Nessa manhã do dia 20/01/2020 a Faculdade Sensu promoveu uma formação, no auditório da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC). O tema da formação foi: Educação Sistêmica e Competência Adaptativa para Líderes. O Evento contou com a participação de professores, que exercem a função de tutores pedagógicos, atuantes na rede estadual de ensino. Os tutores pedagógicos trabalham diretamente com o coordenador pedagógico, professores e alunos e indiretamente com a direção da escola, corpo administrativo e com a comunidade. Desse modo, suas atividades de tutoria e orientação acontecem individualmente, por meio dos trabalhos coletivos nas unidades escolares e a distância.

A formação foi ministrada pelas professoras: Dra. Maria Tereza Tomé de Godoy e a Ma. Rose Helen Shimabuku, ambas pesquisadoras da área de Psicologia com foco em Gestão de Pessoas por competência e Competência adaptativa de líderes. Foram discutidos diversos assuntos acerca das Leis Sistêmicas, de Bert Hellinger, que tratam sobre afetividade, amor, pertencimento, hierarquia e equilíbrio das trocas. Na sequência, a discussão foi centrada nas competências adaptativas que o educador do século XXI devem possuir frente ao mundo VUCA. Este é um acrônimo das palavras em inglês Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity, em português: Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade, respectivamente.

Formação para o Ensino por Competência

Finalizando o evento, foi discutido como esse cenário de mudanças tão rápidas influencia o ensino por competência abordados pela BNCC. O evento também contou com a divulgação dos diversos cursos na área da Educação que a Faculdade Sensu está ofertando. São eles: Metodologias ativas e colaborativas de aprendizagem, Inteligência emocional e formação integral: aspectos das competências básicas da BNCC, Comunicação não violenta no ambiente escolar, Mediação de conflito e gestão de estresse no ambiente educacional, Desenvolvimento sistêmico para professores e gestores educacionais, dentre outras.

A formação continuada de profissionais da educação é uma exigência. Estar preparado para os desafios de uma nova educação que atenda às necessidades de aprendizagem dos alunos, na atualidade, requer mudanças nas práxis educativas de professores, coordenadores, gestores e demais profissionais da educação. A qualificação é um dos caminhos que estes profissionais precisam adotar no sentido de se posicionar em sua carreira e frente aos desafios de ensinar no século XXI.

No próximo dia 25/01/2020, no período vespertino, a Faculdade Sensu estará promovendo um Workshop com o tema: Ensinar por competência. Esse evento é gratuito e contará com a participação de pesquisadores da área.

Clique aqui e faça sua inscrição

Categorias: Notícias

Leonildo Marques Silva

Diretor Geral da Faculdade Sensu - Diretor de Comunicação e Marketing do Instituto Lato Sensu – Sócio Proprietário da ALTI Serviços em Tecnologia da Informação - Professor da Educação Básica na Rede Pública do Estado de Goiás Licenciado em Ciências Biológicas pela UFG. Especialista em Análise Ambiental e Geoprocessamento pela UFG. Especialista em Perícia Ambiental pela PUC/GO. É aluno especial do programa de pós-graduação stricto sensu em Educação, Linguagem e Tecnologia – IELT/UEG. É membro do grupo de pesquisa em Didática (DIDATKÉ) na Faculdade de Educação da UFG.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *