A educação a distância (EAD), utilizando metodologias ativas, está crescendo e dominando o mercado com o passar dos tempos. Além disso, a maior procura por este tipo de modalidade está relacionada com o novo estilo de vida da população, que precisa enfrentar mais de uma jornada de trabalho e tem pouco tempo para aulas no estilo convencional.

Desse modo, acredita-se que a quantidade de alunos de cursos a distância ou semipresenciais vai superar a de alunos matriculados em cursos regulares. Assim sendo, essa progressão muda a cara do ensino superior e técnico do país.

Junto com essa expansão é preciso pensar em novas formas de aprendizagem, que se encaixem na realidade dos cursos. Por outro lado, não adianta apenas aproveitar o material utilizado em cursos tradicionais disponibilizando-os em plataformas on-line.

Existe uma gama de cursos oferecidos nessa modalidade. Muitos de graduação e pós-graduação, que formam os profissionais de nível superior que vão atuar em nossa sociedade.

Também é possível formar técnicos por meio do ensino a distância, nível de formação que garante o acesso rápido ao mercado de trabalho.

Além das formações que conferem grau, também é possível participar de cursos livres por meio da EAD. Por mais que eles não forneçam o grau, são muito importantes na hora de aumentar o escopo de conhecimento do aluno sobre diversos assuntos.

Metodologias ativas na educação a distância

O estudante de EAD deve aprender a aprender, de uma maneira diferente da tradicional. A forma como o conteúdo é apresentado para ele é distinto da forma como é apresentado a alunos presenciais.

A falta de horários fixos e a possibilidade de flexibilidade no ritmo exige que o aluno agora consiga tomar as rédeas do seu próprio processo de aprendizado. Ele precisa ser autônomo e ter a capacidade de buscar o conhecimento em diversas fontes. Não existe mais a aula expositiva com tudo que ele supostamente deveria saber.

As metodologias ativas utilizadas na EAD podem ser muito úteis também para as formações presenciais. Elas são tão eficientes em potencializar a capacidade do aluno de buscar e reter informação, que todos os níveis e formatos de educação podem se espelhar para aplicar em suas áreas.

Novas possibilidades do EAD

Justamente por ser tratar de um meio digital, a educação a distância tem um mundo de possibilidades a ser explorado. Os recursos audiovisuais são exemplos de ferramentas que podem tornar o processo educacional muito mais atrativo e dinâmico para quem não tem horários regulares de aula.

Ler e escutar, atividades que ainda regem as aulas tradicionais, é apenas o começo do caminho do aprendizado. Para que o conhecimento seja fixado e, então, analisado criticamente, deve-se trabalhar o conteúdo ativamente.

As metodologias ativas envolvem conversar sobre os assuntos, discutir, reproduzir, explicar para outras pessoas, praticar. Quanto mais abordagens forem usadas, mais chances de a aprendizagem ser efetiva e gerar conhecimento.

Por se utilizar o meio digital, a modalidade a distância de ensino tem um enorme potencial em suas mãos. São inúmeras ferramentas e formas de inovar na capacitação de seus alunos, sempre buscando formar profissionais atualizados e que dominem as novas tecnologias.

Metodologias ativas na construção do conhecimento

Existem dezenas de formas de dinamizar a educação e colocar em prática metodologias ativas. Essas maneiras são as grandes responsáveis pelo dinamismo que os cursos a distância possuem, além da flexibilidade. Podemos citar:

  • Participação em fóruns de discussão dentro da plataforma de ensino. Esse tipo de atividade estimula a interação entre os estudantes e a troca de informações e experiências, sempre com a mediação de tutores.
  • Atividades práticas, sejam em campo ou no polo/sede dos cursos. Programas a distância também podem ter carga horária de prática, para que os alunos exerçam a teoria aprendida e fixem o conteúdo.
  • Filmes, vídeos, músicas. Esse tipo de material é facilmente encontrado no ambiente digital e é uma ferramenta incrível de aprendizagem, por unir os conteúdos com o lazer. Quanto mais prazeroso for o processo, mais eficaz ele se torna.
  • Tutorias ativas. Momentos de troca com os tutores em sala de aula ou por videoconferência também são importantes; são neles que experiências são trocadas e as pessoas se conhecem.

O papel do professor e do tutor

Por mais que existam tutorias online e presenciais, na EAD o aluno é o principal agente de busca de conteúdo. O professor ou tutor é um ponto de apoio usado para dar suporte nesse processo, estando disponível para auxiliar com dúvida e discussões.

O papel do tutor é importante para que os discentes se sintam seguros, sabendo que tem a quem recorrer em caso de percalços. Esse profissional já tem a bagagem acadêmica para colaborar com a atuação dos alunos.

Vantagens da EAD

Economia de tempo. Principalmente em grandes cidades, o percurso até o local onde as aulas acontecem pode demorar até horas. Quando se pensa no horário de pico, então, fica impossível não lamentar. Quando o seu local de estudo é o seu computador, não existe tempo e nem transtorno de deslocamento.

Preço baixo. Por não precisar arcar com os custos de manutenção de locais com aulas diárias e presenciais, os cursos a distância são bem mais baratos que os tradicionais. Essa é uma boa alternativa para quem quer se capacitar, mas não tem muito dinheiro para investir. Isso sem perder a qualidade de ensino.

Mesmo rigor dos cursos presenciais. Engana-se quem pensa que a qualidade dos cursos é inferior. Além disso, os alunos fazem a mesma avaliação dos alunos presenciais, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE).

Possibilidade de trabalho. Muitos cursos presenciais são diurnos ou com carga horária de aulas fixas, que impedem qualquer possibilidade de trabalhar enquanto estuda. Já nas graduações EAD o aluno tem tempo para trabalhar durante o dia e conseguir o seu sustento ao mesmo tempo em que está se graduando.

Sua oportunidade

Entre em nosso site e conheça a diversidade de cursos que só estão esperando a sua matrícula, seja Direito, Logística, Segurança Pública ou Gestão Pública. Temos cursos de graduação, pós-graduação, extensão acadêmica e treinamentos corporativosO mundo da educação a distância é um universo em expansão e será uma ferramenta extraordinária na sua trajetória até o sucesso.

Categorias: Notícias

Leonildo Marques Silva

Diretor Geral da Faculdade Sensu - Diretor de Comunicação e Marketing do Instituto Lato Sensu – Sócio Proprietário da ALTI Serviços em Tecnologia da Informação - Professor da Educação Básica na Rede Pública do Estado de Goiás Licenciado em Ciências Biológicas pela UFG. Especialista em Análise Ambiental e Geoprocessamento pela UFG. Especialista em Perícia Ambiental pela PUC/GO. É aluno especial do programa de pós-graduação stricto sensu em Educação, Linguagem e Tecnologia – IELT/UEG. É membro do grupo de pesquisa em Didática (DIDATKÉ) na Faculdade de Educação da UFG.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *