A logística é uma área que abrange o segmento de transporte e também os processos de armazenamentos de cargas e produtos comercializados pelos empreendimentos nos quais atende. Para que se possa atuar no mercado logístico é necessário ter disciplina e dedicação, pois esta é uma área que demanda foco e razão.

O profissional de logística deve compreender que atuar na área exige competência e um exercício contínuo. Nessa área, são muitas as cobranças relacionadas aos transportes e ao controle de acerto dos produtos ou das cargas.

Além disso, nesse contexto, deve-se, de modo organizado e estratégico, desenvolver os processos de armazenamento e distribuição de cargas. Assim, diminui-se a incidência de falhas ou prejuízos no decorrer dessas atividades, oferecendo uma boa experiência de negociação entre o fornecedor e seus clientes.

Mercado de trabalho

Ser tecnólogo de logística é gerar um desempenho mais elevado e produtivo. Assim, você possa diminuir os custos operacionais a partir de estratégias preestabelecidas. Busca-se também a negociação com fornecedores, os processos de compra e venda de mercadorias, bem como o controle do fluxo de caixa em relação às compras e aos pagamentos realizados. Há ainda o controle de estoque e a distribuição de cargas em diferentes unidades.

Então, esse profissional desempenha uma função ampla e que se intensifica com os processos administrativos da empresa. Logo, é necessário ter habilidades como gestor de negócios para uma negociação rentável e bem sucedida.

O ingresso no mercado de trabalho como tecnólogo em logística apresenta amplas chances de ascensão na carreira profissional. Ao cursar essa área de atuação, o aluno pode encontrar chances de trabalho nos setores comercial, de agronegócio e até mesmo industrial. É possível ainda que se encontrem chances de trabalho no transporte de cargas, assim como com a gestão de logística, organização dos processos de distribuição e de armazenamento de produtos, entre outros.

Empresas multinacionais valorizam tecnólogos que tenham fluência em idiomas diferentes, pois o seu processo se estende aos territórios internacionais.

Disciplinas do curso para tecnólogo em logística:

  • Teoria das Organizações;
  • Matemática Financeira;
  • Probabilidade;
  • Estatística;
  • Marketing;
  • Direito;
  • Contabilidade;
  • Gestão de Estratégia, Qualidade e Suprimentos;
  • Comércio Exterior;
  • Estoque e Armazenagem.

O curso é validado e reconhecido pelo Ministério da Educação.

O profissional tecnólogo em Logística

O tecnólogo em logística deve ser atento e focado nas atividades que executa, uma vez que os processos podem gerar prejuízos desastrosos para a empresa, quando as funções forem mal desempenhadas. É necessário, desse modo, saber e ter habilidade para organizar os processos de armazenamento e distribuição de forma estratégica. O retorno financeiro deve ser positivo e em curto período de tempo.

A partir da sua habilidade em negociações, o tecnólogo em logística deve fazer boas transações comerciais. Ele deve saber identificar os melhores fornecedores com produtos de qualidade e que ofereçam uma boa
experiência em custo-benefício.

Os processos de organização dos espaços em que se armazena as cargas ou mercadorias devem-se dar de modo a otimizar o ambiente. É preciso observar se o local, por exemplo, está em condições adequadas para preservar os produtos. Vale ver ainda a adequação do ambiente de armazenamento para que os produtos não estejam expostos a umidade ou a temperaturas elevadas, por exemplo.

Os meios de conservação dos produtos também são importantes, pois alguns produtos devem ser colocados em locais refrigerados. Entretanto, outros produtos necessitam ser postos em locais secos e em embalagens próprias para sua preservação.

O controle dos prazos de entrega de mercadorias é uma função muito importante desempenhada pelo tecnólogo em logística. É, por exemplo, a partir do compromisso com datas e valores de distribuição dos produtos que o empreendimento terá em suas transações comerciais a satisfação que seus clientes buscam.

Desse modo, observar e controlar os valores agregam valor à empresa gerando uma maior rentabilidade para o negócio. É compreender de forma ampla os setores de transporte e de fornecedores e respeitar os prazos estabelecidos para o recebimento e distribuição de mercadorias

Processos de gestão e logística

A gestão dos processos logísticos da companhia é um fator muito importante, pois é necessário que se acompanhe os pedidos de compra e venda de produtos. É nesse momento que o tecnólogo se
encarrega que o produto chegue ao seu cliente de forma segura, sem extravios ou danos.

Para que esse controle se dê é preciso organização dos processos de distribuição. Isso se dá por meio de ferramentas necessárias para acompanhar cada processo. Muitas frotas têm softwares de rastreio que possibilitam a esse profissional identificar a localização das mercadorias e, assim, prever o tempo de entrega ao seu destinatário.

A tecnologia e os sistemas de organização em logística andam juntos, otimizando o tempo e flexibilizando a organização do setor com processos qualificados e de maior efetividade. Nos meios de produção, o controle de estoque é muito importante para que não se pare a produtividade pela falta de algum produto essencial para o processo.

Dessa forma, é essencial que se monitore todos os dados e informações dos produtos. O cuidado com os materiais de entrada e saída para as suas reposições, sem a necessidade de parar a produtividade do setor, é exemplo disso.

Funções específicas

Em todos os processos de gestão de logística, o profissional pode exercer funções específicas como o controle dos processos de compra de produtos. Assim, controla-se o estoque e organiza as informações a partir da geração de relatórios, expedindo pedidos e fazendo as negociações de forma a intensificar a lucratividade da companhia.

Com a integração da tecnologia nos processos de comercialização global, o tecnólogo é um profissional que possui vastas chances. Além disso, a atuação na sua área é, cada vez mais, valorizada no mercado
em que atua. Apostar nessa carreira é uma forma de se posicionar no mercado competitivo e fazer parte de equipes uma qualificada para atuar em diversos segmentos.

Então, venha conhecer todos os nossos cursos por meio de nosso site e invista no seu futuro! Aproveite e leia mais sobre logística no nosso blog.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *