Ao ingressar na faculdade, muitos calouros ficam preocupados com a nova experiência. Há certa razão para isso, afinal, se trata de um ciclo novo, cheio de desafios e um quê de insegurança.

No entanto, não há motivos para desespero. É absolutamente possível ter um primeiro semestre tranquilo e a partir daí, seguir a vida acadêmica de uma forma sadia e proveitosa.

Com este artigo, você vai acompanhar algumas dicas para que sua experiência como calouro, e acima de tudo, como um estudante, seja a melhor possível. Confira!

Procure se enturmar

Apesar das inseguranças dos primeiros dias, a faculdade precisa ser um local de socialização e networking. Inclusive no que diz respeito ao relacionamento com os demais estudantes. Por isso, calouro, deixe a timidez de lado e tente se enturmar.

O ambiente acadêmico é uma ótima chance para conhecer pessoas de todos os tipos que podem agregar tanto na sua vida pessoal quanto profissional. Além disso, você precisa contar com bons relacionamentos, já que muitas vezes, será necessário trabalhar em grupo ou contar com o auxílio de um colega.

Dedique-se às atividades complementares

Já no primeiro semestre é importante se dedicar às atividades complementares. Elas estão fora da grade de disciplinas do curso e agregam valor ao currículo do aluno. Mas, além disso, elas oferecem experiências e saberes em áreas diferentes.

As atividades complementares são obrigatórias na maioria dos cursos. Elas se dividem em dois grupos: as que são feitas fora da faculdade e aquelas que são cumpridas dentro da instituição.

O ideal mesmo é aproveitar bem os primeiros semestres! É neles que você estará mais disponível e sem obrigações com estágios ou Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

Você pode participar de seminários, palestras, cursos, formações online, monitoria, estágios não obrigatórios, intercâmbios e muito mais. Dependendo do curso, elas são também consideradas como atividades complementares aquelas voltadas a eventos culturais como, teatro, cinema, dança, exposições, esportes, entre outros.

Muitos alunos cometem o erro de deixar para cumprir a carga horária dessas atividades no final do curso. Isso agrega menos saber, conforme os estudos e o tempo passam. Além disso, essa atitude pode levar ao risco do não cumprimento da carga horária dentro do prazo estipulado.

Dê valor à biblioteca

Uma ótima forma de sobrevivência dentro do ambiente acadêmico é aproveitar ao máximo a biblioteca da faculdade. Esta, além de ser um espaço silencioso e ideal para os estudos, abriga um acervo de livros importantes para estudantes de todas as áreas e pra você também, calouro.

Ainda que os avanços tecnológicos tentem tirar um pouco do brilho das bibliotecas, esses lugares estão carregados de muito saber. Elas contribuem e muito para os estudos e a formação de qualquer estudante.

Considere também que alguns professores não abrem mão de indicar a leitura de algumas publicações importantes. Ter familiaridade com a biblioteca vai facilitar muito mais os seus estudos nesse caso.

Faça parte de grupos de estudos

Participar dos grupos de estudo, calouro, é outra forma de se enturmar. Mas, além disso, se agrupar irá possibilitar que você conte com a experiência de veteranos, monitores e mestrandos. É experiência.

Os encontros de grupos servem para discutir conteúdos e demais assuntos. Eles têm o objetivo de melhorar o desempenho dos calouros por meio da troca de saberes e experiências.

Seja organizado

Assim como você, calouro, quer ser profissional no futuro, você deve ser enquanto estudante. Afinal, a responsabilidade também deve existir nessa fase da vida para que seus resultados sejam satisfatórios.

Ser um estudante acadêmico exige organização e muita disciplina. Então, se mantenha sempre rigoroso a respeito do seu planejamento e agenda.

Suas tarefas envolvem apresentação de trabalhos, realização de provas, estudo de conteúdo, leitura de livros e muito mais. Tenha todas essas atividades anotadas em uma agenda. Desse modo, estipule um prazo para a realização de cada uma delas. E, assim, você não corre o risco de ter que fazer tudo em um tempo muito apertado.

Aproveite os intervalos para resolver questões que não podem ser vistas durante as aulas! Converse com um colega ou professor, vá a biblioteca ou ao espaço virtual da faculdade, etc. Faça também um plano de estudos para não se perder dentro dos conteúdos.

Seja pontual

É hábito de muitos estudantes, ainda mais dos que trabalham, chegarem atrasados nas aulas, mas essa é uma prática que deve ser evitada. Os atrasos levam você a perder uma parte da aula e dos conteúdos.

Chegar atrasado também deixa uma má impressão nos seus colegas e professores e pode afetar sua credibilidade como aluno e como colega de classe.

Tenha uma alimentação saudável

Outro erro comum entre os calouros é relaxar os cuidados com a alimentação diante da correria e da falta de tempo. Então, para manter o foco nos estudos e ter forças para enfrentar os desafios como aluno, é preciso estar sempre bem alimentado e saudável.

Em casa e na faculdade, tenha uma boa alimentação, mesmo quando tiver muita coisa para estudar. Assim, evite ficar muito tempo sem comer e não coma lanches pesados e gordurosos. Faça uma refeição nutritiva, leve e saudável.

Tente se manter desconectado

A faculdade está cheio de elementos que irão contribuir tanto com os aspectos profissionais como pessoais. Por isso, evite ficar ao celular ao invés de aproveitar o tempo para estudar. Interagir com os professores e colegas é importante, assim como se concentrar no que importa naquele momento.

Aproveite cada chance que tiver para agregar saber e experiência. Afinal, essa fase passa rápido e quanto mais você puder usufruir dela, melhor.

Seja responsável

Para a maioria das pessoas, a faculdade é tempo de descoberta e novas experiências, o que envolve, assim, amizades, diversão e muita badalação. No entanto, é preciso ter cuidado com os excessos, ainda mais quando se é jovem.

Saiba aproveitar, relaxar e se divertir. Mas, sem passar da conta! Não deixe que esses fatores externos interfiram nos seus estudos. Evite o que te faça mal e ponha pra baixo.

Gostou das nossas dicas de como sobreviver no ambiente acadêmico? Então, continue em nosso blog para ter acesso a outros conteúdos sobre educação. Aproveite também para conhecer nossas opções de cursos e visite nosso site. Se desejar, entre em contato conosco.

Categorias: Jurídica

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.