Nos dois últimos anos, viu-se o tema da saúde mental ganhar bastante espaço nas mídias devido à situação pandêmica. Conforme Instituto FSB, 62% das brasileiras e 43% dos brasileiros afirmaram piora na saúde mental durante a pandemia de Covid-19. Além disso, nesse mesmo tempo, de acordo com dados de estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 40% dos brasileiros apresentavam sentimentos de tristeza e depressão, enquanto 50% de ansiedade e nervosismo. Mas, além do forte impacto psicológico causado pela pandemia, o porquê é importante falar sobre saúde mental e Janeiro Branco?

Criada em 2014 por um grupo de psicólogos de Minas Gerais, a campanha do Janeiro Branco visa tratar o tema da saúde mental. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional, em qualquer fase da vida. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), 93% dos países do mundo tiveram seus serviços de saúde mental interrompidos durante a pandemia, ao mesmo passo que a procura por esses serviços se intensificou. Vê-se, cada vez mais, uma emergência em abordar e democratizar os saberes sobre a área.

Neste ano, já em sua 9° edição, devido à pandemia de Covid-19, espaços abertos e meios on-line serão priorizados para promoção da campanha.

Metas de saúde

O mês de Janeiro foi escolhido para tratar do debate acerca da saúde mental, visto que em janeiro as pessoas estão muito ligadas às resoluções de ano novo. Desse modo, estão na fase de pensar em metas e objetivos para alcançar vontades, sonhos, desejos para o ano que chega. Assim, é fazer do mês de janeiro um período de reflexão e debate sobre a saúde mental, chamando, então, atenção para o tema.

Desse modo, chega-se a um segundo objetivo da campanha, poder difundir informação sobre o que é saúde mental, bem como, sobre os transtornos mentais, a psicoeducação e tratamento. Isso para que haja fomentação de uma cultura sobre saúde mental, de modo sério, e respaldado pela ciência. Assim, essa campanha logo se espalhou por todo o Brasil e alguns outros países do mundo, como Angola, Japão, Colômbia, Estados Unidos, Portugal e Holanda.

Janeiro Branco promovendo saber

A campanha do Janeiro Branco promove palestras, oficinas, cursos, workshops, entrevistas, rodas de conversa. Além disso, a campanha dá voz e escuta as pessoas que dela participam. Em 2022, os trabalhos acontecem em espaços abertos e em meios on-line.

Participe! Todos têm direito à saúde mental!

Aproveite entre no nosso site e navegue em nosso blog. Temos muitos textos sobre saúde e curiosidades para você.