trocar uma série ou filme por videoaulas e leituras, mas pense que isso é somente uma fase e que, quanto mais você se dedicar aos seus objetivos, mais rapidamente irá alcançá-los.

4 – Tenha um tempo de descanso entre as atividades

Apesar de precisar aproveitar o tempo o máximo possível, é recomendado que ao menos um dia da semana você se desligue das atividades profissionais e dos estudos.

Quando for estabelecer seu planejamento semanal, já reserve um dos dias, como o sábado ou o domingo, para descansar e sair com a família ou com os amigos. Esse momento é fundamental para distrair a sua mente e permitir que seu corpo e seu cérebro sejam recarregados para uma nova semana.

No dia a dia, também é uma boa ideia fazer pequenas pausas para descanso entre os períodos de realização das tarefas. Além de evitar a fadiga e diminuir o estresse, esses intervalos podem ser usados para um alongamento, um pequeno lanche ou, simplesmente, para que você levante da cadeira e espaireça a sua mente.

O tempo adequado de pausa varia de pessoa para pessoa, mas uma boa dica é começar com o Método Pomodoro, que recomenda que se faça um intervalo de 5 minutos a cada 25 minutos de concentração no trabalho ou nos estudos. A cada quatro pausas dessas você pode fazer uma maior, de até 15 minutos.

5- Sua rotina, seu tempo

Contudo, o ideal é que você experimente cronometrar tempos diferentes e ver como a sua mente reage. Depois é só continuar aplicando o tempo que funcionou melhor no seu dia a dia. Mas, cuidado: deixar o celular por perto para cronometrar o tempo pode ser uma distração. Por isso, opte pelo modo avião, assim você evita as tão atraentes notificações.

Com essas dicas, com certeza você conseguirá ter mais motivação e foco para encarar a rotina de jornada dupla. No entanto, sabemos que conciliar o trabalho e o estudo não é uma tarefa fácil, afinal, apenas com as atividades profissionais muitas vezes já parece que não temos tempo sobrando em nosso dia.

Mas, ainda assim, é muito importante se esforçar e investir em um curso superior. Ao se tornar um profissional especializado e qualificado, você garante uma posição melhor no mercado de trabalho e, consequentemente, abre caminhos para um futuro de sucesso.

Ficou interessado? Então conheça nossos cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão Acadêmica. Podemos te ajudar nessa missão!

Categorias: Diversos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *