Um dos desafios do mundo moderno é saber gerir o tempo para cumprir com as demandas de trabalho no home office, mas também dar atenção à família. Desde que a quarentena foi determinada como forma de segurança na luta contra o novo coronavírus, muitos trabalhadores precisaram se adaptar.

Ficar em casa pode trazer mais comodidade e conforto, por não ter que enfrentar o trânsito caótico. Entretanto, a nova rotina nos colocou diante de desafios que exigem um equilíbrio para não prejudicar a saúde mental.

Imagine ter que trabalhar em casa com a família inteira e os filhos correndo para lá e para cá? Não é fácil! Mas, com pequenos ajustes e muito diálogo é possível fazer uma boa gestão entre família e home office.

Quer saber como fazer isso na prática e conquistar mais qualidade de vida em sua nova rotina? Confira este artigo que preparamos para você!

Como fazer a gestão da família e do home office?

Trabalhar em home office pode ser uma chance de passar mais tempo com a família e poder gerir o tempo de modo mais conveniente. Porém, como a nova rotina aconteceu muito de repente para todos, não é fácil se organizar para realizar as atividades de trabalho e ainda cuidar dos filhos.

Até porque, agora as crianças também estão em casa assistindo aulas pela internet. E para elas esse novo estilo de vida não é nada fácil.

Primeiramente, é importante compreender e olhar tudo isso com um sentimento de aceitação. Por enquanto, o que cabe nos cabe é se organizar da forma que for possível e saber definir as prioridades.

Do ponto de vista de mercado, mesmo antes da pandemia, o trabalho remoto já era uma realidade para muitas pessoas. De acordo com dados do IBGE, cerca de 3,8 milhões de trabalhadores brasileiros já trabalhavam em home office até 2018.

Mesmo depois que a quarentena acabar, a estimativa é que muitas empresas passem a adotar o home office como um modelo ativo, presente na rotina e não apenas como medida provisória.

Sendo assim, como se adaptar a essa nova realidade e fazer uma boa gestão entre home office e cuidar da família?

Preparamos as dicas a seguir que vão te ajudar!

1 – Organize um espaço de trabalho

Se for possível, reserve um local onde possa trabalhar. De preferência, um cômodo para usar como escritório. Assim, você terá um espaço mais organizado, onde poderá fechar a porta para trabalhar com mais concentração, fazer reuniões por vídeos e falar ao telefone sem grandes interferências.

Procure manter a mesa de trabalho em ordem no final do dia, deixando tudo arrumado para a jornada do dia seguinte. Otimizar o tempo deve ser a sua prioridade dentro dessa nova rotina que é fazer a gestão da família e do home office.

2 – Converse e mantenha um bom diálogo com todos

A vida mudou para todo mundo e, com as crianças em casa, é preciso ter um bom diálogo para que cada um cumpra com suas obrigações. Dando, desse modo, tempo para que cada um possa aproveitar os momentos de lazer.

Incentive as crianças a estudarem e fazer as atividades escolares no mesmo período em que você estiver trabalhando. Faça pausas para almoço e lanche junto com elas, aproveitando assim para conversar e se distrair um pouco mais.

3 – Estipule períodos de produção

Na hora de fazer a gestão da família e do home office, é fundamental que você visualize o dia, dividido em períodos de produção. Para isso, utilize a boa e velha agenda e aproveite também os aplicativos e programas de gestão.

Divida as horas em que você poderá se comprometer com o trabalho. Por exemplo, reserve o tempo entre 9 até 12h somente para as atividades do home office. De 12 às 14h, será o tempo para organizar o almoço, fazer alguma limpeza ou tarefa doméstica e dar atenção aos filhos.

Aproveite que todos estão em casa para fazer as refeições juntos!

4 – Faça planejamentos semanais

Agora, não é mais tão interessante fazer planejamentos longos. O ideal é organizar a semana e incluir em cada dia o que você pode se comprometer a fazer tanto em casa, com a família, como as tarefas do trabalho.

Use um to do list e enumere as atividades de acordo com as prioridades; aquilo que é essencial vem em primeiro lugar na lista, seguido das tarefas que são menos importantes ou que podem mudar a data, caso você não consiga cumpri-las. Não é um momento para você se cobrar tanto, tenha calma e faça o que é possível!

5 – Cuidado com as distrações

Com todos em casa, a sensação que temos é que o tempo anda mais curto e quase não conseguimos administrar todas as atividades de trabalho com o tempo de lazer. Isso tem prejudicado muito a rotina das famílias, comprometendo bastante a qualidade de vida.

Mas sabe o que mais atrapalha e impede você de ter mais tempo com a família? As redes sociais. Aplicativos de mensagens, redes sociais, serviços de streaming devem ser aproveitados dentro de um período dedicado ao lazer.

Por isso, vale a pena você usar aplicativos que bloqueiam o uso das redes sociais durante o trabalho. Pense da seguinte forma: se eu terminar minhas tarefas, respeitando os prazos, vou conseguir ter mais tempo para outras atividades. Claro, e não tenha receio de pedir ajuda sempre que for necessário!

6 – Reserve um tempo para o autoconhecimento

Fazer uma boa gestão da família e do home office não significa que você não deva reservar um tempo para você. Tempo este que pode ser utilizado para praticar yoga, meditação, ler bons livros, assistir filmes ou, simplesmente, não fazer nada!

Tenha sempre como prioridade a sua saúde mental, pois quando não estamos bem, automaticamente, a nossa capacidade produtiva cai. O que afeta nosso trabalho, assim como nossas relações familiares.

Não se obrigue a dar conta de tudo. Mas, saiba que com um bom planejamento você pode ser capaz de trabalhar de forma organizada, assertiva e ainda poderá desfrutar de bons momentos em casa ao lado da sua família.

Aproveite para conferir outros conteúdos do nosso blog e conheça também nossos cursos!

Categorias: Diversos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.