O podcast está mostrando que veio para ficar e fazer parte da vida dos estudantes. Todos aqueles que buscam se informar com praticidade, ouvindo conteúdo na ida ao trabalho ou enquanto lavam a louça, por exemplo, já conhecem bem essa nova mídia.

Além disso, quem é estudante sabe a importância de aproveitar qualquer momento possível para adquirir conhecimento e aprimorar os estudos. E os podcasts estão se mostrando uma boa pedida para quem quer se formar, além de se informar.

De acordo com dados do Ibope, estima-se que o formato de conteúdo em áudios já tenha conquistado 50 milhões de ouvintes somente no Brasil. Juntamente, com as novas mídias, há temas diversos abordados em podcasts e se você é estudante, saiba que há alguns imperdíveis e que vale a pena você ouvir para manter seus estudos em dia.

Confira, então, a seguir os melhores podcasts sobre vidas de estudantes!

1 – Escriba Café

Nossa primeira dica de podcast para estudantes é o Escriba Café, que traz conteúdos sobre a história do Brasil e do mundo. O bacana é que os estudantes podem ouvir histórias narradas sobre fatos importantes, tornando assim o aprendizado mais dinâmico e atrativo.

Vale a pena ouvir o Escriba Café, principalmente, você que é estudante de História ou, até mesmo, você que está se preparando para um concurso público. O podcast foi eleito o melhor do país!

2 – Fronteiras da Ciência

O bacana do podcasts para estudantes é que você pode aproveitar diversos momentos para otimizar seus estudos. O tempo dentro do transporte público, por exemplo, pode ser melhor ouvindo o Fronteiras da Ciência. Outro podcast para quem precisa aprender mais sobre ciências de um jeito leve e didático.

O podcast é uma produção da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e, nos episódios, especialistas e cientistas abordam assuntos da atualidade. Além de ciência, o programa também traz temas sobre história e saúde.

3 – Aprenda Inglês com Música

Agora a dica de podcast é para estudantes de inglês e que amam música. Afinal, aprender um idioma ouvindo música é divertido e torna o aprendizado mais dinâmico.

O podcast Aprenda Inglês com Música é perfeito para quem está se preparando para o vestibular e precisa, assim, se aperfeiçoar no idioma. Ele é ideal também para aqueles que estudam inglês e visam uma vaga de trabalho ou ainda para quem está se preparando para um intercâmbio.

Nos episódios, os podcasters traduzem e analisam letras de músicas. Mas, no meio disso, ainda de bônus para os ouvintes, diversas dicas de gramática, vocabulário e pronúncia.

4 – Nerd Cursos

Outro podcast que todo estudante precisa ouvir é o Nerd Cursos. O podcast conta com mais de 100 episódios com muito conteúdo bacana sobre Física, Biologia e Química para estudante ir para a prova.

Além de ter o podcast, o Nerd Cursos é um portal repleto de conteúdos ricos e videoaulas com exercícios, mapas de estudo e revisão. Sem dúvida, para quem está se preparando para o Enem, deve contar com o Nerd Cursos para aprofundar as matérias.

5- A Nossa Língua de Todo Dia

O Português é uma matéria que o estudante não pode negligenciar em seus estudos. Tanto a parte gramatical quanto as técnicas de redação devem estar na lista de prioridades de estudos, principalmente para quem vai prestar vestibular.

E você conta com esses conteúdos e muito mais no podcast A Nossa Língua de Todo Dia, apresentado por ninguém menos do que o mestre professor de Pasquale Cipro Neto.

No podcast, o professor Pasquale não apenas traz conteúdos ricos para estudantes como também responde dúvidas de um jeito muito fácil de compreender.

6 – Dá Ideia

O Dá Ideia é mais podcast para você, estudante, que quer ficar antenado sobre assuntos da atualidade e se preparar para o Enem e vestibulares.

O podcast conta com a participação de professores que trazem diversos temas, sempre dando dicas sobre como se preparar para avaliações e processos seletivos.

Os ouvintes também são presenteados com dicas para escrever melhor e para elaborar artigos e redação de forma mais objetiva. Sempre respeitando a língua portuguesa.

7 – Podcast Intervenção

Apresentado pelo professor de redação e linguagens Rodrigo Mota, o Podcast Intervenção é outro meio importante para aprender. E para os estudantes que querem apreender melhor a língua portuguesa, o Intervenção é a exata pedida.

Toda semana um episódio novo vai ao ar com novidades sobre o universo dos estudantes, com dicas para se dar bem no vestibular, dicas de estudo, por exemplo, e entre outros. Tudo de forma muito divertida e didática para que, assim, você tenha a disposição para ouvir a qualquer hora do dia.

8 – Podcast Resumov

Na hora de estudar, é importante organizar um cronograma que te permite adquirir conhecimento de diversas fontes. A ideia, então, é não se limitar e o podcast Resumov é mais uma boa pedida para você ouvir e se preparar para o Enem e para os vestibulares mais disputados do país.

Os assuntos abordados em cada episódio vão desde temas mais comportamentais, como por exemplo, dar dicas para os estudantes que tem medo de não passar no vestibular, até mais pontuais, com dicas de como estudar para o vestibular de medicina.

Professores e estudantes dão dicas para otimizar o tempo de estudos. Assim, a preparação pode ficar mais eficiente, como lidar com o medo da reprovação, entre outros.

9 – Café da Manhã

Além de buscar podcasts específicos sobre estudos e disciplinas essenciais para o vestibular, é fundamental que o estudante ouça conteúdos sobre a atualidade, notícias e opiniões sobre política, por exemplo. Sem deixar a economia e outros temas de fora. O que é muita coisa.

Mas, não se preocupe, pois o podcast Café da Manhã, produzido pela Folha de São Paulo supre muito bem em cada episódio assuntos e notícias da atualidade. É uma forma do estudante ficar atentado sobre o que ocorre no Brasil e no mundo.

10 – Durma Com Essa – Atualidades e notícias

Finalizando nossa lista de podcast para estudantes, o Durma Com Essa é produzido pelo jornal Nexo. Ele é uma excelente fonte de informações para os estudantes terem análises e opiniões diferentes sobre os fatos do mundo.

E aí, gostou das nossas dicas com alguns dos melhores podcasts sobre vidas de estudantes? Portanto, se você está se preparando para iniciar uma nova etapa em sua vida, aproveite! Visite nosso site e conheça nossos cursos de graduação, pós e extensão!

Categorias: Diversos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *