Do acrônimo em inglês, a metodologia Smart propicia especificidade, mensuração, atingibilidade, relevância e temporalidade para uma meta

Você certamente já ouviu falar que, se deseja atingir um objetivo, é fundamental estabelecer metas. Uma máxima que vale um tanto para a vida, seja pessoal, seja profissional.

Entretanto, ao passo que a importância de definir objetivos é incontestável, sabemos que eles também podem ser um tanto superficiais. Afinal, de nada adianta querer algo se você não estipula um caminho para chegar até lá.

É por isso que, por mais que este conceito pareça familiar, definir metas é algo bem mais complexo do que parece. Se você, então, está procurando por um modo de auxílio a concretizar seus objetivos, a metodologia Smart pode te servir como um bom guia.

A metodologia Smart é cada vez mais utilizada por pessoas e empresas que querem sair do achismo na hora de seguir um caminho pré-estabelecido. Quer entender como o método Smart pode te ajudar? Na sequência do artigo, apresentaremos o conceito da metodologia e alguns exemplos de como usá-la a seu favor.

Explicando a metodologia Smart

A metodologia Smart é uma ferramenta que auxilia e estabelece critérios para a definição de objetivos. Como supracitado, sonhos não são metas, e deve-se justamente a esta confusão que muitas vezes elas não saem do papel. Portanto, clareza e objetividade são fundamentais na hora de definir uma meta – e é exatamente pra isso que o método Smart ajuda.

A metodologia Smart ganhou força especialmente pela sua facilidade em aplicá-la. O método tem este nome em virtude de um acrônimo em inglês, que corresponde aos seguintes conceitos: specific (S), measurable (M), attainable (A), relevant (R) e timely (T).

Cada etapa funciona como uma espécie de check-list, ou seja, critérios para que as metas, de fato, possam sair do papel de forma inteligente. Não à toa, “inteligente” é justamente o significado da palavra “smart” em inglês.

Sem mais delongas, vamos conhecer o significado de cada letra para que você possa aplicar o método Smart na conquista de seus objetivos!

S – Specific (Específica)

Antes de mais nada! Seguir a metodologia Smart demanda que a sua meta seja extremamente específica.

Por exemplo: muitas pessoas sonham com estudar ou com voltar a estudar. Mas esse é um objetivo bem vago, concordam? Podemos voltar a estudar por meio de um curso de idiomas, de uma segunda graduação…

Quando você define que quer fazer uma graduação em Direito, por exemplo, já é uma outra história. Essa meta é bem mais clara e específica, direcionada a uma objetividade do que simplesmente fazer uma graduação qualquer.

Portanto, o segredo aqui está em transformar o seu sonho em algo direto, tangível. Mas isso não é tudo, claro, e é por isso que você precisa acompanhar os passos seguintes.

M – Mensurável (Measurable)

Aqui mora o grande segredo da metodologia Smart: não há como estabelecer uma meta sem que ela seja mensurável. Assim, você precisa estabelecer critérios que possam ser medidos de forma clara para, desse modo, seguir em direção à meta.

Vamos a outro exemplo: supomos que a sua meta seja viajar para Paris daqui a 12 meses. Para que isso seja possível, você identificou que precisa poupar um valor de X reais a cada mês. Logo, a mensuração deve ser de mês em mês, de forma que você acompanhe se realmente está cumprindo aquilo com o que você se comprometeu.

A – Atingível (Attainable)

Um cuidado importante na hora de definir suas metas é ter em mente que elas sejam plenamente atingíveis. Visto que de nada adianta sonhar em viajar para Paris daqui a dois meses se você sabe que não terá o recurso necessário para tal.

Tanto no aspecto profissional quanto no pessoal, metas devem ser estabelecidas para que te estimulem a realizar um determinado desejo. Por este motivo, criar um objetivo fantasioso criará uma realidade oposta a essa, gerando frustração e desânimo.

R – Relevante (Relevant)

Crie metas que realmente sejam prioridade para a sua vida. Caso contrário, você logo perderá a motivação em cumprir cada uma dessas etapas. E, assim, o seu esforço irá por água abaixo.

Portanto, por mais simples que seja a aplicação da metodologia Smart, utilize-a para metas que realmente farão a diferença na sua rotina.

T – Temporal (Timely)

O último ponto da metodologia Smart prevê que você estabeleça um tempo para que a sua meta se cumpra. Pegando o exemplo inicial: se você quer fazer sua matrícula na graduação de Direito, estabeleça um limite de tempo para que você esteja pronto para tal (seis meses, por exemplo).

Com um prazo claro, você elimina qualquer possibilidade de procrastinação e visualiza um período mais concreto no qual você finalmente poderá usufruir daquilo que planejou.

Exemplos de metas Smart

Da teoria para a prática! Vamos a alguns exemplos simples de metas Smart:

Viagens Smart

  • Viajar para Paris daqui a 12 meses (específico);
  • Economizar X reais durante X meses para cobrir todos os custos (mensurável);
  • Poupar 15% do meu salário do mês (atingível);
  • Realizar um sonho de infância ao conhecer locais como a Torre Eiffel, o Museu do Louvre, a Catedral de Notre-Dame (relevância)
  • Embarcar no dia X (temporal).

Saúde Smart

  • Emagrecer 15 quilos em um ano (específico);
  • Combinar dieta X com os exercícios Y durante a data estabelecida (mensurável);
  • Consultar um profissional para saber se é possível chegar a este objetivo (atingível);
  • Ganhar em qualidade de vida e ter um corpo mais ‘saudável’ (relevância);
  • Última pesagem no dia X (temporal).

Educação Smart

  • Fazer uma graduação em Pedagogia na faculdade X (específico);
  • Economizar X reais durante X meses para o pagamento da matrícula (mensurável, atingível);
  • Encontrar um novo campo de atuação no mercado de trabalho, que me trará satisfação pessoal e melhor retorno financeiro (relevância);
  • Efetuar a matrícula no dia X (temporal).

Viu como aplicar a metodologia Smart te ajuda de uma forma muito mais concreta na conquista dos seus objetivos? Portanto, vale a pena tirar um tempinho para definir todo o checklist e, assim, colocar todo esse conhecimento em prática agora mesmo!

Gostou das dicas? Então, comece agora mesmo a aplicar a metodologia Smart, inclusive para a sua carreira profissional. Conheça os nossos cursos de graduação, pós-graduação, extensão acadêmica e treinamentos corporativos.

Categorias: Diversos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *