Você acabou de se formar e não sabe o que poderá fazer após o término da graduação? Diversas dúvidas ocorrem a respeito de buscar experiências para a carreira ou até mesmo para partir para outro curso, seja de outra graduação, pós-graduação, extensão acadêmica e treinamentos corporativos.

Primeiro de tudo, pergunte-se ao final da sua graduação, qual tipo de profissional no mercado de trabalho deseja ser e se tornar. É essencial obter saber sobre onde quer chegar e quais atividades quer fazer.

Além disso, há inúmeras opções de trajetos a seguir, como, por exemplo, na área de Direito, Logística, Segurança Pública e Gestão Pública. Neste artigo você verá algumas alternativas para tirar algumas de suas dúvidas.

Será que faço outra graduação?

Por mais que possa parecer assustador, esta opção se dá na vida de muitas pessoas após o primeiro curso de graduação. Isso pode ocorrer, pois o aluno se matricula na faculdade muito jovem e sem informações a respeito do curso.

Somado a este fator, há ainda a pressão familiar e do mercado de trabalho que dirige esse sujeito a obter o diploma de graduação. Sendo assim, muitos encerram o ciclo da faculdade para ter o diploma e partem para outro curso para se realizar de modo profissional e pessoal.

Contudo, há de se ter cuidado para não cometer deslizes, como não finalizar nenhum curso ou nunca tomar as decisões sobre o que deseja para a carreira. Vale lembrar, no entanto, que profissionais com experiências recebem mais aprovação no mercado de trabalho do que aqueles que têm muitos diplomas, mas que necessitam de prática.

Pós-graduação

Quando os graduandos são questionados sobre o que vão fazer após o fim da graduação, uma grande parcela opta por realizar uma pós-graduação. Opção cada vez mais comum, em razão das altas requisições no mercado de trabalho pelos profissionais qualificados.

Outra questão é o aumento de interesses de jovens em seguir carreiras acadêmicas. Isso se direciona pelos caminhos para complementar a formação obtida no curso. Nesse sentido, há opções, como a pós-graduação, o doutorado e o mestrado. Fique agora com os dois tipos de pós-graduação: stricto sensu e o lato sensu.

Stricto sensu

O stricto sensu é um tipo de pós-graduação no qual se gera o diploma ao estudante, e não o certificado. Esta pós dispõe ao aluno a titulação de Doutor e Mestre em certas áreas de conhecimento.

Portanto, os cursos de pós-graduação de stricto sensu oferecem a nomeação de Doutorado e Mestrado. Estes são regulados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Portanto, essa categoria de curso é para formações de cunho científico. Alguns se tornaram, inclusive, programas de mestrado dirigidos a formações profissionalizantes.

A duração dos programas varia bastante de um para outro, por exemplo, a média do mestrado é de 2 anos. Para que ocorra a obtenção deste título, há a necessidade de realizar a defesa de tese (doutorado) ou de dissertação (mestrado). A defesa é, então, composta por uma banca de três a sete pessoas com titulação mínima de doutores.

Vale lembrar que há de se realizar buscas por instituições de ensino de confiança com certificação do Ministério da Educação (MEC).

Lato Sensu

Já o lato sensu, nesta modalidade de pós obtêm encaixes em especializações. Em seguida entra-se o Master in Business Administration (MBA), tendo por direcionamento a área de Administração de Empresas.

O processo seletivo para a pós-graduação ocorre por meio de análises curriculares e entrevistas. Todos os cursos do lato sensu têm regulação no MEC e com duração mínima de 360 horas. A partir da apresentação da monografia ou trabalho de conclusão de curso (TCC), os estudantes recebem o certificado de conclusão.

Curso de Extensão Acadêmica

O curso de extensão acadêmica é oferecido pelas instituições de ensino como uma formação curta e de complementação. Esse tipo de curso é designado para a graduação com temáticas referentes ao curso, não sendo obrigatórias, no qual inclui atividades práticas, culturais, acadêmicas etc.

Se você tem interesse e disponibilidade para fazer esta modalidade de curso, saiba que ela independe de você possuir vínculo com a faculdade ofertada. Além disso, o curso de extensão não tem a exigência de diplomas de níveis superiores.

Em razão da sua curta duração, com média de três meses, os cursos de extensão têm certificados, com validade no Brasil inteiro e no exterior. Vale recordar, no entanto, que o curso de extensão acadêmica não é uma pós-graduação. Esta foca em aperfeiçoamento, especialização e aquisição de conhecimentos em diferentes áreas de formação e com outra variação de tempo.

Treinamentos Corporativos

Os treinamentos corporativos apresentam referências em montantes de aulas teóricas e práticas de Educação. Eles auxiliam no desenvolvimento de habilidades do aluno, de acordo com o trabalho pessoal ou técnico desenvolvido no dia a dia.

Direcionados a colaboradores específicos do meio corporativo ou para grupos, os treinamentos são internos ou externos, a distância ou presencial. A maioria das empresas opta por sistemas de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO). Isso faz com que se crie necessidades de rendimentos, treinamentos e de retornos de investimentos.

Existem várias resoluções quanto aos treinamentos no mercado de trabalho. Além disso, as empresas podem fazer parcerias especializadas em desenvolvimentos sobre assuntos didáticos, que complementam a graduação. Para que, assim, o conteúdo seja voltado aos colaboradores e, também, para a produção de eventos com base em temas.

Entre diversas vantagens do treinamento, pode-se citar, por exemplo:
  • maiores engajamentos, assim como motivações na relação dos funcionários;
  • ensino de novas habilidades;
  • geração de conhecimentos novos;
  • aprendizado de novas ferramentas;
  • alta produtividade, bem como baixos custos;
  • melhorias de autonomia dos colaboradores;
  • combate às concorrências;
  • otimização da experiência de cada funcionário;
  • redução de turnover;
  • e resultados lucrativos de curto, médio e a longo prazo.

O que não fazer depois da graduação?

Procure não se acomodar ao encerrar a sua graduação. O trajeto a seguir é atingir o seu sucesso profissional para, assim, obter o devido crescimento, o que envolve dedicação. Saiba relaxar e se divertir nos momentos para lazer, porém tenha a mente e o corpo em primeiro lugar para descansar bem.

O que fazer..

Todas as opções que se pode observar como outra graduação, pós-graduação, cursos de extensão e treinamentos corporativos podem se acoplar. Isso, inclusive, vale para as áreas de Direito, Logística, Segurança Pública e Gestão Pública.

Então, se você tem a intenção de obter novas especializações e conhecimentos para engajar a sua carreira profissional, confira os nossos cursos incríveis. Visite o nosso site e navegue nas abas de Graduação, Pós-Graduação, Extensão Acadêmica e de Treinamentos Corporativos!

Categorias: Diversos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.