Como você está trabalhando em casa? A pandemia do coronavírus fez com que muitas pessoas precisassem adotar o home office como modelo de trabalho. Afinal, o isolamento social é a principal forma de combater o vírus e é como podemos colaborar com os profissionais de saúde para garantir o bem-estar da população.

Por outro lado, se é a primeira vez que você está trabalhando em casa, este pode estar sendo um enorme desafio. Acostumar-se à esta nova rotina pode ser muito mais difícil do que parece, visto a uma dificuldade em separar a vida profissional daquela que acontece em casa.

Portanto, se você está passando por isso, confira o post. Nele, você encontrará algumas dicas de como se manter produtivo trabalhando em casa. Este conjunto de dicas ajuda você a passar por este momento difícil de pandemia, mantendo-se útil em sua carreira.

Criando uma rotina de trabalho

A maior dica é criar uma rotina de trabalho, mesmo dentro de casa. Por exemplo, é habitual que as distrações do dia a dia atrapalhem sua concentração. De repente, no meio do expediente, você para tudo o que está fazendo para passar o aspirador na casa

Esta prática, na verdade, torna o processo de se concentrar mais difícil. Para se manter produtivo trabalhando em casa, é preciso criar uma separação entre o trabalho e a casa. Primeiro, você pode estabelecer um horário para trabalho e tentar, ao máximo, se ater a ele. Entretanto, seja flexível quando encaixá-lo em sua rotina, afinal, esta é uma das maiores vantagens do home office, tendo como base um horário bem definido.

O mesmo se aplica ao ambiente. Isolar-se enquanto está trabalhando é ótimo para evitar as distrações, mas este não é o único objetivo. Caso tenha espaço, monte um escritório. Em situações em que isso não seja possível, vale a pena ter pelo menos um “cantinho” para trabalhar. Nem que seja a mesa da sala ou do quarto.

O objetivo de ambas as ações é criar uma mentalidade para o trabalho. Assim, quando chegou o horário e você foi para o seu cantinho, você sabe que está na hora de trabalhar. Desse jeito, fica muito mais fácil evitar as distrações.

Trabalho e Lazer

Afinal de contas, as distrações são seu maior inimigo, quando em home office. Portanto, evite misturar trabalho com lazer. Se está trabalhando, deixe a TV desligada. E na hora do almoço, evite ficar na frente do computador. Em outras palavras, a separação também garante que você tenha o importante tempo para relaxar.

A mesma ideia da TV se aplica ao celular. No trabalho é normal ficar um pouco longe do celular, pois os chefes e colegas estão sempre perto. Em casa, se você não tem este controle pode se perder mais do que parece.

Outro ponto a ter atenção para manter a produtividade é cultivar certos hábitos saudáveis. Sua vida é ir direto da cama para a frente do computador e vice-versa? Isso não é manter uma vida saudável, o que pode afetar sua produtividade. A quarentena também apresenta um desafio, visto que não é possível sair, ir para a academia, mas você pode se exercitar em casa, vendo vídeos no YouTube, por exemplo. Além disso, não esqueça de beber água.

Por fim, algo muito importante é a comunicação com outras pessoas que moram com você. Em certos momentos, as pessoas podem achar que a sua presença em casa é um convite para conversar ou a disponibilidade para uma tarefa doméstica. Você deve deixar bem claro para eles que tem um horário específico para trabalhar. Esta comunicação é essencial para evitar brigas e diminuir as possíveis distrações.

Trabalhando em casa com organização

Enquanto a dica de se manter no “mindset” de trabalho é uma das principais, a organização do trabalho de casa também é. Primeiramente, liste todas as tarefas que você precisa fazer ao longo do dia. Por exemplo, você pode fazer isso a moda antiga, usando um bloquinho, papel ou agenda. Se quiser algo mais moderno, existem programas como o Trello e o Asana que tem versões gratuitas e permitem criar e controlar tarefas.

Também é importante que você estabeleça prazos. Assim, quanto mais tempo tem para realizar uma tarefa, maior será sua tendência em adiá-la. O problema, é que você não tem nenhuma garantia de ter este tempo no futuro. Por isso, para cada tarefa, estabeleça um prazo bem claro. Esta é uma forma de se organizar e de não se atrasar nas entregas.

Durante o trabalho no escritório, você sempre faz pequenas pausas. Geralmente, são alguns minutos para ir pegar uma água e conversar com um colega no bebedouro. Em casa, essas pausas também são importantes.

Canal de comunicação oficial

Falando em conversas com os colegas, a comunicação também é importante com a sua equipe. Existem certas dicas, como ter um canal de comunicação oficial para evitar retrabalhos e limitar a possibilidade de mensagens que não chegaram ao destinatário. Além disso, você pode usar as ferramentas que mencionamos acima para ajudar a alinhar as tarefas entre toda a equipe.

Outra boa dica para se manter produtivo trabalhando em casa é usar todas as ferramentas que existem a sua disposição. Já mencionamos algumas delas, mas existem diversas outras opções que podem tornar o seu trabalho ainda mais simples.

Além disso, sempre existem as opções dos cursos. Uma das vantagens de trabalhar de casa é que você tem mais tempo para o seu dia, devido o não deslocamento até o trabalho, por exemplo. Então, pode sempre aproveitar para fazer um curso com esse tempo que sobra, agregando conhecimentos e aumentando a sua produtividade geral.

Por fim, é muito importante limitar o fim da sua jornada. Se você está trabalhando em casa, precisa impor um horário em que pare de trabalhar. Caso contrário, é praticamente impossível ter a separação entre a sua vida pessoal e profissional. Portanto, desligue o computador e seus pensamentos relacionados com o trabalho.

Se você está trabalhando em casa pela primeira vez, ou acabou de começar, certamente tem um desafio. Porém, com as dicas que você viu neste post, esta adaptação pode ser muito mais fácil e sua produtividade vai se manter bem alta. Então, para aproveitar ainda melhor este momento e seu tempo, conheça os nossos cursos e descubra como você pode se aprimorar ainda mais!

Categorias: Diversos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.