Uma carreira profissional bem-sucedida exige esforço e comprometimento. Não apenas para conquistar aquela incrível vaga em uma grande empresa, mas também para seguir o rumo do empreendedorismo.

Há quem pule a parte acadêmica e se lança diretamente no mundo dos negócios. No entanto, para a grande maioria, realizar o sonho de uma carreira estabilizada e rentável passa pela famosa graduação.

Entretanto, a realidade da vida estudantil pode ser um caos com más escolhas. Só para exemplificar, se há a preocupação em qual curso ingressar, é preciso também pensar em que modalidade escolher.

A modalidade

Sim! A modalidade conta muito e pode ser até o principal motivo para se graduar. Isso porque, no passado, as aulas tradicionais, digamos, presenciais, eram as únicas formas disponíveis para obter um diploma. Porém, a longa jornada nos trabalhos, filhos e até mesmo condições financeiras eram impedimentos para a maioria dos estudantes. Sem contar que grande parte das empresas prezam por um currículo com graduação.

Mas, como estudar se você tá sem tempo ou como alcançar posições melhores se não é graduado? Diante disso, o avanço da tecnologia foi imprescindível para mudar o cenário de milhares de estudantes. A possibilidade da graduação por meio online com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) tornou-se realidade.

O diploma de graduação à distância possui validade igual ao certificado da graduação presencial. Isso porque, os mesmos critérios adotados para avaliação das instituições presenciais são aplicados nas instituições com cursos a distância.

Existem diversos cursos oferecidos pelo meio digital, com a facilidade de estudar aonde você quiser. Seja pelo celular, tablet, notebook ou computador, até mesmo por meio de equipamentos de áudio, é possível adquirir conhecimento. Ao mesmo tempo em que os variados recursos, como: arquivos impressos, vídeos e muitos outros são disponibilizados. De fato, a sala de aula só fica a um clique ou um toque de distância, literalmente.

O dever é do aluno

Apesar das inúmeras vantagens de graduação à distância (EaD), a responsabilidade do cumprimento das atividades propostas é exclusivamente do aluno. A instituição oferecerá os recursos para o andamento do curso, bem como atividades para desenvolvimento do aprendizado.

É aí que entra o papel fundamental do estudante. Nesse sentido, ter em mente que, apesar de estudar com flexibilidade, fazendo os próprios horários e determinando a quantidade de conteúdo a ser estudado, disciplina e organização são precisos.

Desse modo, ao pensar em se matricular para uma graduação à distância, é importante levar as dicas abaixo em consideração para conseguir obter seu diploma de maneira eficaz.

Organize seu tempo

O EaD permite que o estudante tenha liberdade de escolha, não só com horários, mas também com os dias que pretende estudar. Porém, é fundamental preparar sua agenda de acordo com os conteúdos propostos.

Utilize uma agenda ou uma planilha de Excel e organize suas atividades. Separe seu momento de estudo diário e verifique se estará 100% focado. Em outras palavras, livre-se de distrações, como televisão e redes sociais. É bem possível que haja a tentação de abrir outras abas, quando o assunto estudado é de pesquisa ou de acesso a sites. Se concentre e continue navegando nas páginas sugeridas, isso evitará que você se desvie do foco principal: estudar.

Outra dica é: seja constante! Não adianta estudar hoje e retornar ao curso daqui a uma semana. Seja disciplinado e entenda que seu sucesso depende de você. Quanto mais exposição ao material você tiver, mais fácil será o desenvolvimento nas disciplinas.

Assim como a faculdade presencial possui prazos para entrega de atividades, a modalidade à distância segue o mesmo rigor. Não subestime o curso, o trabalho será o mesmo. As equipes de professores e tutores farão as avaliações necessárias para sua aprovação. Por isso, dedique-se.

Não tenha pressa

Aquela máxima de que a pressa é a inimiga da perfeição, na graduação à distância, vale muito. Por mais que você tenha pressa em se formar ou em querer “acabar” com o conteúdo o mais rápido possível, vá com calma.

Sobretudo, porque você pode ter uma estafa mental e não aprender nada. O cérebro precisa de descanso para incorporar o que aprendeu.

Distribua as matérias durante a semana

Já ouviu falar na “curva do esquecimento”? O psicólogo Herman Ebbinghaus realizou estudos em que mostram a capacidade de retenção de informações no cérebro.

O estudo revela que toda vez que somos expostos a novos conteúdos, temos uma chance de retenção de até 80%, de rever o conteúdo em 24 horas. E se não voltarmos ao material, a chance de retenção cai ainda mais.

O que isso significa? Estude e revise o material sempre. Não estude só para “passar”. Distribua o material de modo que você possa compreender o assunto e que na avaliação consiga discorrer sem utilizar as mesmas palavras dos textos lidos.

Dica de ouro: não assuma uma quantidade de disciplinas maior do que você consegue estudar, porque, além de ficar sobrecarregado, você facilmente não conseguirá entregar os trabalhos no prazo estipulado.

Separe o ambiente de estudo

A falta de tempo pode exigir que você estude pelo celular, no transporte, durante o intervalo no trabalho, o que é compreensível. Mas não torne disto um hábito, procure um lugar apropriado em que consiga estudar com calma, sem interferência de conversas.

Um ambiente em que você consiga realizar suas anotações, grifar os conteúdos impressos e utilizar os conteúdos de mídia audiovisual de maneira clara e tranquila. Organize seus materiais de estudo, separe-os por disciplina e tenha anotações em blocos ou cadernos com marcadores.

Essa prática evita que você perca tempo procurando por algum tema. Folhas soltas atrapalham a unidade de assuntos específicos, fazendo com que você fique perdido. Seja prático!

Interaja com seus colegas

Por fim, não é porque é à distância, que não terá proximidade com ninguém. Participe dos fóruns, crie amizades e comece a realizar seu networking. Afinal, essas pessoas podem trocar experiências de estudo e estarão no mercado de trabalho no futuro, assim como você, e poderão ser de grande valia.

Verifique as redes sociais da instituição, fique por dentro das novidades dos cursos, palestras, workshops. Aproveite a tecnologia a seu favor. A graduação à distância permitirá um mundo de possibilidades que você poderá desbravar e ampliar seu conhecimento.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre os nossos cursos à distância? Acesse a nossa página e conheça-nos.

Categorias: Educação

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.