Uma renda extra é sempre muito bem-vinda, principalmente, para aqueles que estão cursando o Ensino Superior. Sabemos que esse investimento não é baixo e, muitas vezes, precisamos de dinheiro além do orçado em nosso salário fixo para conseguirmos dar conta de todos os gastos que envolvem os estudos, não é mesmo?

Veja alguns dos custos extras, além de, claro, da própria mensalidade, que os estudos podem gerar:

– Alimentação durante a aula;
– Transporte;
– Xerox de materiais de aula;
– Compra de livros;
– Compra de materiais básicos;
– E diversos outros.

Mas, nós estamos aqui com uma boa notícia. Preparamos uma lista com ideias para você colocar em prática com o objetivo de conseguir uma renda extra para ajudar a custear os seus estudos. Vamos lá?

Fazer e vender doces

Não importa que tipo de doce você saiba fazer, esse alimento é sempre bastante procurado por diversas pessoas. Afinal de contas, o açúcar dá muita energia e disposição para aqueles que o consomem, o que pode te gerar uma renda extra.

Você pode fazer testes para, então, definir um cardápio oficial. Uma dica é oferecer tanto a opção de porções e doces pequenos quanto a opção de um doce inteiro, como um bolo de laranja ou de chocolate, por exemplo.

Lembre-se que além de muito gostoso, os seus doces devem ter um diferencial, como por exemplo: contar uma história, uma receita que é da sua família; você pode aproveitar e colocar essa história nas embalagens. Ou o diferencial pode estar nos seus ingredientes ao, por exemplo, utilizar produtos in natura, produtos vindos de agricultura familiar ou chocolates suíços.

Comece divulgando ao seu grupo de amigos, daí crie um Instagram a fim de fortalecer esse processo de divulgação, mas já tenha o seu cardápio oficial definido, hein?! Nada impede que, posteriormente, você possa fazer enquetes com o público e introduzir novas opções de suas guloseimas.

Revenda de roupas e acessórios

Essa é uma atividade que não demanda tanto tempo e pode dar muito certo como renda extra se o seu círculo de amigos gostarem da ideia de comprar roupas e acessórios. Analise o que os seus amigos mais consomem. Pode ser:

– Lingerie;
– Roupas de academia;
– Camisetas diferenciadas;
– Acessórios;
– Etc.

Assim, crie um catálogo especial e comece a divulgar seus produtos.

Busque opção de lojas na sua cidade ou de empresas que aceite vender em consignação. Há várias marcas de atacado que vendem apenas para revendedoras também. Se você precisar de um CNPJ, dê uma conferida se a abertura de um MEI não pode ser uma opção para você.

Maquiagens para festas, formaturas e ensaios

Caso você saiba como lidar com produtos de maquiagem e tenha a habilidade de fazer diferentes tipos de pintura, esse trabalho extra pode ser excelente renda para você. Muitas pessoas buscam sempre maquiadores de confiança para formaturas, casamentos, festas e até para tirar fotos para postar nas redes sociais.

Não deixe de criar um Instagram ou um canal no Youtube para divulgar o seu trabalho e para criar alguns tutoriais de maquiagens bem básicas para auxiliar o seu público.

Outra dica de conteúdo para te ajudar a criar autoridade no assunto é fazer review de alguns produtos específicos para ajudar o seu público a entender melhor sobre maquiagens.

Conserto de computadores

Se você tem uma formação ou conhecimento técnico em manutenção de computadores, você pode oferecer esse serviço. É comum encontrarmos pessoas dispostas a pagarem bem por uma formatação básica em seus computadores. Muitas vezes, o que pode parecer muito simples para você, é um bicho de sete cabeças para outras pessoas.

A mesma ideia pode servir para celulares. Você pode até encontrar e atingir um grupo de pessoas mais idosas que querem aprender a mexer com seus celulares, mas que não obtém ajuda de quem está a sua volta. Assim, você pode ensiná-los quanto aos princípios básicos de como lidar com um aparelho e muitos estão dispostos a pagar por isso.

Entender essa equação, em qualquer área, pode te garantir uma renda extra.

Marketing Digital

Caso você tenha conhecimento na área, seja em planejar anúncios pagos, produzir conteúdo, seja em fazer artes para postagens em redes sociais, você pode oferecer esses serviços tanto para agências digitais, start ups quanto para pequenas empresas que não têm uma equipe de Marketing estruturada ainda.

A dica sobre criar um perfil no Instagram aqui também é válida. Além de demonstrar que você tem conhecimento na área, também inicia a criação de autoridade da sua marca.

O Marketing é cartaz de trabalhos de muitos freelancers, por exemplo, podem ser esses trabalhos dos mais variados possíveis. Procure primeiro entender em que você tem habilidade e do que gosta de fazer, tal como fotografia de produtos, e invista um dinheiro extra nesta área.

Traduções

Você é craque em alguma língua estrangeira? Se sim, a tradução simultânea ou de documentos pode ser uma opção de trabalho para você.

O mundo está cada vez mais globalizado e a necessidade de traduções está em alta, o que faz disso uma excelente oportunidade de renda. Existe até o ramo de traduções juramentadas, em que os tradutores precisam fazer provas e testes para terem esse certificado.

Traduções juramentadas têm alta procura, pois são muito usadas para diplomas, certificados e documentação, principalmente quando os documentos brasileiros são utilizados no exterior.

Revisão ABNT

Se você gosta muito das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e tem conhecimento aprofundado a ponto de fazer uma revisão de um trabalho acadêmico, essa pode ser a opção perfeita para sua renda extra.

Todo semestre, há muitos estudantes envolvidos com artigos e com Trabalho de Conclusão de Curso, o famoso e temido TCC. Depois que eles finalizam o desenvolvimento do trabalho, há toda a formatação e padronização das normas da ABNT para fazer.

Essas regras são bastante específicas e valem pontos durante a análise do trabalho pela banca examinadora. Muitos estudantes estão dispostos a pagar profissionais para fazer essa formatação, ao invés de estudarem a fundo as normas para poder aplicar em cada página, citação e referência do trabalho.

Lembre-se que esse trabalho é muito sério e envolve parte do resultado acadêmico de uma pessoa. Por isso, somente o faça se você tiver conhecimento aprofundado e segurança de todas as normas.

Transporte de passageiros

Se você possui acesso a um carro e sabe dirigir bem (além de gostar, é claro), os aplicativos de transporte de passageiros podem ser uma ótima pedida. Você pode trabalhar no seu tempo livre e no final de semana e garantir uma renda extra no final do mês.

Desapegue do que não usa

Fazer a moda circular levanta totalmente a bandeira da sustentabilidade. Quando damos outro destino para roupas e objetos que não usamos mais, evitamos que essas peças fiquem paradas, sem uso em nossos guarda-roupas e que outras pessoas precisem comprar essas mesmas peças novinhas em folha, reutilizando, assim, algo que já está ali, pronto para o consumo. A moda Second Hand, muito conhecida nos Estados Unidos, já chegou ao Brasil e defende justamente isso, a reutilização de coisas já usadas.

Os conhecidos e antigos brechós agora foram valorizados, ganharam cara nova. Eles não são mais os espaços onde só têm velharias. A moda Second Hand tem uma venda personalizada, com peças em ótimo estado. Basta participar de grupos e perfis que mexem com isso ou você mesmo pode criar um Instagram para começar as suas vendas.

Você pode, primeiramente, vender as coisas que não quer mais, podendo aceitar até colocar à venda produtos de outras pessoas perante uma pequena comissão em caso de venda.

Agora que você já tem várias ideias de como ganhar uma renda extra, que tal dar o passo para investir na sua educação, em conhecimento e em um futuro profissional de sucesso? Entre no nosso site e conheça todas as opções de curso que temos disponíveis para você!


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *