integração acadêmica é um processo crucial, com o objetivo de facilitar a adaptação de alunos nos mais variados ambientes educacionais. Para muitas pessoas, o ingresso em uma instituição superior é um grande objetivo de vida e até mesmo uma passagem para um futuro mais promissor. Entretanto, a faculdade vai muito além da formação profissional.

Então, se você quer entender como tornar essa experiência ainda mais impactante, continue lendo o post. Entenda por que a integração acadêmica é tão importante.

O que é integração acadêmica?

A integração acadêmica é um processo que visa garantir que o aluno esteja totalmente integrado à faculdade em que estuda. Basicamente, é um processo que faz com que ele se sinta parte ativa e não somente um frequentador ou estudante. Portanto, são abordadas questões como:

  • O papel do estudante na faculdade;
  • Seu desempenho acadêmico;
  • O desenvolvimento pessoal e profissional;
  • O sentimento de gostar dos conteúdos do curso;
  • A identificação com os valores do curso, assim como com os da faculdade.

É impossível mencionar a integração acadêmica, sem mencionar seu impacto pessoal. Ao se integrar com a faculdade em si, o aluno também se relaciona com todos que fazem parte dela, como, por exemplo, os professores, outros alunos e qualquer outra pessoa.

Qual é a importância da integração acadêmica na faculdade?

As primeiras experiências que um aluno passa ao entrar na faculdade dizem muito sobre toda a sua vida profissional e não somente acadêmica. Ou seja, se os alunos conseguem se integrar bem na faculdade, estão em uma melhor posição para aproveitar todas as vantagens que ela oferece, que vão muito além das aulas. Um fator crucial nesse sentido é a ampliação da rede social, o que nos leva à primeira vantagem da integração acadêmica.

A integração com outros alunos

A integração com outros alunos é importante em dois sentidos: os veteranos e os alunos que estão na mesma turma. Os veteranos, em especial, têm um papel crucial. Conscientemente ou não, eles representam para os novos alunos modelos de sucesso. Ou seja, são pessoas que já passaram por aquilo e conhecem tudo sobre a faculdade. Eles sabem como funcionam as disciplinas, conhecem os professores e sabem tudo sobre a instituição.

Ao ver os veteranos se formando, com sucesso e em grandes empresas, é uma grande fonte de motivação para os novos alunos. Além disso, existe a questão prática. Os veteranos são aqueles que dão dicas do dia a dia sobre as disciplinas, como lidar com certos professores, como se preparar para as provas e até mesmo questões mais práticas como bons lugares para almoçar, o ponto ideal para pegar o ônibus ou o lugar mais barato para tirar xerox.

Do ponto de vista dos alunos que fazem parte da mesma turma, o objetivo é criar a sensação de camaradagem. São aqueles que estão nas trincheiras com os alunos, passando pelos mesmos problemas e enfrentando as mesmas dificuldades. Além do apoio e da tranquilidade que isso gera, ainda cria mais formas de ajudar o aluno.

A integração com as disciplinas

Dependendo do curso, as disciplinas podem ser bem difíceis. Por isso, a integração acadêmica é focada em tornar esse processo mais tranquilo para os alunos. No primeiro semestre especialmente, o foco é apresentar conteúdos mais gerais e introdutórios. Porém, o que mais pega os alunos novos de surpresa é a diferença entre as demandas da escola para a faculdade.

Então, é crucial que as disciplinas introdutórias tragam o primeiro contato com o curso, e com a própria profissão. Se as disciplinas iniciais forem mais genéricas, o aluno pode perder esse contato. É preciso também preparar os alunos para conteúdos que foram vistos em um mês inteiro durarem apenas uma única aula.

A integração com os professores

Os professores são mais do que apenas instrumentos para a transmissão do conteúdo, e é isso que os alunos precisam enxergar. Além disso, o nível dos professores pode variar muito de acordo com sua capacidade acadêmica. Alguns podem ser muito experientes e com toda a capacidade para prender a turma. Outros, podem ser veteranos de mercado, com muito conhecimento, mas pouca habilidade acadêmica.

Os veteranos e outros alunos também podem ajudar nisso. Eles passam dicas de como lidar com tal professor e podem ajudar a complementar os estudos, se a habilidade didática não estiver de acordo com o que os alunos estão acostumados. A faculdade pode facilitar esse processo, colocando professores que tenham um estilo mais “escola” no início do curso, fazendo a transição aos poucos.

A integração com a instituição

Por fim, existe a integração com toda a instituição. Cada faculdade tem suas políticas e espaços, além de possibilidades fora das salas de aula que existem para ajudar os alunos. Um exemplo são os Programas de Apoio à Graduação, que são cada vez mais comuns.

Além do apoio para assimilar o conteúdo, a instituição precisa ajudar os alunos a darem os primeiros passos na carreira. Isso significa ajudar a filtrar ofertas de estágio, com ou sem bolsa, para que a experiência comece a ser construída.

É preciso equilibrar a instituição entre seu aspecto virtual e real. Praticamente toda faculdade conta com um portal do aluno, um espaço onde é feito o acompanhamento da sua vida acadêmica. Ambos precisam oferecer uma boa experiência.

Por fim, existe a própria integração com a estrutura da instituição que deve sempre melhorar. Por exemplo, imagine um grande campus, em que o deslocamento de um prédio para outro precise ser feito por ônibus ou com uma grande caminhada. Se a faculdade não se preocupar em minimizar o deslocamento, pode ser gasto muito tempo e energia para ir de um lado para o outro. Isso pode resultar em atrasos e até prejudicar o desempenho do aluno.

Como ficou claro, a integração acadêmica é certamente crucial para o desenvolvimento do aluno, não somente no ambiente da faculdade, mas em toda sua carreira. É um processo que afeta a relação com os quatro principais pilares da experiência: colegas, professores, disciplinas e a instituição em si. Como a vida na faculdade é bem diferente da escola, os alunos precisam de toda a ajuda possível para ter sucesso.

Por isso, a nossa instituição tem na integração acadêmica uma das maiores prioridades. Então, confira os nossos cursos e conheça mais! Se você tiver interesse em mais curiosidades, navegue em nosso blog.

Categorias: Diversos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.