A carreira de logística oferece inúmeras chances de atuação no setor privado e público, seja em nível médio ou superior. Por isso, os caminhos para construir experiência e expertise na área são amplos, com boas opções para profissionais com diferentes perfis e aspirações.

Ao longo dos anos, o mercado brasileiro tem aumento de demanda no setor de Logística. Desse modo, a busca desta última década é por quem atua com saber e aptidão para cargos na área.

Assim, muitos profissionais, atraídos pela perspectiva de crescimento, investem no ramo da Logística. Uma mostra são os graduados em áreas de gestão, como, por exemplo, Administração e Economia, e Engenharias. Eles têm investido na área, por meio de especialização ou mestrado.

Por isso, se você pensa em uma graduação ou em uma especialização profissional em Logística, confira alguns fatos sobre essa área. Leia mais!

1- Qual a formação de um profissional de Logística?

A porta de entrada de uma carreira em Logística pode estar tanto em um curso técnico quanto em um diploma de curso superior ou de especialização. Os cargos que poderão ser ocupados pode depender do nível do seu diploma.

Técnico em Logística

O grau de técnico em Logística pode ser alcançado após três semestres. Como profissional de nível técnico, é possível buscar especializações técnicas e aprofundar ainda mais as aptidões para se destacar e crescer na profissão.

Com esse diploma, quem atua na área pode, então, iniciar sua carreira como estagiário, ainda durante o curso, e depois ser efetivado ou encontrar chances para cargos como assistente de Logística, expedição e almoxarifado.

Tecnólogo em Logística

O nível superior em Logística pode ser obtido em dois anos de curso com o diploma de tecnólogo. O curso de tecnologia em Logística dá certificação ao fim de cada semestre, para que o aluno possa se valer dele e atuar no mercado. Além disso, o tecnólogo oferece a chance do aluno seguir para o caminho das pós-graduações e dos mestrados.

O tecnólogo em Logística pode ingressar no mercado como estagiário e passar por diversos cargos de analista, como compras, supply chain, comércio exterior, planejamento e produção, por exemplo. Ao ganhar experiência, quem atua na área pode, assim, chegar a cargos altos como diretor, coordenador, gerente e controller.

Bacharelados da área de gestão

O curso de tecnologia em Logística apresenta uma grade curricular muito mais específica para o fluir das aptidões da Logística. Uma alternativa a ele são os cursos de gestão: Administração, Economia, Ciências Contábeis, Ciências Atuariais, entre outros.

Ainda mais, alguns desses cursos têm eixos tecnológicos em Logística ou possuem ênfase nessa área. Isso dá ao aluno chance de ter uma formação generalista e especializada ao mesmo tempo. Para os mais tradicionais, a chance de complementação com uma especialização atende muito bem às necessidades da área.

Assim, dependendo dos seus objetivos profissionais, tanto o curso de Logística quanto os bacharelados de gestão oferecem as suas vantagens. No entanto, um dos atrativos do tecnólogo é a chance de obter um diploma de curso superior em um tempo reduzido em vista do bacharel.

2- Principais áreas de atuação

As chances de quem atua em Logística são amplas. Desse modo, não é à toa que essa área tem absorvido muitos profissionais formados em cursos de Gestão e Engenharia. Isso porque a área de Logística é estratégica e essencial para qualquer negócio em um mundo globalizado que exige mobilidade e rapidez.

Por isso, as opções passam por:

• Armazenagem: saber e aptidão complexos de vendas, bem como de sistemas e gestão de recursos;
  • Estoque: controla pedidos de compras, saída e chegada de produtos e matéria prima e é cada vez mais base, conforme o comércio eletrônico cresce;
  • Transporte: envolve aptidões complexas de produção e distribuição;
  • Prevenção de perdas: lida com processos de análises e otimiza o transporte e os custos. Isso é feito para tornar os fluxos logísticos mais eficientes, assim como competitivos;
  • Supply chain: uma das áreas mais atrativas e com maior expectativa de retorno financeiro. Os cargos do gerenciamento da cadeia de suprimento são básicos para a operação de qualquer negócio. Eles, então, requerem integração entre as partes do processo de Logística empresarial;
  • Ensino: para quem se interessa pela área acadêmica, com ensino e pesquisa. Assim, a carreira de Logística também pode ser um caminho acadêmico, com mestrado e doutorado. Assim, é possível lecionar em faculdades e colégios técnicos.

3- Traços do perfil de quem atua em Logística

Se você está pensando em ingressar na área de Logística, saiba que as soft skills também são traços básicos de quem atua nessa área.

Então, ter domínio de outros idiomas, como inglês e espanhol, pode te colocar em uma vaga tão almejada. Além disso, a maioria dos cargos exige o domínio de inglês, já que o contato com clientes de fora do país é essencial para o trabalho. Quanto maior for o cargo ocupado, mais útil se torna o segundo idioma.

O mesmo acontece com quem mostra liderança e sabe gerir conflitos. Quem atua em Logística está em contato com muitos setores e pessoas, tanto de fora quanto de dentro da empresa. Desse modo, saber se adaptar e se fazer entender é preciso. Essas são marcas dos que alcançam altos cargos na área.

Outras aptidões são capacidade analítica, foco para lidar com grande volume de informações e processos. Elas facilitam os saberes de gestão e exatas que perfazem o perfil desejável para a carreira de Logística.

Neste artigo, você conferiu alguns fatos sobre a carreira de Logística. Então, agora, que tal acessar o nosso site e conferir nossos cursos? Acesse e descubra cursos de graduação, pós-graduação, extensão acadêmica!