Já faz algum tempo que o ensino a distância (EAD) ganha cada vez mais espaço na sociedade. E, com o cenário da pandemia, a modalidade ganhou ainda mais impulso. E esse pode ser um bom momento de se investir em uma segunda graduação.

Assim, pela incerteza sobre esse período de caos, o ensino a distância se tornou uma ótima alternativa para brasileiros que estão em busca de graduações e ou especializações. Portanto, trouxemos alguns motivos para pessoas que já possuem Ensino Superior cursarem sua segunda graduação online.

1. Flexibilidade

Ensinos online permitem que o aluno faça seu horário de estudo, conforme sua disponibilidade. Além disso, a pessoa que opta por esse tipo de aprendizado, pode fazer suas aulas de qualquer lugar e a qualquer horário. O que é ótimo. Ainda mais quando se trata de uma segunda graduação.

Você só precisará de um computador com acesso à internet ou um smartphone com tecnologia adequada. Desta forma, você pode dar outros destinos ao seu tempo e dinheiro.

2. Segunda graduação e o acesso dos conteúdos

Materiais usados nos cursos online ficam disponíveis na plataforma para serem acessados. Assim que o aluno necessitar, o conteúdo pode ser conferido.

Desse modo, caso o aluno tenha dificuldade com alguma matéria ou precise revisar o conteúdo, o encontrará de modo fácil. Por meio dos ambientes virtuais, também é possível realizar reuniões, fazer trabalhos e, até mesmo, tirar dúvidas com os professores.

3. Custo-benefício da graduação on-line

Graduações online possuem custo menor, quando comparadas as presenciais. Isso é possível porque esta forma de ensino não acontece em um local físico, mas em ambientes virtuais.

Com isso, não há gasto com infraestrutura física da instituição, portanto, o valor da mensalidade é reduzido. Outros fatores que reduzem o custo da graduação online, são a economia na alimentação, por exemplo, já que o aluno não precisa estar fora de casa para estudar e, desse modo, se alimentar.

Ensino online dispensa custos com ônibus, combustível e as mais variadas formas de locomoção. E, assim, você evita gastos com deslocamentos até as instituições. Outro bônus, ainda mais para quem quer uma segunda graduação.

4. Reconhecimento do MEC

Depois de fazer uma graduação presencial, uma das principais dúvidas das pessoas é se uma graduação online tem o mesmo reconhecimento e a mesma qualidade que uma faculdade presencial. Por isso, saiba que nossos cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), e que a qualidade de ensino é excelente.

5. Habilidades visadas pelo mercado de trabalho

Aqueles que estão no mercado de trabalho sempre preferem candidatos com grande senso de responsabilidade. Pessoas que saibam se virar sozinhas. Assim, sua segunda graduação te qualificará ainda mais para o mercado, enquanto o ensino online vai preparar você para ter autonomia e liderança.

Geralmente, nas instituições em que os alunos têm aulas presenciais, eles são pouco estimulados a exercer protagonismo. Já, no ensino online, estas pessoas passam pelo desafio de se auto desafiar, de modo constante, e de serem, então, responsáveis pelo que aprendem.

6. Diversidade de cursos

Pessoas de interior sabem, por exemplo, que o acesso a shoppings, cinemas, shows, entre outras nem sempre é fácil. Se você não mora em capitais ou cidades grandes que ofereçam mais chances, pode já ter passado pela experiência de querer fazer algum tipo de curso que não esteja disponível em sua região.

Com isso, muitas pessoas se mudam para realizar o desejo de fazer certa graduação, seja a primeira ou a segunda. Diante desses fatores, outro diferencial da graduação online é a variação de cursos. Isso permite que o aluno consiga se dedicar a realmente estudar o que ama.

7. Qualidade de vida

Cursos online geram qualidade de vida aos alunos, uma vez que se vive em rotinas com prazo curto e alta demanda. Somado a isso, há as cargas horárias de aulas e disciplinas, o que se torna exaustivo.

Com cursos online, você economiza tempo, ficando livre para fazer o que quiser. Parece incrível, com a graduação online, você tem tempo para estudar, trabalhar e, ainda, investir em lazer, aproveitar os amigos e a família. Ainda mais se for uma segunda graduação, você terá tempo para se dedicar ao seu trabalho e ajustá-lo a faculdade.

8. Interação na graduação on-line

Muitas pessoas acham que fazer cursos online significa se isolar do mundo. Mas não é nada disso! Por meio das plataformas, os alunos interagem, de modo virtual, com seus professores e colegas.

Além das plataformas, a interação pode ocorrer por e-mails e fóruns. É possível também fazer grupos em WhatsApp com os demais alunos para discutir sobre trabalhos, disciplinas e atividades.

Sendo assim, sempre que quiserem, os alunos recebem toda a orientação necessária para resolver as questões acadêmicas.

9. Desenvolvimento de habilidades

Engana-se quem pensa que pelo fato de os cursos online serem a distância, o critério de estudo será menor. Quem opta por estudar dessa maneira, precisará de disciplina, administração de tempo, capacidade de concentração e, ainda, interação com colegas e professores. Para que, assim, se possa potencializar o conhecimento. E se essa for sua segunda graduação, você verá de modo objetivo a importância dessas qualidades nos seus estudos.

Estes fatores tornam os cursos online ainda mais atrativos, pois ajudam no desenvolver de certas habilidades. Muito usadas na vida profissional.

10. Biblioteca on-line

Com certeza, as pessoas que já fizeram sua primeira graduação já conhecem bem as bibliotecas online. Pois é, elas chegaram para ficar e cativam cada vez mais espaço no mercado de educação.

Bibliotecas online oferecem muitas vantagens para alunos e professores, pelos acervos completos, por exemplo. A facilidade e agilidade de acesso das bibliotecas digitais são também um grande diferencial, uma vez que os alunos conseguem ter acesso aos conteúdos de qualquer parte do mundo. Essa vantagem proporciona aproveitamento total dos cursos.

Mudança de cenário

Embora o cotidiano tenha mudado, o que não deve mudar, é sua vontade de se preparar e estar pronto para agarrar as melhores chances na vida profissional. O que só é possível por meio do estudo, visto que só o estudo pode oferecer a você a capacitação necessária. Assim, qualquer que seja a situação, estudar sempre será essencial.

Gostou do conteúdo? Então, entre agora mesmo em nosso site e veja nossa lista completa de cursos. Temos certeza de que tem um esperando por você.

Categorias: Educação

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.