Hoje, 15 de novembro, é dia da Proclamação da República, que data do ano 1889 e, como diz o nome, resultou na República Federativa Presidencialista, decretada por Marechal Deodoro da Fonseca, com a derrubada da monarquia. O que ocorreu devido à uma crise do império ante sua não capacidade de atender demandas do povo.

Havia inúmeras razões de insatisfação contra a monarquia. Algumas demandas da época eram a transformação do país em um estado laico e a questão abolicionista. A primeira era a pedida de que estado, de fato, se separasse da religião. Já a segunda demanda se refere ao movimento político que visava à abolição da escravatura e do comércio de africanos.

Após a Proclamação da República, Marechal Deodoro da Fonseca estabeleceu o Congresso Nacional Constituinte que elaborou a primeira Constituição Republicana. Ele foi visto, assim, como o fundador da república brasileira. Por isso, Marechal foi nomeado como presidente provisório, sendo depois, eleito, indiretamente, como o primeiro presidente do Brasil.

O dia da Proclamação da República é um feriado nacional bastante comemorado. Neste ano, o dia de eleição foi adiado para a data do feriado devido à pandemia do novo coronavírus. Eleições que só assim tiveram início em nosso país devido à proclamação. A qual é, sem dúvida, um dos acontecimentos mais significativos de nossa história.

Aproveite para conferir outros conteúdos do nosso blog e conheça também nossos cursos!

Categorias: Diversos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *