Se você faz compras on-line, já sabe que esse serviço se resume em efetuar a compra, verificar o prazo e aguardar pelo pacote. É por motivos como esses que pensar na logística é tão importante.

Por vezes, grande parte das pessoas não pensam no serviço das transportadoras. Isto se dá até o momento em que a entrega de um produto atrasa.

O motivo do atraso nas entregas pode estar em vários pontos do serviço: algum problema na arrumação do estoque, na atualização do sistema, na rota escolhida e em vários outros. Para que isso não aconteça, a empresa deve estar bem preparada.

Rotas e meios de transporte

O trabalho de uma transportadora é uma tarefa complexa de logística. Ele envolve diversos recursos, como veículos, combustível, estoque, e funcionários. E tudo isso custa dinheiro.

Em suma, o processo de transporte é fundamental dentro do planejamento logístico e serve para garantir eficiência na operação. O desafio é medir os custos e os benefícios de cada rota e, para isso, é preciso mão-de-obra especializada.

Em algumas transportadoras, o transporte é feito no improviso por quem arruma a carga ou o motorista entrega como achar melhor. O resultado é que a frota faz muito menos entregas, gasta muito mais combustível. Assim, todo o processo fica muito difícil.

É aí que entra o trabalho de um tecnólogo em logística, responsável pela gestão das mercadorias e demais materiais de uma empresa. No transporte, ele estuda as melhores rotas, considerando os quilômetros percorridos, os pontos de entrega, a carga a ser transportada, assim como o consumo de combustível e o tempo de percurso, entre outras questões.

São muitas as vantagens que uma transportadora terá ao contratar um tecnólogo em logística, pois esse é um departamento importante de qualquer negócio. Mesmo que tudo dentro da organização funcione perfeitamente, se algo estiver errado na logística, os prejuízos serão enormes.

Controle logístico

Imagine fazer tudo certo e no fim perder o prazo e acabar com avaliações negativas nas redes sociais? Ou fazer um monte de reduções no orçamento apenas para descobrir que o gasto de combustível foi mais do que o esperado? Ou perder cargas, seja por um estoque desorganizado, seja porque a carga foi parar no veículo errado?

E não adianta colocar a logística na mão de qualquer um. É preciso alguém que entenda das especificidades da área. Uma empresa que transporta remédios, por exemplo, precisa estar de acordo com uma série de resoluções. Por sua vez, o não cumprimento pode prejudicar seriamente a transportadora, levando-a até mesmo à falência.

O mesmo acontece com o setor de alimentos, que também possui as suas particularidades. Por isso, o benefício de ter um tecnólogo em logística em sua equipe tem relação direta com o seu faturamento.

Gestão e prevenção de perdas

Esse profissional é capaz de lidar com um supply chain de forma responsável e personalizada. Para isso, mantém atenção ao tipo de carga, bem como à legislação vigente.

Além disso, essa mão-de-obra é capaz de fazer uma melhor organização do espaço. Assim, os custos de armazenamento caem, já que problemas no estoque são reduzidos drasticamente.

O profissional da área é capaz de lidar com a logística de forma inteligente. Desse modo, ele é capaz de selecionar ferramentas para um transporte otimizado.

Muitas vezes, a transportadora descobre até mesmo que pode reduzir a frota. Em síntese, o que diminui os gastos de manutenção com os veículos e até mesmo os custos referentes à aquisição de outros novos.

Um estoque organizado e menos veículos significa uma redução nos custos com mão-de-obra. Afinal, serão menos motoristas e menos funcionários lidando com a carga armazenada.

Como é um grande conhecedor das etapas da cadeia logística, o tecnólogo será capaz de identificar problemas antes que eles prejudiquem o resultado final. Portanto, ele evita o problema antes que haja alguma barreira na entrega, o que resulta em clientes mais satisfeitos com os seus serviços.

Identificação de problemas

A identificação dos problemas auxilia na tomada de decisão de como resolvê-los. Esse profissional trará mais know-how para a empresa ao trazer novas abordagens, ferramentas, práticas, recursos e estratégias específicas que trarão mais agilidade aos seus processos.

O tecnólogo em logística entende de gestão patrimonial, engenharia de tráfego, legislação e estatística. Além disso, ele deve dominar outras áreas importantes para obter mais eficiência nas empresas.

O profissional de logística conhece as questões específicas legais de cada setor, deixando as técnicas da transportadora dentro das normas. Evitando, assim, multas, processos e outros prejuízos.

Quando uma transportadora contrata esse valioso saber, pode descobrir formas de aproveitar melhor a frota, gastando menos com veículos e manutenção, por exemplo. Daí resulta um menor gasto com combustível.

Também é possível poupar recursos em pessoal, arrumar a carga de forma mais eficiente e traçar rotas para atender mais clientes em menos tempo. Ao atender esses clientes, a empresa encontra caminho para crescer e poder atender outras pessoas e, assim, ganhar mais relevância no setor.

O bom trabalho de um tecnólogo em logística significa respeito aos prazos e mais clientes satisfeitos. E, com isso, mais prestígio no mercado.

Que empresa não quer fazer mais com menos?

Como cada vez mais o consumo migra para as plataformas digitais, essa é uma área que se expande muito. Como resultado, são cruciais mais transportadoras para dar conta da demanda.

Ao mesmo tempo, mais transportadoras significa mais concorrência. Assim, cada uma dessas precisa investir em tecnólogos capacitados para se manter na competição. Afinal, elas estão disputando a atenção dos mesmos clientes.

Você já pensou em ser um tecnólogo em logística?

Um tecnólogo em logística é um capital que uma transportadora não pode deixar de ter. Com ele é possível usar os recursos da melhor forma possível. Em outros casos, com ele é também possível liberar espaço para que os gestores cuidem de outras questões.

Para quem se interessa pela área de Logística, isso é um sinal de que o mercado está ficando cada vez mais aberto para receber novos profissionais. Consideração importante de quem quer se formar e não quer ficar em situação de desemprego.

Se você deseja se formar nessa área, não deixe de procurar nosso curso em Logística. Nossas aulas se destacam pela metodologia dinâmica de aprendizado. Além disto, oferecemos o melhor custo-benefício. Tudo para que você não deixe de se formar e ter mais oportunidades no mercado de trabalho.

Não deixe seu futuro para depois, acesse nosso site para conhecer esse e outros cursos ou entre em contato para saber mais informações.

Categorias: Diversos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *