O ano de 2020 foi um divisor de águas no mercado de trabalho. Algumas profissões despontaram. Em poucos meses, como resultado da recente pandemia, alguns setores comuns, como os que costumam ser estruturados em repartições, mudaram drasticamente, passando, por exemplo, do físico para o on-line e dos escritórios para o home office.

Assim, como boa parte das profissões migrou para o digital, o próximo ano já sinaliza a necessidade das empresas contratarem especialistas nessa área. Em dados, comércio eletrônico e desenvolvedores web. Entretanto, também existem as áreas que são indispensáveis no modo presencial, em especial as da saúde. Profissões em alta.

Quer descobrir o que esperar do mercado em 2021? Então basta ficar de olho neste artigo!

Conheça as profissões que estarão em alta

Recentemente, muitos precisaram aprender a valorizar o essencial, se adaptar a realidade imposta e reavaliar sua profissão. Em alguns casos, viu-se com outros olhos cargos, até então, menos valorizados.

Então, com tanta reviravolta, o que esperar do mercado de trabalho para o próximo ano, após tantas mudanças?

Medicina e demais carreiras na área da saúde

Certamente, neste momento, mais do que nunca, o mercado exige especialistas extremamente bem treinados para atenderem as demandas do setor da saúde. Sejam eles médicos, enfermeiros, biotecnólogos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, microbiologistas, terapeutas ocupacionais ou dentistas.

Em suma, ainda não se sabe como o mundo responderá às mudanças recentes. Sabe-se, contudo, que profissões da área de saúde despontaram ainda mais. Seus profissionais terão um alto grau de empregabilidade. E isso independe de sua localização geográfica, idade ou gênero.

Psicologia

A psicologia se projeta como uma das carreiras com melhor perspectiva no mercado de trabalho a longo prazo. O motivo? Durante a pandemia as pessoas notaram a importância de investirem na saúde mental. E isso deve se manter durante este ano. Segundo a Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), os principais motivos de procura por profissionais da área durante esse período são:

  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Estresse;
  • Insônia;
  • Vícios (no geral).

Especialista em recursos humanos

Outra profissão que não teve descanso nos últimos meses é a do setor de recursos humanos. Consequentemente, essa profissão deve se manter em alta em 2021, principalmente pela expectativa de reaquecimento do mercado, que exigirá a recontratação de milhares de funcionários, em todos os campos.

Quem ocupa tais cargos possui a responsabilidade de encontrar pessoas compatíveis com as vagas disponíveis, levando em consideração não apenas o conhecimento teórico, mas também a capacidade de fazer a diferença dentro de organizações em fase de recuperação.

Engenharia de telecomunicações

O setor de telecomunicação consolidou-se como um dos que mais contribuiu para a sociedade, de maneira geral, durante o ano de 2020. Portanto, estamos cada dia mais dependentes desses profissionais, seja pelo aumento claro de pessoas que hoje trabalham (e devem continuar) em home office ou pelo número de novos consumidores de plataformas de streaming.

Logo, essa será uma profissão altamente necessária em 2021. Profissão responsável por levar conteúdo para todos os cantos do mundo.

Engenharia da computação

O avanço tecnológico não para e, com ele, surgem centenas de aplicativos, programas e ferramentas voltadas a facilitar ainda mais as nossas vidas. Assim, profissionais do setor de computação (e até mesmo robótica) estarão de frente com um mercado repleto de oportunidades (e que deve crescer cada dia mais).

É hora de ficar de olho nos seguintes especialistas:

  • Programadores;
  • Designers de aplicativos;
  • Profissionais de cibersegurança;
  • Profissionais em telemática.

Engenharia ambiental

Com a diminuição de pessoas transitando diariamente, durante o último ano, é perceptível a melhora na qualidade do ar e no ecossistema ao nosso redor. Se a preocupação com o meio ambiente já estava crescendo nos últimos tempos, neste ano ela será uma constante e não sairá de pauta.

Por este motivo, engenheiros ambientais serão extremamente solicitados por empresas públicas e privadas. O intuito é que esses profissionais encontrem soluções com foco no desenvolvimento sustentável.

Vale a pena investir em uma especialização para 2021?

A resposta é simples: sim! Se a sua profissão não está entre as principais de 2021, ainda é possível se adaptar investindo em uma especialização correlacionada a elas.

Entre os cargos que também serão bastante demandados no próximo ano, estão:

1. Especialista em marketing digital

A maioria das empresas já reconhece a necessidade de se tornarem digitais no mercado para manter a competitividade. Por isso, profissões relacionadas a marketing e SEO serão mais cotados. Eles serão os responsáveis pelo sucesso de diversas organizações em 2021. Aprender a posicionar um negócio on-line, além de criar e impulsionar campanhas nas redes sociais, fará dos profissionais da área indivíduos indispensáveis e com um futuro garantido!

2. Designer

Entre o conjunto de profissionais desta área, o que receberá maior destaque em 2021 será, sem dúvidas, o do setor gráfico, principalmente pelo aumento do número de negócios on-line. As principais demandas dessa profissão estarão relacionadas a criação de:

  • Pôsteres;
  • Logotipos e marcas;
  • Produtos de animação para o mercado digital;
  • Layouts de sites;
  • Banners para a internet;
  • Desenvolvimento de anúncios, cartazes e vinhetas (parte gráfica);
  • Layouts de páginas de revistas e jornais (formatos, tamanhos, cores e fontes);
  • Embalagens de produtos;
  • Cartões de visita e papelaria;
  • Infográficos.

3. Analista digital e CRO (otimizador de taxa de conversão)

A principal função da profissão de analista digital é entender os dados que são coletados das atividades web das empresas, utilizando ferramentas de medição on-line. Seu objetivo é desenhar estratégias capazes de aumentar a taxa de conversão encontrada, ou seja, o número de usuários que viram clientes.

4. Product owner (PO)

Este profissional costuma se dedicar a transmitir às equipes de uma empresa, que utilizam a metodologia scrum (metodologia coletiva de trabalho), as necessidades de seus clientes. Além disso, o objetivo de um product owner é desenvolver o melhor produto possível, levando sempre em consideração o que os compradores procuram ou precisam.

5. Analista de dados

Os profissionais que trabalham nessa área possuem conhecimentos de engenharia, modelagem e observação de dados, além de controlarem o aprendizado de máquinas e as ferramentas de “big data”, o que os torna indispensáveis frente a um mercado cada dia mais tecnológico.

Agora que você já está por dentro das profissões que farão sucesso em 2021, não perca tempo! Acesse nosso site e conheça todos os cursos disponíveis. Aproveite e navegue no nosso blog para mais curiosidades.

Categorias: Diversos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.