No cenário corrupto e burocrático da administração pública brasileiras, as habilidades de um Gestor Público estão sempre sendo exigidas ao máximo.

Esses profissionais precisam ser capazes de lidar com a falta de infraestrutura, com o orçamento limitado e com a diversidade de interesses que orbitam o setor público.

Neste artigo vamos mostrar um pouco mais sobre essa profissão e quais são as habilidades de um Gestor Público.

Gestão Pública

O curso superior em Gestão Pública é voltado para a área da administração pública, seja gerindo fundos dos governos ou lidando com as burocracias do estado. O curso ensina as técnicas e as ferramentas da gestão tradicional e como é possível aplicá-las na administração da coisa pública.

Durante a graduação, as matérias abordam técnicas de gestão de empresas, economia, negociação, legislação e direito. Outras matérias da grade corrente são comunicação empresarial, ética, responsabilidade social, gestão de pessoas, entre várias outras.

O profissional formado nessa área está apto para administrar empresas públicas, organizações não governamentais e trabalhar em parcerias público-privadas. Sendo assim, ele deve ter o bem-estar coletivo como um dos objetivos a ser alcançado com seu trabalho.

As atividades diárias do Gestor Público estão ligadas tanto a administração de bens como a elaboração de projetos. Algumas dessas atividades são: gerenciar recursos humanos; avaliar a performance de instituições públicas; elaborar e gerir políticas públicas; planejar, gerenciar e otimizar projetos e processos; conservar bens, patrimônios e recursos públicos; analisar contratos; gerir licitações e controlar orçamentos.

Habilidades de um Gestor Público

As habilidades exigidas de um bom Gestor Público vão além da sua capacidade de administrar orçamentos. Esses profissionais também têm de lidar com pessoas e ser bons líderes.

Além disso, esses profissionais precisam ter muita persistência para lidar com a burocracia. Mantendo-se, é claro, éticos e honestos na administração do dinheiro público.

Gestão de equipe

A Gestão Pública não é uma tarefa individual. Suas atividades precisam ser realizadas por uma equipe de profissionais qualificados.

O bom Gestor Público deve ser capaz de motivar a sua equipe e saber reconhecer o valor de suas ações. Com isso ele valoriza os profissionais a sua volta, criando um ambiente de trabalho melhor.

Estar atualizado

O setor público é regido por um conjunto de normas e leis que estão em constante mudança e atualização. O Gestor Público deve acompanhar essas mudanças para poder realizar as suas atividades.

Gestão do bem-estar coletivo

As instituições que contam com as atividades de um Gestor Público, geralmente, fornecem algum tipo de serviço à sociedade. Portanto esses profissionais devem ficar atentos ao bem-estar coletivo, assim como está atento aos detalhes da administração das instituições públicas.

Boa Comunicação

O profissional da Gestão Pública lida com projetos regularmente. Se fazer entender é essencial para que consiga transmitir suas ideias.

Além disso, uma boa capacidade comunicativa faz com que as atividades sejam realizadas mais rapidamente, já que o Gestor Público consegue deixar claro quais são as tarefas de cada membro de sua equipe.

Saber Ouvir

O Gestor Público precisa saber ouvir os outros atores envolvidos na sua área de atuação. Sejam eles, políticos, colegas de trabalho ou pessoas comuns.

É por meio dessas conversar que o gestor poderá identificar a melhor maneira de agir em determinada situação. Podendo, desse modo, resolver o problema em questão.

Calma

O setor público é extremamente instável. Mudanças de chefia, greves de funcionários, corte de gastos e até desastres naturais podem interferir nas atividades de um Gestor Público.

Por isso, é primordial que ele saiba manter a calma. Assim, o Gestor Público será capaz de discernir quais as atitudes a serem tomadas para gerenciar as crises e quando tomá-las.

Adaptabilidade

Cada órgão público possui suas próprias regras, bem como os diversos setores da administração pública. Saber se movimentar por essas regras e se adaptar as situações que encontra é essencial para que o Gestor Público consiga realizar seu trabalho satisfatoriamente.

A habilidade da honestidade

O profissional de Gestão Pública lida com bens que pertencem ao governo, ou seja, bens da população. Por conta disso é exigido dele honestidade no momento de administrar esses bens. Além disso, é demandado dele que cuide e zele pela manutenção desse patrimônio.

O questionamento como habilidade

Um bom Gestor Público precisa compreender todos os pormenores envolvidos na sua área de atuação. Ele deve saber o que está fazendo e o porquê de aquilo estar sendo feito.

Cabe também ao Gestor Público se incomodar com a situação da sua área. Só assim ele estará motivado a batalhar e realizar as mudanças necessárias.

Persistência

O Gestor Público precisa de paciência e persistência para conseguir lidar com a burocracia do setor público. Além disso, precisa de criatividade para encontrar atalhos e novos meios para realizar suas atividades. Desde que, esses atalhos e esses novos meios estejam dentro dos padrões éticos e legais exigidos desse profissional.

Capacidade de Negociação

Os Gestores Públicos estão constantemente lidando com interesses diversos dentro da mesma instituição. Por isso, ele precisa ser um bom negociador. Tendo a capacidade de alinhar todos os interesses envolvidos em prol da sua instituição e do bem público.

Área de Atuação

Como o próprio nome indica, o Gestor Público atua nas esferas de administração governamental. Entretanto, essa não é a única opção. Ele pode atuar em ene esferas.

ONG’s e a Gestão Pública

Os profissionais de Gestão Pública então preparados para trabalhar em Organizações não Governamentais (ONG’s). Mesmo que elas não tenham nenhuma relação com o poder público, as ONG’s podem realizar projetos por meio de licitações do Estado.

Além das habilidades administrativas, o Gestor Público conhece os trâmites e normas que regem a máquina pública. É aqui que a expertise do Gestor Público é necessária.

Carreira política

Os Gestores Públicos também podem seguir carreira política e disputar as eleições. Nesse caso, ele precisa aprofundar seus conhecimentos nas áreas de direito, economia, sociologia – e várias outras – para poder lidar com os desafios da administração pública.

Gestão de nome público

O Gestor Público também pode atuar na área da política como assessor de um nome público. Seja governador, senador ou deputado, todos eles precisam de uma equipe especializada e preparada para lidar com a máquina pública.

Consultor de empresas privadas

O setor privado também tem espaço para os profissionais de Gestão Pública. Aqui eles atuam como consultores de empresas privadas na lida com o setor público. Como, durante a disputa de um processo licitatório, por exemplo.


Acesse o site e conheça os nossos cursos de graduação e pós-graduação.

Categorias: Gestão

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *