O curso tecnólogo em Logística é muito amplo e abre muitas portas. O profissional dessa área pode atuar com toda a coordenação do estoque, geração de pedidos, entregas, criação e análise de relatórios para o acompanhamento dos processos, entre outras funções. 

Por isso é um curso que demanda múltiplas habilidades de seus estudantes e nessa área podemos encontrar diversos perfis diferentes de profissionais.

Quer saber mais sobre o mundo da logística, transporte e organização de mercadorias? Então confira nossa lista com 10 dicas de produções de TV que todo apaixonado em logística deve assistir.

O Senhor das Armas – Filme (2005)

Drama que mistura suspense e ação. Aborda guerras, tráfico de drogas e geopolítica, mas também é possível destacar muitas logística. O filme é estrelado por um elenco de peso, como Nicolas Cage, Jared Leto e Ethan Hawke. 

A trama ocorre em torno de Yuri Orlov (Cage), que trafica armamento em diferentes lugares do mundo e tenta estar sempre à frente do agente da Interpol Jack Valentine (Hawke). 

O filme aborda a logística através de cenas a respeito dos procedimentos de fabricação, cadeia de fornecimento e a apropriada chegada ao cliente final. Disponível no HBO Max. 

Lunchbox –  Filme (2013)

O filme indiano estrelado por Nimhat Kaur e Irrfan Khan, trás vários temas como culinária, entregas, romances e ainda mostra um pouco mais sobre a cultura do país. 

Retrata o sistema de logística indiano de entrega de refeições, que já foi estudado até por Harvard e que já atendeu aos requisitos do famoso sistema de qualificação “Seis Sigma”. Ele abrange entregas que são feitas de várias maneiras, em primeiro lugar as marmitas são coletadas em bicicletas, depois, transportadas para o trem, onde finalmente, são entregues aos escritórios. 

Além disso, aborda o sistema reverso, pois, as marmitas voltam vazias para o local onde saíram. De acordo com estudos a margem de erro é bem baixa, cerca de uma a cada seis milhões de envios. Não é à toa que o filme se destaca quando o assunto é logística! 

Cidadão Kane – Filme (1941)

Um dos filmes de mais sucesso da nossa lista, tido como um dos melhores filmes da história do cinema.

Ele narra a ascensão de um jornalista considerado um mito da imprensa norte-americana, mostrando sua trajetória. Desde a infância pobre no interior até posteriormente no ápice da carreira, quando se transforma em um magnata.

A história é inspirada na vida do milionário William Randolph Hearst. Um empresário do ramo de editoras que criou uma rede de jornais poderosa. Mas, com certeza Cidadão Kane é um clássico atemporal que aborda ideias inovadoras e os seus processos, levando à superação.  

Fome de Poder – Documentário (2016)

Esse não é filme, mas trás ótimas reflexões para quem ama logística.

A história traz detalhes de tudo que ocorreu para que o McDonald’s se tornasse a primeira grande cadeia de fast food mundial. A concepção do restaurante pelos irmãos McDonald e mostra como tudo mudou quando eles conheceram um vendedor de máquinas para fazer milkshake, Ray Kroc. Dessa sociedade nasceu o “M” amarelo que enxergamos em diversos lugares do Brasil e mundo.

Porém, além da história dos irmãos McDonald, ela mostra que o diferencial que fez o sucesso era a rapidez da entrega do pedido, algo único naquela época, envolvendo logística de produção. Porque as pessoas frequentavam o McDonald’s pela rapidez e não só pela qualidade do hambúrguer.

Incontrolável – Filme (2010)

Filme baseado em fatos reais, aborda a história de uma locomotiva sem tripulação que está fora de controle e prestes a descarrilar. E para piorar a situação ainda mais, o trem está carregado de produtos químicos tóxicos que poderiam facilmente destruir a cidade mais próxima causando um enorme desastre ambiental.

 A única esperança é o maquinista veterano Frank Barnes (Denzel Washington) e o jovem condutor Will (Chris Pine), que arriscam sua vida para tentar evitar a tragédia. 

O filme mostra uma série de incidentes relacionados à logística, como as imprudências e as falhas humanas. Ele traz uma reflexão a respeito das tomadas de decisões precipitadas entre outros temas que envolvem logística. 

O Resgate do Soldado Ryan – Filme (1998)

O filme se passa durante a 2º Guerra Mundial onde após uma família perder três de seus quatro filhos, o governo americano decide enviar uma missão de resgate para que essa família tenha consolo de ter um filho vivo e salvo. 

Para a missão foi designado ao capitão John Miller (Tom Hanks), um grande líder formando uma equipe com os poucos e melhores homens, para que a missão fosse rápida sendo assim evitando ter que carregar muita carga por causa da grande quantidade de pessoas. Mas eles encontram diversos obstáculos durante o resgate.

Podemos perceber desde o começo parte de logística neste ponto, quanto a rapidez da operação e o transporte de suprimentos e munição. Uma vez que o cenário era de guerra, naquela ocasião era necessária que fosse rápida por causa do grande risco que soldado corria estando em combate, podendo ocasionar assim sua morte. E ao longo do filme é necessário muito planejamento e logística para que todos sobrevivam.

O sucesso a qualquer preço – Filme (1992)

Filme de drama estrelado por Al Pacino, Alec Baldwin e Jack Lemmon se passa em Chicago, mas especificamente em uma empresa de venda de imóveis. Seus corretores enfrentam dificuldade e são pressionados pela nova chefia, com a premissa de que existe lugar para fracassados. 

Blake, o personagem de Baldwin, promete aos empregados prêmios motivadores visando o aumento das vendas, como um carro Cadillac Eldorado. Além disso, os corretores de melhor desempenho garantem o recebimento de boas dicas para ficar no topo e ganhar os seus prêmios. 

O tema principal do filme pode ser considerado ética, pois o roubo acaba deixando a competição injusta. O que pode ser aprendido e colocado em prática pelos profissionais, é que as campanhas de incentivos podem ajudar no resultado final da equipe.   

Um senhor estagiário – Filme (2015)

Esse filme aborda várias temáticas importantes e atuais, entre elas a logística. O filme conta a história de um e-commerce de moda bem sucedido comandado por Jules (Anne Hathaway) e seu novo estagiário Ben (Robert de Niro), um senhor de 70 anos. 

Um dos motivos do sucesso do e-commerce é o fato de sua dona fazer compras em sua própria loja virtual a fim de avaliar a logística do empreendimento. O que mostra que monitorar constantemente esse processo é um dos segredos do e-commerce. O filme mostra em detalhes todo esse processo e vale super a pena conferir! 

Wall-E – Filme (2008)

A animação Wall-E, produzida pela Disney e Pixar, é um verdadeiro sucesso entre crianças e adultos. A história aborda um futuro onde a atmosfera está muito poluída por gases tóxicos, e a Terra entulhada por lixo. 

O que faz a humanidade se sair para viver em uma nave enorme e a terra fica habitada apenas por alguns robôs que são deixados no planeta e Wall-E é um deles. 

Com a habilidade de se montar e se auto desmontar, ele compacta o lixo da Terra, com a missão de torná-la habitável de novo, porém o prazo para finalizá-la já se estende por 700 anos. 

O filme aborda temas sustentabilidade, alienação da sociedade moderna, busca por ações concretas que mudem a realidade ou o problema.

Breaking Bad – Série (2008)

Esse não é um filme mas, faz forte ligações com logística. A série de drama e humor Breaking Bad, um dos maiores sucesso da atualidade com milhares de fãs.

Conta a vida de Walter Whiter (Bryan Cranston), um professor de química infeliz que teve uma carreira de sucesso no passado. Após descobrir um câncer em estágio avançado, ele resolve garantir uma segurança financeira para a família fabricando e traficando metanfetaminas. 

É obvio que produto em questão é ilegal, mas a história é bem feita e traz reflexões valiosas para gerentes de logística. Ela pode ensinar bastante aos empreendedores e quem atua no mundo corporativo. Com certeza, é uma das séries sobre logística que mais traz lições e reflexões. 

Gostou deste conteúdo? Então, confira mais curiosidades sobre logística, acessando outros textos do nosso blog. Saiba que somos uma empresa especializada em oferecer os mais diversos cursos. Como instituição de Ensino Superior, oferecemos Graduações, Pós-Graduações, Treinamentos Corporativos e Extensão Acadêmica. Acesse já o nosso site!

Categorias: Diversos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *