A leitura é, sobretudo, parte vital da vida de um estudante. Seja pelos livros e artigos, pelas obras que fazem parte das leituras obrigatórias, seja por aqueles que fazem parte da pesquisa para trabalhos ou artigos para publicação.

Assim, o fato é que o hábito de ler faz toda a diferença para qualquer estudante, além de ser uma forma de enriquecer nosso conhecimento.

Por isso, separamos 10 obras que resumem a vida de um estudante. Quer conhecê-las? Então, continue lendo.

1. Breve história de quase tudo, obra de Bill Bryson

Com um tom leve e até cômico, Bill Bryson vai trazer respostas para perguntas que você nem mesmo sabia que tinha. Por exemplo, como exatamente somos um monte de átomos resultantes de uma cadeia de acontecimentos improváveis?

Esse livro é, entre as obras de divulgação científica, o mais vendido do século XXI. Você sabia, por exemplo, que se furar o seu tímpano, embora fique um pouco surdo, também poderá expelir fumaça de tabaco pela orelha em questão?

Pois é, essa e outras descobertas científicas são apresentadas em “Breve história de quase tudo”, um livro que honra o título. Com uma visão bem humana dos cientistas, o jornalista americano, então, mostra ao leitor a importância da ciência na construção de um mundo melhor.

2. Fora de Série: Outiliers, de Malcolm Gladwell

O que leva algumas pessoas a serem tão bem-sucedidas que podem ser chamadas de “fora de série”? Esse livro de Malcolm Gladwell ficou 242 semanas na lista de mais vendidos do The New York Times.

Um estudo que traz diversos dados estatísticos para buscar uma explicação sobre por que é que algumas pessoas são bem-sucedidas e outras, não.

Para o estudante que está se fazendo diversas questões sobre desenvolvimento pessoal, esse livro traz alguns dos segredos de gênios do Vale do Silício que ficaram milionários e também de grandes músicos, como os Beatles.

#Girlboss, de Sophia Amoruso: nossa dicazinha extra

Talvez você conheça a história de #Girlboss por já ter assistido a série original Netflix homônima, lançada em 2017. Mas nada se compara a ler o livro, não é mesmo?

Com apenas 33 anos, Sophia Amoruso é a fundadora da Nasty Gal, uma loja de roupas que começou pelo e-Bay e em menos de 10 anos se tornou um gigantesco sucesso com mais de 550 mil clientes de 60 países.

3. Licenciei-me… E agora?

Provavelmente, um dos maiores medos de todo estudante é o que vai acontecer quando acabar a faculdade. Certamente, conquistar o diploma é o início de uma nova fase da sua vida, o que não te impede de ter, desde já, um monte de perguntas, como: o que está por vir?

Desse modo, este livro está entre as obras-guia para quem deseja entrar bem no mercado de trabalho. Ela te ajuda na preparação do currículo, na escrita de uma carta de apresentação, bem como na composição de e-mails para candidatura em vagas.

Um título necessário para a estante do estudante.

4. Congratulations, by the Way: Some Thoughts on Kindness, de George Saunders

Essa obra de George Saunders ainda não foi lançado em português. No entanto, se você tem a habilidade de ler em inglês, você não pode deixar de conhecê-lo.

O livro trata, então, de um famoso discurso do escritor para os recém-formados da Universidade de Syracuse/Estados Unidos. Talvez, você já até o tenha assistido em algum lugar. Se não assistiu, o discurso de 2013 pode ser encontrado no YouTube.

“Aquilo de que mais me arrependo na minha são de falhas de gentileza. Daqueles momentos em que outro ser humano esteve ali, à minha frente, a sofrer, e eu respondi… de forma sensível. Reservada. Amena. (…) É um pouco simplista, talvez, e certamente difícil de implementar, mas eu diria que, como objetivo de vida, poderiam fazer bem pior do que assumir este: tentem ser mais gentis”.

5. 1984, de George Orwell

Num mundo onde fakenews é um assunto tão importante, 1984 faz parte daquelas obras que resume bastante um dos assuntos mais debatidos na atualidade.

Esse best-seller é um livro de 1949, mas que continua sendo uma análise atualíssima da nossa sociedade, teve um aumento de vendas surpreendente nos últimos anos.

1984 está entre as obras que diz das relações de poder, do Estado e a necessidade de questionar.

6. Cem anos de solidão de Gabriel Garcia Marquez

As obras de Gabriel Garcia Marques são um clássico mundial e nessa você acompanha sete gerações da família Buendia. O livro, então, mostra a importância de ter apoio de outras pessoas para viver a vida de uma forma positiva e otimista.

Cem anos de solidão é a obra mais famosa do Nobel de Literatura, tendo sido traduzida em 37 línguas e vendida dezenas de milhões de vezes. Assim, se você ainda não leu, vale dar uma chance a uma das melhores obras e um dos melhores escritores do século XX.

7. O Grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald

Um dos livros favoritos de Bill Gates, esse clássico acontece durante a Primeira Guerra Mundial. Jay Gatsby é um milionário misterioso que busca chamar a atenção de seu grande amor, Daisy Buchanan.

Com uma escrita bem simples e fluida, essa obra faz uma alternância entre o presente e o passado, despertando, assim, muito da curiosidade do leitor. Uma história, então, sobre a impossibilidade de voltar e corrigir erros do passado e a importância de ter amigos verdadeiros.

8. O casaco de Marx, de Peter Stallybrass

Esse pequeno livro tem histórias extremamente tocantes. Então, não deixe que essa obra passe despercebida pelos seus olhos.

Um conjunto de ensaios que põe sob os holofotes a sociedade de roupas e traz interessantes debates sobre memória. Desse modo, você vai perceber que as coisas nunca são “só” coisas, que obras nunca são só obras.

09. O Estrangeiro, de Albert Camus

Uma obra de 1942 que exemplifica a filosofia do absurdo e o existencialismo de Albert Camus. O estrangeiro é então a obra mais famosa do autor.

Um assassino não se sente culpado pelo crime que comete. Entretanto, algo lhe toca ao olhar o mundo ao redor e perceber seus absurdos. Assim, de alguma forma, passamos a desenvolver empatia pelo homicida tão sincero e sem ambições.

10. O Mal-Estar na Civilização, de Sigmund Freud

Esse clássico da Psicanálise é uma obra que trata da impossibilidade de sermos felizes, ou seja, um livro que não pode faltar em nossa lista. Esse título ajuda a pensar a sociedade em que vivemos, bem como a nos entender a partir da visão de Freud.

E, então, estudante, o que achou das nossas recomendações?

Essas obras são um diferencial na vida de estudantes, mas também são mais perguntas sobre a condição humana e o mundo à nossa volta. Para ver mais dicas de obras, continue navegando em nosso blog.

Agora que você já sabe quais são nossas recomendações, acesse nosso site e procure nossos cursos e começar a investir no seu futuro! Assim, acesse já o nosso site ou entre em contato com os nossos atendentes para mais informações.

Categorias: Diversos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *