Um grande desafio para os profissionais da educação é despertar e, mais desafiador ainda, manter o interesse dos alunos durante as aulas. Isso envolve, sem dúvidas, fazer com que eles se sintam motivados a participar, de modo ativo, da rotina da sala de aula. Essa tarefa não é nada fácil e exige muita dedicação por parte dos professores.

Muitas são as distrações possíveis para os alunos, desde conversas com os colegas até os aparelhos eletrônicos. E esses fatores influenciam de modo direto no aproveitamento do conteúdo e do ambiente escolar. Por isso, é vital traçar estratégias para aumentar a participação dos alunos.

Quer saber sobre 8 maneiras de aumentar a participação dos alunos nas aulas e, assim, tornar o aprendizado mais efetivo e a experiência em sala de aula mais prazerosa!? Leia o post até o final!

Vale lembrar que não existe uma regra que vá funcionar em todas as situações. Mas, um bom professor sabe ajustar e adequar as aulas às particularidades de cada aluno e de cada turma.

1 – Provoque os alunos com perguntas

Uma boa estratégia para atrair a atenção dos alunos e os incentivar a interagir é o professor sempre criar questões a serem discutidas durante a aula. Isso é uma maneira de fazer com que eles foquem na aula e não se dispersem.

Além disso, esse tipo de abordagem cria maior autonomia nos alunos e os estimula a pensar por conta própria e chegar às suas próprias conclusões. E essas poderão ser questionadas pelos colegas de sala.

2 – Invista em novas tecnologias

Cada geração apresenta características e comportamentos diferentes. Isso se reflete dentro da sala de aula. Por isso, alunos que cresceram já inseridos no mundo digital têm muita facilidade e proximidade com as novas tecnologias. Explore isso!

Inserir ferramentas tecnológicas pode ser o diferencial que irá atrair a atenção dos seus alunos e dinamizar ainda mais a sua aula. A potencialidade desta metodologia é enorme, visto que abre um leque de opções que o “quadro e giz” não permitem, como vídeos, jogos e outros recursos.

Vale a pena destacar que é importante diversificar as metodologias utilizadas dentro da sala de aula, ou seja, mesmo com as vantagens das novas tecnologias, utilizar-se dos métodos tradicionais também é importante. Quanto mais abordagens, maior as chances dos alunos se manterem motivados.

3 – Desafie os alunos

O ser humano gosta de desafios, em diferentes graus. Por isso, coloque sempre os alunos em situações que os desafiem e inspirem a se aperfeiçoarem. Quando o clima da sala de aula é monótono e sem desafios é provável que seja difícil manter a motivação em alta.

Para conseguir essa energia de desafio, proponha atividades que demandem muita energia e dedicação. Uma boa opção é utilizar de estratégias de gamificação, que geram excelentes resultados em relação a motivação dos alunos.

4 – Demonstre apoio

Os alunos se sentem muito mais motivados e dispostos a participarem com dedicação na aula quando os professores demonstram que apoiam e acreditam neles. Por isso, elogiar e apontar onde cada aluno está crescendo e gerando bons resultados é uma ótima estratégia.

Além disso, o clima da sala fica muito mais amigável e propício ao aprendizado, quando o professor está apoiando ao invés de repreendendo. Isso ocorre, principalmente, pois os alunos perdem o medo de participar e interagir. Eles se sentem muito mais confortáveis em colaborar de maneira ativa para a aula.

5 – Planeje aulas dinâmicas

Às vezes as aulas são longas e os assuntos complexos. Nesses casos, aulas monótonas e sem energia podem ser um chamado ao sono e a pouca participação por parte dos alunos.

Tente variar a forma de passar o conteúdo durante as aulas, alternando quadro, vídeos, dinâmicas ou qualquer outra metodologia que achar mais conveniente. O mais importante é evitar passar horas falando enquanto os alunos apenas ouvem. Instigue discussões e dúvidas nos alunos.

6 – Tenha uma boa relação com os pais de alunos

Os pais podem ter um papel muito importante para manter a motivação dos alunos em alta. Quando a aula termina, é em casa que o clima de motivação e engajamento tem que continuar.

Manter uma boa relação com os pais irá fazer com que eles estimulem os filhos em casa e isso irá refletir em uma boa participação e em maior entusiasmo durante as aulas. Da mesma forma, uma família que não valoriza o ambiente escolar pode causar falta de interesse nos filhos.

7 – Cuide de si mesmo

Pode parecer estranho, mas cuidar de si mesmo também é um processo básico para que os alunos se mantenham interessados nas aulas. Isso porque um professor desestimulado, cansado e sem ânimo não irá conseguir despertar a disposição dos alunos.

Dessa forma, reserve um tempo para recarregar as suas energias e para cuidar da sua saúde mental. Assim as aulas serão muito mais dinâmicas e sua atuação profissional terá maiores chances de cativar os alunos e aumentar a participação em sala.

8 – Seja justo nas avaliações

Um fator que pode afetar muito o interesse e participação dos alunos é a incompatibilidade entre as aulas e as avaliações. Sentir que interagir de modo ativo e se dedicar não irá gerar nenhum resultado pode trazer o aluno para uma posição de passividade durante as aulas.

Por isso, tenha em mente o conteúdo que foi passado durante as aulas na hora de elaborar as avaliações que serão aplicadas aos alunos. Elas precisam contemplar apenas o que foi estudado, porém criando desafios e fazendo com que os alunos reflitam e apliquem o conteúdo.

Conheça nossos cursos

Nossa instituição se preocupa com a motivação dos alunos e dos professores. Por isso, a Faculdade Sensu é uma excelente opção para quem busca um curso de graduação, pós-graduação, extensão acadêmica ou treinamentos corporativos.

Nossa metodologia propicia um clima de aprendizado ativo e de interação dentro da sala de aula física e on-line. Além disso, possuímos a melhor localização para quem precisa se locomover com facilidade pela cidade e oferecemos os preços mais atrativos do mercado.

Acesse o nosso site para conhecer os nossos cursos e dê o primeiro passo rumo ao seu sucesso profissional. Nunca foi tão fácil ingressar em uma instituição de qualidade.

Categorias: Educação

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *