Vivemos em um momento desafiador para qualquer estudante, por este motivo preparamos algumas dicas para que você saiba como manter seu ritmo de estudos durante a quarentena. Algumas adaptações são necessárias para não prejudicar a sua produtividade.

Você pode fazer do tempo a mais que tem casa como essencial para a sua preparação futura, desde que você crie as condições ideais para manter seu ritmo de estudos. A organização deve ser redobrada e o acompanhamento do planejamento inicial é imprescindível para evitar preocupações.

Se você está em ano de vestibular e do exame nacional do ensino médio (Enem) ou é graduando, continue a leitura para descobrir como é possível manter seu ritmo de estudos durante a quarentena, sem perder o foco em seu objetivo acadêmico.

Crie um espaço para os estudos

Para manter seu ritmo de estudos durante a quarentena é importante contar com um local calmo e organizado em sua casa, algo que se assemelhe ao ambiente acadêmico. Evite cômodos movimentados e muito relaxantes. Organize uma mesa para auxiliar nos estudos.

Peça o apoio dos familiares ou demais moradores da casa para evitar interrupções desnecessárias e, na medida do possível, faça os mesmos horários do momento anterior à quarentena.

Nesse espaço, preze pela boa iluminação e conforto, evitando o uso de aparelhos eletrônicos, uma vez que podem promover a dispersão da atenção.

Planeje o seu ritmo, a sua rotina

A ausência de deslocamento pode ser um ganho para os estudantes durante a quarentena. Esse tempo pode ser utilizado para planejar diariamente os estudos e a revisão da matéria. As aulas online, oferecidas pelas instituições de ensino, não devem ser negligenciadas, assim como as propostas de trabalhos acadêmicos.

Para evitar a distração e manter o ritmo, crie uma agenda com as principais atividades a serem realizadas diariamente e separe um tempo para a revisão da matéria estudada anteriormente. Para a fixação do conteúdo, preze pela realização de exercícios e mantenha as leituras obrigatórias em dia.

Se sentir necessidade, organize cada hora de seu dia, sinalizando as pausas para almoço e lanche, de forma a manter a mente descansada para os estudos. O descanso é imprescindível para manter o ritmo e alcançar produtividade, além de evitar a estafa mental.

Esteja conectado ao ambiente acadêmico

Os estudantes entendem a importância de estarem sempre conectados e em discussão com seus colegas de estudos. Esta atitude é benéfica para deixar a rotina mais leve, além de auxiliar na compreensão da matéria.

Busque manter o contato, sobretudo, durante a realização de atividades, prezando por uma troca de experiências, mesmo que você e seus colegas não estejam mais em sala de aula. Fora isso, exponha suas dúvidas aos professores e participe dos encontros digitais. Isso pode te ajudar, e muito, a manter o ritmo de estudos.

Se organize, desenvolva habilidades

Como dito, esse período de quarentena pode permitir o aproveitamento das horas utilizadas para o deslocamento. Esta é uma oportunidade para o desenvolvimento de habilidades complementares por meio de cursos online, por exemplo.

Existem, ainda, diversas opções gratuitas que vão auxiliar no aprendizado de idiomas, matérias relevantes e até mesmo no aprofundamento de disciplinas. Com esse preparo, será possível buscar uma maior motivação, mantendo seu ritmo de estudos.

Ritmo mental e corporal

O cuidado com o corpo também é importante para manter a mente ativa durante a quarentena. Se possível, inicie a realização de atividades físicas ou simplesmente alongamentos para melhorar a qualidade de vida em tempos de isolamento social.

Se você preferir, há a possibilidade de investir em um hobby para que a rotina de estudos não se torne pesada e você não perca seu ritmo. Fique atento com os efeitos contrários ao desejado, o que pode impedir que a sua produtividade se mantenha em alta.

Procure separar um tempo para a realização de atividades prazerosas, capazes de tornar a rotina mais leve. Se sentir dificuldade devido à ansiedade, liste o que pretende fazer nas horas de descanso, evitando, assim, abrir mão desses momentos tão importantes.

Não abra exceções na quarentena

Nesse período, é comum considerar algumas indulgências para tentar manter o ritmo, mas isso poderá ser prejudicial à eficácia dos estudos. A máxima “não deixe para depois o que pode ser feito agora” nunca foi tão importante.

Evite postergar atividades e deixar a matéria acumular, isso poderá provocar desânimo e dificultar o retorno à vida acadêmica após a quarentena. Para que isso seja evitado, teste diferentes métodos de organização e se implique nos estudos.

Você pode, por exemplo, fazer uma pausa a cada duas horas ou separar um dia da semana para focar em um curso complementar. É importante observar o seu ritmo pessoal, de modo a descobrir o que irá ajudar com mais eficiência.

Amplie suas fontes de aprendizado

Com a suspensão das aulas presenciais, você tem a liberdade de definir outros métodos de aprendizado que são incomuns a esse meio. Experimente contar com o auxílio de canais do YouTube, podcasts e até mesmo músicas para fixar o conteúdo de forma divertida.

Esse período é delicado e deve ser enfrentado com todos os recursos disponíveis para um aproveitamento mais efetivo dos dias. Lembre-se que o ritmo de estudos é obtido por meio de um manejo dos fatores listados até agora, até mesmo como manter a alimentação e o descanso em dia.

Também é importante o convívio social, seja ele familiar e/ou com pessoas fora desse círculo. Utilize plataformas de conversas em vídeo para manter a conexão e evitar o completo isolamento, uma vez que isso poderá favorecer o surgimento de problemas psicológicos.

Adapte os seus estudos – quarentena

Se, por outro lado, você está enfrentando a suspensão das aulas presenciais sem a reposição online, este é o momento em que você pode focar na revisão do que foi ministrado até o momento.

Busque o apoio de pessoas que estão em situações acadêmicas distintas (alunos veteranos ou formados) para a organização de suas matérias. É possível encontrar materiais nas bibliotecas digitais e criar um método de estudos que corresponda ao seu ritmo.

Neste período, você pode descobrir que se adapta melhor aos mapas mentais, por exemplo, do que aos resumos. Para manter seu ritmo de estudos durante a quarentena, é importante fazer testes até chegar ao modelo que mais funciona para você.

O objetivo é manter a qualidade de vida, sem abdicar do cumprimento das tarefas acadêmicas essenciais ao seu sucesso profissional.

Conheça os nossos cursos ofertados e inicie a construção de seu futuro.

Categorias: Diversos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.