Em geral, o principal objetivo de qualquer empresa no mercado é gerar competitividade. Contudo, para que isso se torne possível, é preciso otimizar e qualificar recursos. O objetivo é tornar o negócio ainda mais sólido e estratégico. Para isso, há os Recursos Humanos (RH).

Nesse cenário, se entende a importância de investir nos trabalhadores, pois são eles que fazem a “roda girar”. Para isso, o profissional de RH entra em cena, seu objetivo é lidar com a estratégia de fazer o negócio crescer. E ele assim o fará por meio do investimento nos funcionários, a fim de que possam se desenvolver cada vez mais.

Quer saber qual é o perfil desse tipo de profissional nas empresas? Então, confira o nosso post até o final e saiba tudo sobre o assunto.

Profissional de RH: o que é e o que faz?

O profissional de RH é o principal responsável por oferecer resultados na gestão de pessoas em um ambiente corporativo. Cabe a ele a organização da empresa, bem como os processos de recrutamento e seleção.

Treinamentos, planos de carreira, salários e cargos, pesquisas de clima interno, e outros processos também estão ao encargo do profissional. Além disso, o RH orienta o planejamento estratégico, seja em curto, médio ou curto prazo.

Trata-se de um setor que atinge todas as áreas de uma empresa. Dessa forma, precisa ser levado em conta por qualquer negócio que tenha como objetivo uma gestão eficiente e otimizada.

Para que possamos entender ainda melhor as funções de um profissional dessa área, confira abaixo suas principais atuações:

1. Cria e desenvolve processos seletivos

Em suma, cabe ao RH achar o candidato certo para que o mesmo possa fazer parte da empresa e contribuir com resultados positivos. Sendo assim, o processo de recrutamento e seleção costuma acontecer dentro das próprias empresas, com todas as etapas sendo guiadas por essa profissão.

Com isso, as entrevistas, análise de comportamento, exercícios psicológicos e técnicos são todos elaborados e conduzidos por psicólogos.

2. Torna a sua empresa ainda mais organizada

Não menos importante do que desenvolver processos de recrutamento e seleção eficientes, o profissional atua em outros processos, como os que oferecem organização à empresa.

Isso porque o setor de RH visa criar uma cultura estratégica, que é voltada, de modo exclusivo, para os processos organizacionais com o CEO do negócio. A ideia, no entanto, é que os departamentos se comuniquem entre si de maneira eficiente. Assim, a empresa caminha para a competitividade no mercado.

3. Otimiza os recursos financeiros internos

Junto com o gestor de finanças, o profissional de RH — com o apoio de métricas de desempenho — conduz os recursos financeiros da melhor forma. Um exemplo a citar é direcionar tais recursos aos colaboradores, seja nos salários, cargos e planos de carreira.

4. Contribui para um ambiente organizacional confortável

Já que a essência do RH é baseada na gestão de pessoas, o profissional de RH tem total responsabilidade de conduzir as atividades internas do negócio. De forma segura, confortável e psicologicamente saudável.

Isso ocorre por meio da coleta de feedbacks, pesquisas de clima, gamificação, bem como premiações e palestras. Além disso, por meio de treinamentos para otimizar a segurança e saúde emocional dos colaboradores, entre outros processos relacionados.

Em geral, de nada adianta obter todas as estratégias de crescimento empresarial no mercado, se os colaboradores se sentem desmotivados com seus cargos. Por esse motivo, a atuação do RH é inverter essa situação, sempre se atentando às necessidades dos colaboradores.

Qual é o perfil de um profissional de RH?

Agora que você já entende a importância desse tipo de profissional para as empresas, é preciso se atentar ao tipo de perfil que ele deve apresentar às organizações. Confira abaixo as principais habilidades e competências necessárias:

1. Visão sistêmica

Antes de tudo, não é muito estratégico observar apenas os resultados imediatos. É preciso, também, observar as projeções de médio e longo prazo. Por esse motivo, o profissional precisa se preparar para o futuro, avaliando problemas e desafios que podem ser enfrentados no âmbito interno da empresa. Lidar com foco, claro, nos colaboradores.

2. Agilidade e tecnologia

A agilidade não se trata de uma exigência destinada ao setor de RH, mas de todos os profissionais. Afinal, a tecnologia cresce de forma substancial no mercado, e é preciso acompanhar as novas tendências. Isso a fim de incorporá-las aos processos internos e tornar a empresa cada vez mais sustentável, otimizada e competitiva.

3. Persistência

Antes de mais nada, no perfil de um profissional de RH, a persistência precisa ser uma qualidade nata. Lidar com a produtividade e economia, e ao mesmo tempo, gerar conhecimento, engajamento coletivo e motivação. Portanto, a persistência, paciência e flexibilidade são aspectos de extrema importância para o perfil de um profissional de RH.

4. Espírito de liderança e proatividade

Profissionais do RH devem ter habilidades e competências para liderar e serem proativos. Isso porque a estratégia dos Recursos Humanos é desenvolver formas práticas de tornar o ambiente organizacional ainda mais dinâmico.

Por esse motivo, é necessário dispor de ações que, muitas vezes, partem de cada um, a fim de somar com as estratégias já existentes.

Conclusão

Desse modo, o desafio de qualquer negócio no mercado é gerar competitividade e sair na frente da concorrência. Para que isso seja possível, é preciso de estratégias produtivas cada vez mais eficientes. Para que, assim, os clientes finais se interessem pelo que você tem a oferecer.

Contudo, quem faz a “roda girar” são os colaboradores. Por esse motivo, os profissionais de RH são muito importantes para desenvolvê-los e torná-los cada vez mais seguros e profissionais em suas atividades.

Sem um setor de RH, a empresa tende a se tornar obsoleta. Isso porque são os profissionais dessa área que atuam junto com as novas tendências de mercado.

Agora que você já sabe a importância desse tipo de profissional para o mercado, que tal conhecer os nossos cursos? Acesse agora mesmo o nosso site e venha estudar conosco.

Categorias: Diversos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *