Cursos em Segurança Pública

Segurança Pública

Um curso que tem uma enorme procura, bem como vasta chance de atuação profissional é o de Segurança Pública. Entretanto, muitos pais e até mesmo alunos não sabem muito bem quais as matérias lecionadas e como é a estrutura do curso.

Por isso, vamos explicar um pouco sobre esse curso que forma profissionais cruciais para a nossa sociedade. Então, leia o texto até o final!

Cursos em Segurança Pública

O curso de Segurança Pública pode ser Superior Tecnológico, de bacharelado, ou ainda Superior Sequencial. O objetivo principal dos três cursos citados é, entre muitos outros, aprender a promover a paz.

Administrar conflitos locais, regionais, nacionais ou internacionais é também uma das funções que os futuros profissionais terão que exercer. Além disso, matérias de Direito, gerenciar crises, assim como de Filosofia e Sociologia são algumas das que os estudantes de Segurança Pública terão que estudar.

No bacharelado a carga teórica é bem maior. O curso faz com que os alunos façam reflexões e mesclam a teoria com a prática. Já no Curso Superior Sequencial Gestão em Segurança Pública e Privada, há mais enfoque na prática, embora, ainda haja muita reflexão. Enquanto o Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública tem como objetivo formar de modo rápido profissionais capazes de gerir ações essas ações.

O profissional da Segurança Pública

É crucial ter em mente que quem atua nessa área pode ter que lidar com situações de risco e complexas. Além disso, tem que ter na cabeça os princípios de cidadania e direitos humanos, pois estará lidando com conflitos políticos, de ordem pública e tentará solucionar problemas entre pessoas e povos.

Assim, esse profissional precisa ter alguns predicados que irão fazer toda a diferença no trabalho. Entre eles, o espírito de liderança e o saber trabalhar em equipe.

Ser proativo também é crucial, pois muitas vezes você vai lidar com o inesperado. Ter uma postura ética e senso de responsabilidade social é vital. Isso porque deve-se respeitar os direitos humanos e as regras sociais.

Habilidade de comunicação e negociação também se fazem precisas na Segurança Pública, uma vez que você terá que interagir com diversas pessoas e equipes. Saber falar de maneira clara e objetiva com cada um é essencial para que todos se entendam.


Mercado de trabalho

O mercado de trabalho de quem cursa Segurança Pública é bem vasto, porque as áreas de atuação são variadas. Então, entre algumas das muitas funções que se pode exercer é: segurança e ordem pública, combate ao crime e à violência, elaboração de políticas preventivas e capacitação de recursos.

O profissional de Segurança Pública pode prestar concurso público e ter carreira sólida na guarda municipal, no corpo de bombeiros, na polícia, bem como nos ministérios, nas secretarias de segurança e nas penitenciárias, por exemplo. Há trabalho também nos setores privados, no setor de pesquisas e dando aula nas faculdades a fim de formar mais profissionais nessa área.

Espero que tenhamos tirado suas dúvidas com esse texto. Caso ainda tenha ficado alguma questão, entre em contato conosco. Para saber mais sobre esse e mais temas continue em nosso blog. Aproveite e dê uma olhada nos cursos que oferecemos. Vem com a gente!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *