Existem algumas alternativas que tornam a rotina de estudos bem mais satisfatória. Entre elas, é possível destacar o uso da música, visto que os sons auxiliam no processo de estimular a atividade cerebral.

Concentrar nos estudos às vezes pode ser uma tarefa muito complicada. Vários fatores podem influenciar a baixa produtividade em razão de distrações e preocupações do dia a dia, tornando o processo cansativo para os alunos.

Mas, como efeito do uso da música, os estudantes se tornam mais concentrados nos seus estudos e conseguem se desenvolver mais. Logo, ouvir músicas durante esses momentos pode ser muito positivo para o rendimento.

Entretanto, para algumas pessoas esse assunto pode ser um tanto quanto controverso. Há tempos acredita-se que o som pode prejudicar os estudos, fazendo com que a atenção dos estudantes seja dispersa.

Por isso, alguns preferem adotar o silêncio para os momentos de estudo. Mas, para os que estão em busca de novas alternativas musicais, vale a experiência de testar uma boa playlist que vai estimular o seu pensamento de forma única.

As melhores playlists para estudar

Recomenda-se alguns estímulos musicais mais calmos para os estudos, de forma que os alunos se sintam em um ambiente tranquilo e harmonioso. Isso favorece a concentração e o rendimento dos estudos.

Assim, a música clássica é um das principais recomendações para esse momento, pois une esses elementos únicos que tornarão a experiência dos estudos muito mais positiva.

O neurobiólogo e pesquisador Gordon Shaw, que cunhou o termo efeito Mozart, discutiu essa ideia. Ao longo de seus estudos, ele conseguiu comprovar que ouvir música de um compositor renomado é algo positivo para o desenvolvimento de tarefas mentais.

Dessa forma, uma excelente playlist que une grandes nomes como Bach, Chopin e Mozart, como a Intense Studying no Spotify, pode ajudar muito os estudantes.

Os maiores desafios para os alunos ao longo de intensos momentos de estudos, como semanas de provas, é a concentração e o foco. Esses são os maiores aliados para a compreensão dos estudos. Sendo assim, precisam estar afiados.

Concentração e foco

É primordial que os alunos tenham concentração e foco. Assim, o Spotify tem duas playlists que visam esse fim. Uma delas tem inclusive o nome “Concentração e Foco”, enquanto a outra tem o nome de “Concentração Perfeita”.

Mesmo que indique-se altamente a música clássica para os estudos, também existem outros tipos de música que podem favorecer esses momentos. Pensando nisso, a própria equipe da plataforma Spotify criou uma playlist com o título Deep Focus.

Essa lista de músicas abrange mais a tendência rocker e conta com mais de três milhões de seguidores no momento. Ela tem cerca de 200 músicas do gênero rock atmosférico, que têm como finalidade trazer paz para a mente sem prejudicar o foco.

Apesar de terem o mesmo objetivo, existem playlists com vários ritmos que estão disponíveis para agradar aos ouvidos dos estudantes . Elas vão ao encontro de seus gostos pessoais, sem perder a sua finalidade de garantir bons resultados em seus estudos.

A Brain Food, a qual você também pode acessar pelo Spotify, é uma destas. Para os que apreciam a música eletrônica, está playlist conta com diversas músicas que irão te ajudar e muito durante os seus estudos.

A intenção dessa é fazer com que os estudos sejam concluídos sem uma sensação de desgaste ou desânimo para o cérebro. Além disso, as batidas fazem com que os alunos permaneçam focados e atentos aos estudos.

Várias playlists e vários estilos

Você pode encontrar vários estilos e sons diferentes nas playlists dedicadas para os estudantes. Elas trazem a possibilidade de que todos possam encontrar o que mais lhes agradada sonoramente.

Para algumas pessoas, os sons produzidos pela natureza são bem agradáveis. Sendo assim, por meio do Spotify, os estudantes podem acessar uma playlist inteiramente dedicada a esse sons, a Nature Sounds.

Em geral, muitas pessoas se sentem bem ao ouvir a natureza, pois os sons são tranquilos e facilitam muito para que os alunos se sintam menos estressados. Esses sons podem relaxar o aluno mesmo diante de muitos conteúdos para serem estudados e até mesmo de períodos mais estressantes, como semanas de prova.

Existem diversas ofertas de playlists pelas quais os estudantes procuram para a hora dos estudos. Citamos a respeito da facilidade que muitas pessoas tem de se concentrar ao som de grandes músicos, como Mozart.

Sendo assim, outra seleção de músicas muito agradável para ser utilizada ao longo dos estudos é Peaceful Piano, que está disponível também no Spotify. Ela conta com uma lista muito agradável de músicas tocadas apenas no piano, com muita paz e tranquilidade.

Os alunos que gostam mais desse estilo, para o momento dos estudos, certamente vão aproveitar também outra playlist incrível que está presente na plataforma. A Jazz Relax traz melodias calmas do jazz, que facilitam a concentração dos estudantes e pode estimular a criatividade.

Diferentes músicas e plataformas

Várias seleções de músicas foram inteiramente criadas para os momentos de estudo, e podem ser encontradas não só no Spotify, mas em outras plataformas. A Música Relaxante Para Estudar é uma playlist que está inteiramente de graça por meio do YouTube para os estudantes acessarem, por exemplo.

Como falamos até aqui a respeito de seleções que separam por estilos musicais diferenciados no Spotify, os alunos também encontram uma playlist que une várias temáticas dentro dela, que é Músicas para Estudar.

Essa é uma forma muito divertida de testar quais são os sons que mais lhe agradam no momento dos estudos. Para que, assim, você possa usufruir das mesmas.

Entretanto, para poder aproveitar mais esse momento com as seleções que destacamos, a nossa principal dica é preparar um ambiente tranquilo e aconchegante. O ideal é que você se sinta bem para estudar.

Também é indicado que os estudantes não coloquem as músicas em um volume muito alto. O ideal é visar um som mais ambiente, pois isso pode ter um efeito totalmente contrário e dispersar a atenção nos estudos.

Se preferir, para isolar os sons ambientes, também é indicado o uso de fones de ouvido. Mas, também é preciso cuidado para não exagerar no volume.

Para você que quer estudar bem, aproveite e acesse nosso site! Venha conhecer os nossos cursos! Para mais curiosidades, continue navegando em nosso blog.

Categorias: Diversos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *