Hoje, 11 de agosto, dia do estudante é também o aniversário do Grupo Sensu, composto pelo Instituto Lato Sensu (ILS), pelo Sensu Concursos e pela Faculdade Sensu (FAS).

O Instituto Lato Sensu (ILS) é estabelecimento de ensino que precedeu a Faculdade Sensu. Uma instituição de prestação de serviços educacionais e, assim, mantenedora de outras instituições de ensino. Atuamos desde a concepção de projetos educacionais até sua execução. Assim como na terceirização de serviços educacionais que incorporam um conjunto de estudos para aperfeiçoamento desses processos.

Atualmente a Faculdade Sensu oferece cursos de graduação em Direito, Pedagogia, Gestão Pública, Segurança Pública e Logística, além de cursos de pós-graduação e extensão.

Criação do ILS

O Instituto Lato Sensu (ILS) foi idealizado no ano de 2011 por Heulter Robson, Maria Goreth, Leonildo Marques, Annyella Nogueira, Nickerson Robert e Suellen Vargas. Um grupo de professores com formação e vivência acadêmica, além de grande experiência em processos educacionais. Entusiastas da educação com o propósito, desde o início, de tratar a educação como um projeto capaz de transformar vidas.

A assinatura de contrato social do ILS deu-se em dezembro de 2011. Assim, construímos, com a participação de professores e outros profissionais da educação, o nosso Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) que descreve os objetivos da nossa proposta de ensino. Escolhemos o bairro de Campinas, em Goiânia, para instalarmos a sede da instituição.

Oito meses após o estabelecimento do contrato social, lançamos a primeira turma, em agosto de 2012, no município de Mineiros (GO). Turma de Gestão em Segurança Pública e Privada, curso, até então, inédito no Brasil.

Após propormos esse curso, outras instituições passaram a ofertá-lo. Isso é decorrente do reconhecimento tanto da importância de um estudo acadêmico sobre a área quanto da relevância de nosso trabalho como Instituição de Ensino.

Nossa Trajetória

Nesse ínterim, estivemos presentes em mais de 50 municípios, nos Estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Acre, Rio Grande do Norte, Amapá e no Distrito Federal. Já formamos mais de 30 mil alunos, em diversos cursos.

Sobretudo, sempre se manteve como um dos nossos grandes objetivos a promoção do ensino e a execução de ações com responsabilidade social. Assim, desde o primeiro ano do ILS, temos o compromisso de promover o Seminário de Segurança Pública e apoiar diversas outras ações que promovem o conhecimento. Ademais, o intuito é o de ampliar o conhecimento e promover a discussão acadêmica da área relacionando-a à temáticas como cidadania, direitos humanos e a tecnologia.

Em consonância, surgiu o fórum Com Sensu, um trocadilho para o espaço acadêmico da Sensu promovendo, com senso, temáticas, indubitavelmente, emergentes para a sociedade. A crise carcerária e sexismo e a cultura do estupro, por exemplo, foram temáticas tratadas nesse evento. Bem como, a violência e a morte no trânsito; a interculturalidade; a educação; além de vários outras.

Responsabilidade Social

Nós da Sensu acreditamos nas ações que envolvem a população em sua base de direitos, para além do conhecimento, e, assim, nos empenhamos em apoiar causas que tenham a finalidade de promover o bem-estar, a segurança, a saúde em escala coletiva. Logo, participamos, desde 2014, de projetos, como: Cidadão Nova Canaã, Doe um sorriso, Natal Solidário e Venha Caminhar com a Polícia Militar.

De modo, a incentivar o respeito à diversidade de ideias e opiniões, além de prezar por um meio-ambiente mais sustentável, nós da Sensu investimos em levar segurança aos cidadãos e promover integração social por meio da prática esportiva e artística, na reorganização e limpeza do espaço público e na manutenção nos sistemas de iluminação pública. Além disso, apostamos na arrecadação de brinquedos novos e usados, assim como na arrecadação de alimentos para contribuir com famílias em situação de vulnerabilidade.

Excelência no Ensino

Ao longo dessa jornada, realizamos várias formações importantes, como preparatórios para os mais diversos concursos públicos do país. Assim como treinamento na formação de guardas municipais e licitações e contratos na Academia das Agulhas Negras. Bem como, é claro, cursos de formação continuada para professores da rede municipal e estadual.

A Faculdade Sensu

Desde a primeira reunião, a faculdade já era um projeto em voga. Muito precisou ser planejado e devidamente executado para esse fim. Com efeito, em março de 2018, o Ministério da Educação (MEC) nos concedeu autorização para funcionar como faculdade. Iniciamos com 3 cursos tecnológicos, o de Segurança Pública, Gestão Pública e Logística. Do Instituto Lato Sensu, escolhemos o termo ‘sensu’, que significa conhecimento, para batizar nossa faculdade.

Em conformidade com o ILS, a Faculdade Sensu tem o objetivo de prestar serviços educacionais com o mais alto grau de qualidade e inovação. Paralelamente, a Sensu visa proporcionar reflexão e autonomia intelectual por meio da formação acadêmica. E foi assim que, com bastante desejo e compromisso, em março de 2019, fomos autorizados, pelo MEC, a ter o curso de direito.

Ainda em 2019, no mês de outubro, recebemos nosso credenciamento para funcionar também como faculdade a distância. Pudemos, assim, lançar os cursos tecnológicos nessa nova modalidade de ensino.  E temos previstos o lançamento de outros 5 cursos para o ano de 2021 na modalidade a distância.

Somos fruto da colaboração de muitos profissionais

Acreditamos que a diversidade e o amplo leque de ideias e seu diálogo é de ordem fundamental para construir um ambiente com direitos humanos no trabalho. E, claro, para fazer a educação prosperar em todas as suas formas. Somos gratos pela dedicação e ética de nossos funcionários, professores e coordenadores.

Categorias: Notícias

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *