Ingressar no mercado de trabalho pode ser um momento emocionante e cheio de preocupações, visto que é preciso tomar diversas decisões para encontrar a vaga ideal e continuar no caminho de construir seu futuro. Mas, como fazer isso sem ter o mínimo de experiência?

Acredite, essa não é uma missão apenas para quem acabou de sair do ensino médio. Na verdade, muitas pessoas recém-formadas em cursos de graduação ou especialização, podem se sentir perdidas nessa fase. O mesmo acontece com quem está há muito tempo fora do mercado de trabalho.

Entretanto, existem algumas maneiras simples e extremamente eficazes de driblar a falta de vivência e conhecimento prático, tão exigida pela maioria dos empregadores. Se você quer descobrir mais sobre o assunto, basta continuar conosco até o final deste artigo.

Falta de experiência? Aprenda a superá-la!

Antes de se aprofundar no tema, é preciso saber que o mercado de trabalho brasileiro, mesmo que, por vezes, desacreditado, está em pleno crescimento. O que significa dizer que deverá haver aumento de vagas nos próximos tempos.

Quem valida essa informação é o LinkedIn, famosa rede social de negócios fundada na Califórnia. Segundo o último levantamento da organização, chamado “Índice de Oportunidades de 2020”, o Brasil está entre os oito países com maiores chances de se conseguir um emprego no mundo. Inclusive, à frente dos Estados Unidos, do Canadá e da Alemanha.

Assim, é possível entender que as oportunidades surgirão e você deve estar preparado para conquistar a sua vaga no mercado de trabalho, mesmo sem a experiência desejada. Por isso, é fundamental destacar habilidades sociais e atividades extras.

Foque nas competências que você possui

Você já se interessou por uma vaga, mas desistiu de concorrer ao cargo porque não cumpria todos os requisitos mencionados? Pois, saiba que nem sempre esses pontos são necessários no mercado. Na verdade, é possível que muitas aptidões não estejam listadas na oferta, mas sejam solicitadas no momento da entrevista.

Portanto, entenda que você pode se concentrar em habilidades que já possui e mostrar ao entrevistador como elas podem ser aplicadas dentro da empresa. Por exemplo, se você se dá muito bem no trabalho em equipe, deixe que seu futuro-chefe saiba. Assim, ele pode considerar contratá-lo por entender que você é capaz de se encaixar em um time.

Interesse em aprender

Muitas vezes, a falta de experiência pode ser contornada pela vontade de aprender uma nova função. Desse modo, isso precisa ficar explícito na hora da entrevista. Para resolver essa questão, demonstre a sua empolgação em assumir um cargo na organização e em aprender com quem já possui experiência.

Outra dica válida é estudar sobre a empresa, o que pode indicar que você está disposto a “vestir a camisa”. Lembre-se que um funcionário inexperiente, mas engajado, pode ser mais rentável do que um com anos de mercado, mas pouco disposto.

Mercado e contatos

Ter muitos contatos não significa bajular as pessoas para conseguir uma vaga em suas empresas ou equipes. Por certo, a ideia é que você consiga indicações no mercado de quem sabe do seu potencial.

Amigos, colegas de turma e professores podem lembrar de você quando uma vaga surgir em seus locais de trabalho. Eles também poderão afirmar que, mesmo sem experiência, você pode se dar muito bem no cargo. Portanto, para entrar no mercado de trabalho, cultive uma boa rede de comunicação e contatos.

Trabalhe suas habilidades e se especialize

Você pode se destacar em uma entrevista mesmo sem possuir qualquer experiência anterior. Como? Conquistando conhecimentos únicos, que possam somar dentro de uma empresa.

O objetivo é simples: descubra que tipo de habilidades as empresas da sua área procuram em um profissional e foque nelas. Faça cursos, leia, estude e domine tendências e informações sobre os assuntos.

Você estará muito mais próximo da tão sonhada vaga!

Mercado e currículo

Pense por um minuto: se você fosse dono de uma empresa e recebesse dezenas de currículos para uma vaga em aberto, por onde começaria a escolha do funcionário ideal?

Com pouco tempo disponível, você não teria como realizar entrevistas com todos os candidatos. Além disso, não faria sentido convocar quem não possui as qualidades necessárias para o cargo. A solução? Uma seleção prévia com base nas informações de cada um dos currículos.

Muitas vezes, o que mais conta no mercado e nesses momentos não são as experiências de trabalho, mas a capacidade de escrever um resumo das suas qualificações, que convençam o entrevistador a lhe dar uma oportunidade. Logo, para atrair a atenção do contratante e receber a chance de uma entrevista presencial, você deve ficar de olho em alguns pontos.

Tópicos a serem cuidados

  • Destaque as palavras-chave: ao passar o olho em seu currículo, com um pouco de pressa, muitos recrutadores podem focar em palavras grifadas. Então, destaque o que esteja relacionado à sua formação e às habilidades, como trabalho em equipe e ferramentas dominadas;
  • Identifique seus pontos fortes: saiba como você pode agregar valor e deixe que o outro tenha consciência sobre isso. Basta listar seus conhecimentos úteis;
  • Seja voluntário: esse é um ponto necessário no mercado de trabalho atual. Para muitas empresas, o voluntariado não demonstra apenas a vontade de ajudar o próximo, mas, a capacidade de resolver problemas e assumir responsabilidades;
  • Esteja aberto a negociações: embora não seja uma uníssono, é preciso entender que algumas empresas não veem vantagem em contratar pessoas sem experiência para cargos com bons salários. Então, como resolver essa questão? Deixe claro no seu currículo que, por não possuir conhecimento prático, mas ter muita força de vontade, você está aberto a negociações. Isso com certeza aumentará as suas chances.

Mesmo que as suas primeiras entrevistas não sejam animadoras, não desista! Muitos profissionais com experiência também recebem negativas, isso faz parte do mercado. Lembre-se de que sempre haverá novas vagas e uma delas, mais cedo ou mais tarde, se encaixará em suas habilidades.

Gostou de descobrir um pouco mais sobre o mercado e afins? Então, que tal aumentar ou aprimorar seus conhecimentos? Para isso, acesse nosso site e conheça os cursos disponíveis agora mesmo!

Categorias: Diversos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.