Você sabe o que é inteligência emocional? Se você ainda não conhece muito sobre o assunto, saiba que está perdendo uma oportunidade de entender como ela é importante para a solução de problemas.

Toda e qualquer pessoa enfrenta vários problemas ao longo da vida. Assim, seja um pequeno incômodo ou questões mais difíceis, o fato é que todos passam por situações desagradáveis. O que muda é a forma como cada um lida com esses desafios.

Portanto, tentar resolver a questão, aceitar o que não pode ser mudado exige muita maturidade. Mas, ainda, é possível encontrar uma solução satisfatória. E é, justamente, aí que está o papel da inteligência emocional.

Inteligência emocional trata do saber gerir as emoções e usá-las, tirando o melhor proveito no entender das emoções das demais pessoas. Isso leva a relações saudáveis, escolhas conscientes, assertivas e, desse modo, a qualidade de vida.

Os especialistas

Os especialistas Salovey e Mayer afirmam que inteligência emocional é “a capacidade de perceber e exprimir a emoção”. Você deve, então, estar se perguntando: “mas como desenvolver a inteligência emocional para resolver problemas?”. Apesar do conceito simples, essa não é uma tarefa fácil, porém é possível de ser alcançada com foco e determinação.

Ainda segundo os dois psicólogos, a inteligência emocional está ligada a aspectos como a precisão de identificar as emoções, a aplicação das bases emocionais. Isso, portanto, facilita o entender das emoções. Facilita também a lida com os próprios sentimentos.

O também psicólogo, escritor e PhD da Universidade de Harvard foi quem tornou o conceito da inteligência emocional popular, quando, em 1995, lançou o livro “Inteligência Emocional”. Assim, ele descreve a inteligência emocional como ser capaz de gerir seus sentimentos, de modo que eles sejam ditos de modo eficaz. A partir disso, outros especialistas passaram a falar sobre o tema.

Certo, mas como isso pode ajudar na resolução de problemas é o que apresentaremos no próximo tópico.

Solucionando problemas

Você já sabe, basicamente, no que consiste a inteligência emocional. Mas como ela importante nas relações? Como ela pode ajudar na solução de problemas?

Daniel Goleman destaca 5 dimensões da inteligência emocional. São elas:

  • Autopercepção: análise das emoções bem como das ações em resposta aos estímulos sociais, profissionais;
  • Autoregulação: ser capaz de gerir as emoções, o humor, assim como o estado de espírito;
  • Motivação: motivar a si mesmo para conseguir seus objetivos;
  • Empatia: se colocar no lugar do outro, entendendo, assim, suas emoções e comportamentos;
  • Aptidões sociais: para criar boas relações interpessoais.

Observando a vida e suas emoções

Ao investir na inteligência emocional é possível perceber evoluções positivas na própria vida. Ao captar as próprias emoções e as dos outros, fica muito mais fácil lidar com as ações das outras pessoas e com os acontecimentos inesperados.

Quando um problema surge, observar os próprios sentimentos, principalmente, os que mais te incomodam, pode ajudar em soluções mais objetivas. Pode ser, até mesmo, um sinal de que é hora de mudar o caminho. Lidar melhor com as emoções, mesmo nas horas mais tensas, facilita ver a situação e buscar as melhores alternativas para ela.

A inteligência emocional possibilita ainda ver mudanças positivas em toda dificuldade. Ao analisar as próprias emoções, identificar suas causas é possível fazer os ajustes e ter mais qualidade de vida.

Suavizando os conflitos

Não apenas isso! Os conflitos no trabalho ou na família, por exemplo, tornam-se muito mais fáceis de lidar. Quando se está no limite das emoções, respirar antes de tomar qualquer decisão, pode ser a melhor coisa que você poderia fazer da sua vida.

Quer algo mais positivo do que isso? Quer melhor forma de resolver problemas do que agir de modo calmo e objetivo? Tendo, ainda, a chance de ver as melhores chances de resolver a situação? Isso é possível por meio da inteligência emocional.

Algumas pessoas podem ter mais problemas do que outras nesse processo de inteligência emocional. Mudar a forma de pensar, de agir, de lidar com as várias situações da vida não é uma tarefa fácil. Por isso, a ajuda de bons profissionais pode fazer toda a diferença.

Certamente, você terá novas forma de ver a vida e a si mesmo. Mas, de forma positiva, mudando a sua vida como um todo.

Conhecimento nunca é demais. Então, se você está nessa busca por mais inteligência emocional, saiba que podemos te ajudar nessa importante missão.

Acesse o nosso site e conheça os nossos cursos.

Categorias: Diversos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *