A arquitetura que temos não teria sido produzida e divulgada como tal se não fosse pela evolução tecnológica que abraçou o mundo ao longo das últimas três décadas. A obtenção de conhecimento dependia, muitas vezes, de muitas horas em bibliotecas ou estandes de livros. Hoje, devido a tecnologia de ponta, basta ter um dispositivo conectado à internet para ter rápido acesso a virtualmente todo o conhecimento registrado pelo ser humano.

Com isso, é possível afirmar que a obtenção de conhecimento e absorção de informação tornou-se muito mais fácil e acelerada. Até 2007, navegar na internet pelo celular até que era possível em alguns aspectos, mas a experiência não era nada rápida ou agradável. Recentemente, vimos que é possível conectar certos dispositivos portáteis a periféricos diversos, como teclados, mouses e monitores, tornando-os em verdadeiros computadores portáteis.

Trabalhos extremamente manuais, como os que eram realizados no agronegócio, agora estão muito mais automatizados. Máquinas modernas facilitam os trabalhos em campo, além de computadores conectados à nuvem que proporcionam o correto controle da produção a partir de qualquer lugar do mundo.

A seguir, falaremos um pouco sobre os impactos da tecnologia no mercado de trabalho, uma vez que ela coloca alguns setores em xeque e torna a concorrência mais complicada para os jovens.

Tecnologia e concorrência

Buscar e absorver informação tornou-se muito mais simples e rápido que em tempos anteriores. Com isso, é possível atualizar-se mais rapidamente e aprender de forma mais rápida e dinâmica. Esse dinamismo trazido pelas novas tecnologias exige um maior grau de especialização por parte dos estudantes e profissionais já estabelecidos no mercado.

Por conta do maior grau de exigência demandada no ramo trabalhista, a concorrência entre candidatos tornou-se mais acirrada do que nunca. É um erro bastante comum dos mais maduros acreditar que a geração atual sofre menos que a sua, no que se refere a buscar independência financeira e estabilidade.

Enquanto ter apenas Ensino Superior era visto como um diferencial em décadas passadas, hoje tornou-se uma espécie de pré-requisito para conseguir boa parte das vagas de emprego. Além disso, cursos de extensão, bem como mestrado e doutorado começam a se mostrar cada vez mais importantes e necessários para tornar-se um candidato diferenciado perante os olhos das empresas.

O fim de trabalhos mais simples

Com a automatização de determinados processos, a procura por profissionais para a execução de tarefas simples foi bastante reduzida em alguns setores. O agronegócio é um dos exemplos mais clássicos no Brasil, uma vez que sua maior força econômica está na exportação de commodities agrícolas: o êxodo rural ocasionado pela informatização dos campos foi enorme, trazendo diversos habitantes de outros estados para os principais centros econômicos.

A evolução tecnológica nos meios de comunicação mudou para sempre o cenário profissional. No caso das empresas de telefonia, praticamente não existem mais grandes centrais telefônicas e telefonistas encarregadas de transferir ligações aos seus respectivos ramais, por exemplo.

Outro sistema bastante afetado pela evolução tecnológica é o de linhas de montagem. Para reduzir custos e otimizar a produção, fabricantes de automóveis modernizaram suas indústrias de maneira profunda, o que reduziu bastante a necessidade de mão de obra humana para garantir o correto funcionamento dos procedimentos.

Várias outras profissões foram extintas por conta da evolução tecnológica. Alguns trabalhos (ainda) não foram substituídos por máquinas, ainda que, em teoria, seja apenas questão de tempo para que isso aconteça.

O início de trabalhos mais complexos

Se trabalhos mais simples e manuais estão sendo extintos em alta velocidade, isso significa que trabalhos mais complexos e que exigem maior qualificação acadêmica e profissional tendem a crescer.

Enquanto funcionários de linhas de montagem perdem seus empregos por conta dos processos de automatização, é preciso contar com profissionais que saibam lidar com o maquinário mais recente, muito mais complexo e cirúrgico que o anterior. Para tanto, é necessário realizar cursos direcionados àquele equipamento.

Diversas funções humanas foram substituídas por softwares, o que aumentou muito a demanda por programadores competentes e ligados às tendências mais urgentes do mercado. O desenvolvimento de soluções para dispositivos móveis cresceu consideravelmente ao longo dos últimos anos, o que reforça a importância da mão de obra mais qualificada.

Tecnologia e as profissões que cresceram nos últimos anos

A popularização de dispositivos digitais tornou possível não somente a criação, mas a repaginação de diversas profissões. Tal como é o caso do gerente de Trade Marketing. É possível estabelecer um vínculo ainda mais personalizado e direto com os clientes devido ao uso maciço de redes sociais e mecanismos de busca populares. Antigamente, apenas campanhas publicitárias transmitidas em rádio e televisão eram, de fato, eficientes para a fidelização.

Mesmo o desenvolvimento de textos interessantes para alimentar sites de empresas e blogs dependem de certas técnicas para aumentar a visibilidade na rede. O analista de Search Engine Optimization (SEO), por exemplo, entra no mercado com o objetivo de inserir palavras-chave específicas em textos. O intuito é garantir que os robôs da Google ou do Bing identifiquem suas publicações adequadamente nos mecanismos de busca. Isso é especialmente interessante em textos de marketing de conteúdo, uma vez que a quantidade de leads é aumentada de acordo com a quantidade de cliques.

Já no ramo da advocacia, alguns advogados estão focando seus esforços em direito eletrônico. Isso é especialmente importante nos tempos atuais, uma vez que a quantidade de comércios eletrônicos e embustes virtuais aumentaram bastante nos últimos anos. Afinal, novos comportamentos exigem novas regras legais, para que tudo transcorra da melhor forma possível. O combate à pirataria também é especialmente importante no que se refere à segurança de informações e produtos oferecidos virtualmente.

Engenheiros de cloud computing (ou “computação na nuvem”, em tradução livre) são bastante procurados e as ofertas de salário costumam ser atraentes. Trata-se de uma forma de desenvolver tecnologias escaláveis e utilizáveis de maneira integrada em diversos dispositivos diferentes. Por exemplo, é possível controlar sua smart TV pelo celular, assim como é possível controlar sua conta da Netflix pelo notebook ou pelo aplicativo mobile. O mercado de praticidade digital está em franco desenvolvimento, uma vez que ajuda a reduzir custos para qualquer negócio, aumentando sua agilidade.

Tecnologia e conhecimento: investimento

É importante estar atento às mudanças sociais provocadas pela evolução tecnológica e adequar-se aos novos cenários. Por meio de correta formação acadêmica, é possível atingir seus objetivos profissionais e fugir da defasagem.

Para tanto, somos uma instituição de ensino superior preocupada em manter você sempre bem informado e capacitado. Oferecemos cursos de Direito, Pedagogia, Logística, Segurança Pública, Gestão Pública, além de cursos de pós-graduação, extensão acadêmica e treinamentos corporativos.

Categorias: Diversos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *