Contar com um curso de extensão é uma excelente maneira de melhorar o seu currículo e ficar mais perto das oportunidades no mercado de trabalho. Mas nesse momento podem surgir algumas dúvidas sobre o que, de fato, é um curso de extensão e como ele funciona.
No post de hoje, separamos tudo o que você precisa saber para ingressar nesse meio.

O que é um curso de extensão

A graduação é uma etapa muito importante na construção da vida profissional. Mas, por conta da grande quantia de disciplinas que os alunos acabam tendo, muitas vezes é difícil focar em um tema específico e conhecê-lo mais em detalhe.

Nesse sentido, o curso de extensão é uma atividade a mais e optativa, que não faz parte da grade da graduação. Por meio dele, os profissionais podem estudar de forma mais a fundo sobre conteúdos que não viram ou até mesmo viram de forma muito breve durante o curso.

Por tratar de um tema mais específico, esse tipo de curso costuma ter curta duração, podendo ser técnico, acadêmico ou cultural. O objetivo é aperfeiçoar os conhecimentos dos estudantes e auxiliá-los a obter novas habilidades em uma determinada área, a fim de expandir as aptidões exigidas pelo mercado de trabalho.

Por isso, o ideal é investir em um curso que tenha relação com a sua área. Assim, você pode dar uma inovada no seu currículo e estudar sobre um tema do seu interesse. Procure faculdades que tenham boas referências e que apresentem uma grade curricular compatível com o que você deseja.

E na hora de tirar as dúvidas, muita gente confunde cursos de extensão com os cursos livres. Mas é importante saber que apenas instituições credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC), podem ofertar cursos de extensão, enquanto os livres podem ser oferecidos por qualquer instituição ou empresa, sem necessidade dessa regra.

E cursos de extensão também geram certificado com o nome da instituição, trazendo mais credibilidade para o profissional. Por isso, investir nessa opção é uma excelente escolha.

Quem pode fazer

Apesar de ser ofertado por faculdades, o curso de extensão não tem restrições apenas a esse público. Pessoas que já concluíram ou estão fazendo uma especialização também são público-alvo dessa proposta.

Inclusive, as pessoas que não frequentam a faculdade ou que ainda estão com o curso em andamento também podem optar por um curso de extensão. Tudo vai depender do que está estabelecido no pré-requisito daquele curso em específico.

Ou seja, alguns não exigem pré-requisitos, enquanto outros pedem apenas noção prévia da área ou até mesmo diploma do curso. O ideal é ficar atento aos requisitos pois, eles servem para que os alunos consigam aproveitar ao máximo aquilo que o curso pode oferecer a eles.

Como funciona

O funcionamento de um curso de extensão pode variar conforme o local que está ofertando. Em geral, é possível encontrar opções presenciais ou a distância, que variam entre três meses e um ano de duração.
É muito importante consultar se a faculdade entrega um certificado de conclusão reconhecido e válido em todo o país pois, isso será o mais vital para poder inclui-lo em seu currículo.

Conforme as opções disponibilizadas pela sua área, você encontra diversos temas de interesse e categorias para se especializar. Mas lembre-se sempre de verificar se a instituição é credenciada pelo MEC, uma vez que esse requisito é analisado nas seleções e só será benéfico para o seu histórico caso seja válido.

Vantagens de um curso de extensão

Além de possibilitar que o seu perfil se destaque no mercado de trabalho, o curso de extensão também proporciona outras vantagens para quem decidiu investir nele. Primeiramente, você vai estar se capacitando sobre uma determinada área, garantindo conhecimentos atuais e relevantes.

Não é surpresa para ninguém que as informações estão sempre se atualizando e modificando. Principalmente com a presença cada vez mais forte das tecnologias no nosso dia a dia, manter os conhecimentos renovados são fundamental. Para quem concluiu a graduação há alguns anos, isso passa a ser ainda mais importante.

Além de se especializar em um determinado tema, você também vai conhecer as novas formas de utilizar as tecnologias e os meios digitais na sua profissão. E isso é muito relevante para o mercado de trabalho.
E nesse momento, entra outra vantagem importante. Ao participar de um curso de extensão, você está mostrando aos recrutadores na prática, que você possui foco nos seus objetivos e está sempre em busca de mais conhecimentos. E isso vai te colocar em evidência no mercado, além de ser um diferencial para quem está a procura de emprego.

Investir na sua educação e conhecimento é uma iniciativa que chama muito a atenção. Isso mostra que, mesmo nas dificuldades, você está buscando o melhor, se reinventando e se desenvolvendo. Além de ser positivo em uma seleção de emprego, também vai te trazer muitas qualidades para o seu desenvolvimento pessoal.

A escolha certa

Se você busca uma experiência que alie a teoria com a prática, essa é a opção certa. Nesse tipo de curso, você verá muito além dos conteúdos de forma teórica e mais distante da realidade.

Isso porque os professores prezam muito pela ação prática e vão trazer temas e assuntos que possam ser aplicados no dia a dia profissional. Com isso, você vai conseguir entender mais sobre determinada área e, futuramente, poderá utilizar todos os conceitos na sua rotina e, até mesmo, em situações de dificuldade.

Por fim, outro benefício é a flexibilidade. Geralmente, as universidades contam com diversos horários para os cursos, visando facilitar a procura de quem também trabalha. Os temas também são bem variados e certamente você encontrará algum curso que te agrade e tenha relação direta com a sua área e foco de estudo.

Com tantas opções, o curso de extensão também é uma das opções mais acessíveis pois, oferece conhecimentos variados em um curto período. E o investimento financeiro que você vai precisar também apresenta bom custo-benefício.

Se você tem interesse em investir em um curso de extensão para melhorar o seu currículo, não perca tempo e acesse o nosso site para conferir todas as opções disponíveis.

Categorias: Diversos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *