Com o intuito de orientar a comunidade, o Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO) juntamente com o Fórum de Saúde e Segurança no Trabalho do Estado de Goiás (FSST-GO) e a Justiça do Trabalho lançam cartilha sobre “Fadiga no Trabalho – O que você precisa saber para se prevenir”. A cartilha tem por objetivo instruir o leitor quanto à identificação da fadiga no ambiente de trabalho, alertando sobre seus riscos.

A fadiga é uma das maiores causas de acidentes no trabalho. Desse modo, é de suma importância o projeto construído pelas três instituições. Buscando um contexto laboral mais seguro, com saúde, o material elenca possíveis causas, sintomas e sinais de fadiga nesse contexto. Visando, com isso, disponibilizar estratégias para alívio dos sintomas e meios para sua prevenção.

Fadiga e algumas causas identificadas

Conforme a cartilha, o excesso de trabalho sem descanso, ou com pausas insuficientes, o trabalho repetitivo são grandes causas de fadiga no contexto laboral. Assim como, gestão ineficaz do tempo e das tarefas, trabalhar sobre pressão, a necessidade de desempenhar alta concentração na tarefa. Além disso, devido à condições inadequadas do meio, como iluminação insatisfatória, excesso de ruído.

Alguns Sintomas da fadiga

A fadiga, conforme a cartilha, pode se apresentar de duas formas, a física, que pode se dar de modo agudo ou crônico, e a mental. Sendo que a primeira apresenta sintomas como dores de cabeça, câimbras, alteração de humor. Além de perda de equilíbrio, redução da atenção e da memória, sonolência e outros.

Já na fadiga mental, os sintomas se manifestam nas alterações do sono, nas dores de cabeça e em outras partes do corpo. Assim como em palpitações, vertigens, sudorese, diarreia e alterações da visão. É importante ressaltar sintomas como, angústia, ansiedade, humor deprimido, irritabilidade, redução na atenção ao realizar tarefas, redução da produtividade no trabalho e distanciamento social.

Algumas estratégias de alívio dos sintomas

Tentando estabelecer um cuidado biopsicossocial para promover qualidade de vida, a cartilha traz estratégias quanto à fadiga que englobam o ser humano como um todo. São apresentadas dicas como: alimentação saudável; manutenção de sono regular e de prática constante de atividade esportiva; estimulação de vivências e afetos positivos e cultivo de relacionamentos saudáveis e de qualidade.

Para ler a cartilha, clique aqui!

Aproveite o momento e acesse nosso site para conhecer os nossos cursos. Temos cursos ligados ao direito, logística, segurança pública, gestão pública, entre outras áreas. Inicie a construção de seu futuro.

Categorias: Diversos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.