Você era aquela pessoa que ajudava os colegas na hora da aula explicando o conteúdo? Ou, você era bom nas apresentações em frente à classe? Se a resposta foi sim, ao menos, a uma das perguntas acima, talvez você já tenha pensado em ser professor. Quem sabe, em fazer Pedagogia.

Há muitas opções de cursos que formam professores, mas a Pedagogia tem particularidades notáveis. Ficou interessado!?

Então, continue lendo e conheça alguns aspectos do curso de Pedagogia.

1. A Pedagogia é uma licenciatura específica

A Pedagogia é um curso de licenciatura, ou seja, prepara o profissional para ser professor. Entretanto, diferente de outros cursos, como Letras e Matemática, a Pedagogia forma professores generalistas.

Isso quer dizer que esses professores podem ministrar aulas para alunos da Educação Infantil, em séries iniciais, do 1º ao 5º ano, e na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A Educação Infantil diz respeito à crianças de zero a seis anos, em estágio de desenvolvimento integral, ou seja, físico e psicossocial. Já as séries iniciais se referem a Educação de crianças de seis a onze anos em estágio de alfabetização, letramento, cultura, difusão de diversas formas de expressão e habilidades.

Enquanto a Educação de Jovens e adultos diz respeito à adolescentes e adultos de diversas idades e que não puderam ter acesso ao ensino no tempo certo. Assim, essas pessoas necessitam aprender os conteúdos que ficaram para trás.

2. A didática é diferente

Trabalhar com a faixa etária de 0 à 11 anos exige muito preparo e muita dedicação. Diferente dos alunos mais velhos que entendem abstrações, os menores têm mais dificuldade porque se encontram no estágio anterior às operações formais, conforme descrito por Piaget. Por isso, precisam do apoio de objetos concretos para aprender.

É por isso também que o curso de Pedagogia possui muita didática e incentiva os professores a usarem métodos e materiais diversos para ensinar conforme a faixa etária dos alunos.

3. Pode trabalhar na administração escolar

Além de ser professor, quem se forma pedagogo pode assumir também cargos como supervisão, coordenação ou direção escolar. O profissional na gestão educacional tem a função de articular e acompanhar as ações pedagógicas na escola.

Esse profissional atua junto ao corpo de professores e coordena as atividades pedagógicas. Deu pra perceber que essa área costuma ser bastante cobiçada pelos pedagogos, certo!? Além disso, a remuneração é atrativa.

4. Pode trabalhar em empresas

Empresas, Organizações não Governamentais (ONGs) e centros comunitários também são locais de atuação de um pedagogo. Sempre que o trabalho dessas instituições envolver treinamento, capacitação ou atividades com crianças e adolescentes, há a necessidade de um pedagogo.

Nas empresas, o pedagogo usará seus conhecimentos para desenvolver o capital humano. Isso inclui planejamento de cursos, capacitações, palestras, bem como outros métodos, como a gamificação e a Educação à distância.

Em ONGs e centros comunitários, o pedagogo poderá envolver atividades para crianças e adolescentes. As brinquedoteca e contações de histórias, por exemplo, assim como as atividades lúdicas e esportivas.

5. Criatividade é importante

Criatividade é a aptidão para criar, inventar coisas novas e novas maneiras de fazer as coisas. A criatividade é uma qualidade bastante apreciada em Pedagogos, já que é a base para criar maneiras diferentes de ensinar os alunos.

O curso costuma estimular muito a criatividade. Os estudantes, por exemplo, tem de escolher uma história e contá-la, com o figurino adequado, fazendo dramatização. Também é dado incentivo à reciclagem, à utilização de sucatas para fazer brinquedos.

6. Pedagogia e empregabilidade alta

Existe muita demanda por pedagogos! A área da Educação supre a grande maioria dos formados na área.

Toda cidade, por exemplo, por menor que seja tem uma escola e essa escola precisa de professores. Então, o emprego é certo. Não só se tem muita oferta de emprego como se tem emprego em qualquer lugar do país.

Pedagogos também podem atuar em empresas, ONGs, Centros Comunitários, Editoras e Instituições hospitalares.

7. O símbolo da Pedagogia não é a coruja

A coruja logo vem à mente quando se fala em Pedagogia. São cadernos, chaveiros e lembrancinhas de formatura com o símbolo impresso.

Entretanto, a coruja não é o símbolo oficial da Pedagogia. O símbolo da profissão é um caduceu de Hermes sobre uma flor-de-lis de cor verde.

O caduceu é um bastão vertical com duas asas e duas serpentes. Ele está sobre uma flor-de-lis verde que representa o espírito da orientação. Ele expressa poder, sabedoria, virtude e luz do saber.

8. Estágios são obrigatórios

Os estágios durante o curso são obrigatórios. Eles fazem parte do preparo do Pedagogo como profissional e devem ser encarados com muito respeito.

Assim, o aluno poderá sentir o gosto do dia a dia da profissão. Para atuar no estágio é preciso, então, planejar as atividades e seguir a fala da orientadora. Atenção, o pedagogo não se forma se não cumprir a carga horária de estágio.

Além disso, é possível conseguir estágios não obrigatórios e remunerados. Desse modo, você pode começar a trabalhar na área antes de se formar.

9. Pode atuar na Educação Especial

O Pedagogo pode e deve atuar na Educação Especial. Mas, para isso é básico que ele realize, ao menos, uma pós-graduação na área.

Os alunos com necessidades especiais possuem alguma deficiência ou síndrome. A título de exemplo, deficiência física, intelectual, múltipla, assim como visual, auditiva, ou síndrome de Down, e entre outras.

O pedagogo tem, então, a função de fazer atividades pedagógicas com os alunos, tendo em vista suas limitações. Entretanto, ele deve sempre buscar incentivar a cognição, o campo sensorial e socioemocional de seus alunos.

10. Estudar e entender um pouco de Psicologia

Faz parte da grade curricular do curso de Pedagogia matérias de Psicologia. No curso, há um pouco sobre Psicologia Geral e Psicologia Infantil. Desse modo, são estudados autores que tratam do desenvolvimento quanto à aprendizagem, como, por exemplo, Jean Piaget, Vygotsky, Wallon e outros.

As crianças se desenvolvem e se comportam de modo diferente do adulto. Assim, é preciso entender como isso funciona, para saber como trabalhar com elas.

A Pedagogia é um curso interessante! Ela apresenta vários aspectos notáveis.

Ser pedagogo exige esforço e saber em diversas áreas, assim como muita habilidade para lidar com pessoas. Há ainda alta demanda para essa função em lugares variados do país.

Além disso, o professor é aquele que forma todas as outras profissões. A Pedagogia tem uma função a mais por atuar de modo direto com crianças, com a nova geração.

Gostou das curiosidades do curso de Pedagogia? Então, conheça esse e outros cursos visitando o nosso site!

Categorias: Educação

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *